O poder das conexões para a construção da sua carreira

Paul Holmes: “o futuro pertence às relações públicas”
22 de junho de 2017
Afinal, o que é PR em Cannes Lions?
27 de junho de 2017

O poder das conexões para a construção da sua carreira

poder das conexões na sua carreira

Quando falamos a respeito do poder das conexões, nos referimos às relações sociais e sua capacidade de influenciar pensamentos, emoções, comportamentos e tudo o que tange nossa vida – por meio do convívio diário.

Sabe o networking que você faz hoje com seus amigos, professores e demais profissionais de comunicação? Pois bem, são esses relacionamentos os responsáveis por sua carreira daqui para frente. Você já tinha pensado nisso?

Se refletir sobre o poder das conexões é algo novo para você, então está na hora de rever a sua postura profissional. O que as pessoas enxergam ao olharem para você? Um profissional comprometido e ágil ou só mais um estudante dentro da sala de aula?

Continue lendo para aprender sobre o poder das conexões e como você deve construir seus relacionamentos (tanto na universidade, como no ambiente de trabalho) como se estivesse em uma rede social.

Estratégia: a regra do jogo

Da mesma forma que os aspectos sociais e culturais contribuem para nossos relacionamentos, são eles os precursores de todas as mudanças nas relações de trabalho. Por exemplo, se a expectativa de vida aumenta, consequentemente, aumenta a quantidade de tempo em que vamos trabalhar, e isso impacta nas tarefas que desempenhamos.

Nesse sentido, tudo está e continuará mudando: o que fazemos, como fazemos, para que fazemos e onde fazemos. Em um tempo em que a mudança é a nova constante, nosso maior desafio é entender e assimilar a reinvenção de tudo.

O poder das conexões subverte a lógica comum e traz ocupações profissionais flexíveis e dinâmicas – para construir carreira nos dias de hoje, a qualidade dos seus contatos é tão importante quanto as experiências e conhecimentos adquiridos.

E é aqui que você deve começar a pensar nas suas estratégias.

Para se destacar no mercado e criar relações assertivas, você precisa ser muito bom no que faz. E no futuro próximo, as pessoas e as empresas precisam conhecer você pela sua especialidade, em alguma área ou atividade – a Kiki Moretti, CEO do Grupo In Press, confirmou isso nessa entrevista.

A sua estratégia e seu propósito de trabalho precisam ter foco em gerar valor para os negócios. O seu desenvolvimento profissional precisa estar embasado em estabelecer conexões que impulsionem seu trabalho e em compartilhar seus conhecimentos para ajudar outras pessoas.

A conexão é uma habilidade

Sua principal dúvida em pensar no poder das conexões deve ser “como vou entrar nessa rede de contatos?”. E a resposta é relativamente simples: domine uma área de conhecimento e especialize-se nela. Não estamos dizendo que você precisa conhecer tudo, mas ser um profissional generalista e saber várias coisas no mesmo nível que todo mundo não tornará você diferenciado no mercado.

Em outro post aqui no blog, Guilherme Alf disse que o relações públicas é o profissional da empatia. “Hoje em dia é preciso estar sempre aprendendo, estudando, percebendo. E digo mais: o modelo de educação tradicional é fundamental, mas sozinho não vai garantir o seu sucesso profissional.”

Alf disse ainda que “é preciso estar preparado para ser um protagonista no mercado da comunicação e um bom começo para isso é olhando pelos olhos do consumidor ou do cliente, ou seja, aplicando o exercício da empatia”.

Você precisa entender toda a teoria, dominar todas as técnicas e ter a sensibilidade de entender as dores e anseios das corporações. Com todo seu conhecimento em prática, você se desenvolve e se lança na rede para criar conexões importantes.

A projeção para os próximos anos é que os profissionais de sucesso serão extremamente qualificados e conectados.

O que você tem feito para construir relacionamentos consistentes?

A RP Week é um dos maiores eventos de comunicação do Brasil e é a oportunidade perfeita para você interagir e conectar com que é referência no mercado.

Durante a semana do dia 10 a 15 de julho você terá a oportunidade de se conectar com pessoas e temas super atuais. Quer aprender tudo sobre planejamento em tempos de mudança? Ou ainda participar de um bate papo com muito conteúdo para saber até onde a sua cara de pau pode te levar?

Então você não pode perder essa chance! Confira a programação completa no site da RP Week e inscreva-se com 15% DE DESCONTO em todos os workshops! Tem uma programação incrível e várias atividades gratuitas esperando por você. 🙂

 

Lucas Taidson
Lucas Taidson
Relações Públicas em formação e Redator Web. Amo o que faço e dedicar-me a isso se torna mais fácil, proveitoso e até divertido.
Acompanhe:
O poder das conexões para a construção da sua carreira

Comentários

11998