Visita à Mutato: criatividade e inovação norteiam ações de comunicação

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Visita à Mutato: criatividade e inovação norteiam ações de comunicação

Ambiente descolado, composto por mesas compartilhadas, paredes cheias de arte moderna e estrutura arquitetônica semelhante a um contêiner. Esse foi o clima da visita à Agência Mutato, no qual os participantes puderam entender porque a empresa é reconhecida como inovadora e criativa.

A Mutato não se considera uma agência de publicidade tradicional, pois se define como uma agência de branded content, no qual o conteúdo de entretenimento norteia os objetivos de publicidade da marca. Seu mantra está baseado em três premissas:

  • Adaptação: a comunicação precisa estar aberta às mudanças sociais, estudar e compreender seu contexto e adaptar essas mudanças aos discursos de marca;
  • Mudança: a intimidade com a tecnologia, velocidade e disponibilidade de informações, os movimentos sociais vão ganhando cada vez mais forma e as marcas precisam estar atentas ao seu compromisso social;
  • Readaptação: esteja atento às tendências e readapte seus conceitos pré-estabelecidos. Há mudanças acontecendo constantemente e é preciso acompanhá-las.

Eduardo Zanelato, estrategista de conteúdo da Mutato, conduziu a visita e apresentou alguns cases da agência, destacado que as relações públicas precisam analisar constantemente o ecossistema que envolve seus públicos. Vejamos alguns cases apresentados:

Avon

Para Eduardo, a retrospectiva da Avon 2016 exemplificou exatamente o que a Mutato se propõe a entregar aos clientes: adaptação, afinal a marca precisou se reinventar quanto ao seu discurso de marca; mudança, pois acompanha e defende a causa de valorização à diversidade de gênero; e readaptação, já que todo projeto de comunicação atendeu aos objetivos específicos de campanha, manteve-se alinhada ao seu conceito, mas alterou-se sempre que necessário ao contexto social.

Netflix

A Mutato prioriza clientes de grandes marcas e o Netflix foi um dos últimos que entrou para suas contas, gerando ainda mais visibilidade para a empresa. Nesta campanha, Eduardo contou que buscaram influenciadores no cenário brasileiro, que estivessem alinhados ao discurso de marca e contexto social. Também informou que são responsáveis pela gestão de redes sociais da marca, destacando que a mensuração de resultados em cada ação na campanha é importante e definitiva para que o cliente enxergue valor no trabalho que está sendo desenvolvido.

Embora a Mutato não seja uma agência essencialmente voltada para PR, Eduardo buscou adaptar o conteúdo da visita ao público visitante, explicando como são definidos os objetivos de campanha para públicos, a partir da Régua de Relacionamento. Essa metodologia, classifica os interagentes em: desconectados, conectados, interessados, engajados e defensores, cujo ecossistema é progressivo e contínuo, mas não necessariamente linear.

Cada classificação de público recebe um cuidado diferenciado na interação de marca e são monitorados conforme seu nível de engajamento. Essa metodologia facilita para que sejam mapeadas as oportunidades e fragilidades de cada discurso de campanha, delineando os conteúdos que serão produzidos para a marca em cada ação.

Thais Gonçalves*

*Thais Gonçalves é bacharel em Relações Públicas e integrante do Time de Voluntários de Conteúdo da RP Week 2017.

Visita à Mutato: criatividade e inovação norteiam ações de comunicação

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