Construção de Carreira em RP: quais são seus objetivos profissionais?

Canvas do Projeto de Voluntariado Empresarial: Workshop com Marcelo Nonohay
14 de julho de 2017
FleishmanHillard: o desafio de gerenciar uma crise
14 de julho de 2017

Construção de Carreira em RP: quais são seus objetivos profissionais?

Construir uma carreira em RP pode ser uma das coisas mais complexas da vida, mas não é. No workshop Construção de Carreira em RP, Pedro Prochno ajudou os participantes a entenderem onde estão, onde querem chegar em nossas carreiras e quais são os passos importantes para gente chegar lá.

Pedro é Relações Públicas pela Universidade Metodista de São Paulo, com MBA em Administração pela Fundação Getúlio Vargas. Atualmente é gerente de comunicação da Uber no Brasil.

A construção de carreira em RP é um processo de constante reflexão. Pedro contou como a importância das conexões foi um diferencial para conquistar suas oportunidades de emprego.

“A cada dia aprendo mais sobre o que é RP. Estou longe de entender tudo sobre nossa área. Penso na minha carreira todos os dias e está tudo bem se você ainda não definiu o seu plano de carreira. É um processo construtivo que além de olhar para dentro para entender seu propósito, você precisa analisar os cenários e estar preparado para identificar e aproveitar as oportunidades”, disse.

A discussão sobre carreira e vida profissional desperta alguns sentimentos como ansiedade, medo, inspiração e clareza. Mas tudo isso deve se resumir em preparação.

Durante o workshop foram realizadas atividades práticas para os participantes identicarem seus objetivos. O primeiro exercício foi responder a pergunta: “quem eu sou?”.  Em seguida, cada participante listou as coisas que gostam e o que não gostam – tanto na vida pessoal, quanto profissional.

Estar preparado é fundamental para saber onde queremos chegar. É importante, também, pensar no padrão de vida que se almeja ter. O exercício de desenhar uma lápide e escrever uma mensagem para sí mesmo, fez os participantes refletirem sobre o sentido da vida e qual o legado querem deixar.

Pedro disse que “precisamos pensar naquilo que nos realiza profissionalmente e como queremos ser lembrados’.

O exercício em colocar no papel o que você quer para o futuro, o estado em que se encontra hoje, e depois fazer um comparatativo entre esses dois pontos para alinhar expectativas e realidade.

Somos comunicadores e vivemos as transformações do mundo. Você precisa aprender a todo tempo, sobre áreas diferentes. Muito se fala no profissional multidisciplinar e as novas habilidades dos comunicadores perpassam por esse cenário.

Não há receita para o sucesso nem para a carreira, trate-se de um processo de desenvolvimento diário. Você voa do tamanho dos seus sonhos. Quanto mais você sonha, mais você tem a conquistar, e mais continua caminhando para chegar onde quer.

Mas para isso precisamos pensar cada coisa de uma vez. Fragmentando os objetivos e interesses vamos chegar em um ponto que as coisas vão ficar mais claras.

Pedro ressaltou que “é necessário fatiar a vida, em pedaços pequenos. Quadradinho por quadradinho, conseguimos ter clareza de raciocínio e objetivos mais claros para entender o todo. Precisamos pensar uma coisa de cada vez.”

Fazer estágios durante a graduação e demonstrar vontade em aprender, são dois dos principais aprendizados do workshop. Os novos profissionais precisam focar em networking, ser mais proativos e estarem ligados em tudo o que acontece no mundo.

Por Lucas Taidson*

*Lucas Taidson é bacharelando em Relações Públicas e integrante do Time de Voluntários de Conteúdo da RP Week 2017

Construção de Carreira em RP: quais são seus objetivos profissionais?

Comentários

12238