Inovação e Criatividade: Palestra de Abertura com Marcos Piangers

A comunicação como o fator de mudança: workshop com Ana Cortat
10 de julho de 2017
Brand e Consumer Experience para transformar a relação entre pessoas e marcas
11 de julho de 2017

Inovação e Criatividade: Palestra de Abertura com Marcos Piangers

A palestra de abertura da RP Week #4 contou com a presença do jornalista Marcos Piangers, que trouxe uma visão reflexiva sobre o futuro e como as marcas devem adaptar-se a ele através de inovação e criatividade.

Piangers é autor do livro “O papai é pop” que alcançou 150 mil cópias vendidas internacionalmente e, durante a palestra, o jornalista realizou conexões do seu papel como pai e como comunicador. Segundo Piangers, as suas duas filhas, Aurora e Anita, são as principais responsáveis por ensinar a ele sobre o futuro.

Aurora, sua filha mais nova, não aceita interrupções de publicidade quando está assistindo videos no youtube, e este é um exemplo de que a comunicação está mudando e que as pessoas em si não aceitam interrupções de propagandas, o que não significa que elas não gostem ou se identifiquem com a marca. Sendo assim, as marcas investem mais em qualidade de entrega no seu produto ou serviço do que em anúncios que por vezes não possui absorção do público.

E o futuro é “imparável”, ele vai acontecer. As profissões em geral passam pelo dilema de enxergar apenas o passado e ter receio do futuro, de investir em mudanças e buscar se adaptar às transformações do mercado. Um exemplo citado por Piangers é a indústria fonográfica e a sua evolução. O produto continua o mesmo: a música, a necessidade do consumidor continua a mesma: ouvir música, porém houve a necessidade de evoluir e buscar soluções novas para velhos problemas.

E no momento em que o mundo caminha de forma automatizada, cabe a nós comunicadores sermos criativos e buscar adaptação às demandas do futuro, sem temê-lo. Por que o futuro já chegou, ele apenas não está distribuído.

Piangers ressaltou que as empresas possuem receio de crises, porém grandes marcas como Apple, HP, Disney, Burger King entre outras possuem espaço para arriscarem e se tornarem disruptivas. Crise é uma tempestade perfeita que empurra o consumidor a buscar soluções melhores e mais acessíveis, abrindo espaço para as marcas serem assertivas e inovadoras.

Após intensa interação com a platéia e reflexão sobre o futuro, Piangers encerra a palestra de abertura da RP Week 2017 com a frase: A melhor forma de prever o futuro é criando-o.

E a maior semana de Relações Públicas do Brasil está só começando. Se você perdeu a palestra de abertura, ainda dá tempo para se inscrever na RP Talk e Botecada RP. Inscrições no site www.rpweek.com.br 🙂

Por Raíssa Grandini*

*Raíssa Grandini é bacharel em Relações Públicas e integrante do Time de Voluntários de Conteúdo da RP Week 2017

Redação TMPRP
Redação TMPRP
Acompanhe:
Inovação e Criatividade: Palestra de Abertura com Marcos Piangers

Comentários

12137