Quem aí já errou? Workshop de Empreendedorismo

Dados e Inteligência Artificial vão mudar o seu trabalho como RP
11 de julho de 2017
5 pilares para um bom trabalho de Relações Públicas Digitais
12 de julho de 2017

Quem aí já errou? Workshop de Empreendedorismo

A tarde de quarta-feira da RP Week #4 foi o momento de falar sobre empreendedorismo. Empreender ultimamente está em alta, mas um dado trazido pelo Guilherme Alf diz que somente 14% dos jovens se preparam para empreender.

E, dentro desses 14% que desejam seguir este caminho, estão os participantes do workshop de Empreendedorismo do terceiro dia de evento.

Alf inicia mostrando que só obteve sucesso em sua carreira como empreendedor após errar por diversas vezes. Mas errar faz parte, e são com os erros que chegamos no projeto que de fato dá certo. Um exemplo é o Vale do Silício, que aceita apenas empreendedores que já “quebraram” pelo menos duas empresas na vida, pois isso os que o torna mais experiente.

Durante sua carreira como empreendedor, Alf teve alguns insucessos de negócios e de oportunidades de investimentos que ele deixou escapar – e que tinham potencial de sucesso.  

Aprendemos que a jornada do empreendedor passa por três fases: a decisão de empreender, o teste do produto/serviço; e sair da ideia e tornar-se negócio. Mas, para chegar até a fase final, você precisar passar por diversas etapas e ter consciência de algumas atitudes são fundamentais para quem deseja empreender.

Três atitudes básicas para você começar a empreender:

  • Tome cafés. Busque estar sempre próximo a pessoas que podem ser importantes para o seu negócio, que são influentes e que vão apoiar a sua ideia.
  • Faça coaching. Desenvolver-se é fundamental para desempenhar e aprimorar um perfil empreendedor.
  • Tenha um mentor. Busque conselhos de negócio em pessoas com experiência, pois eles são valiosos. Ouça o que aqueles que empreendem há mais tempo tem para lhe dizer.

Ao decidir empreender, você tem que ter a consciência que irá trocar de profissão. Você passa a ser um empresário que deve entender de todos os elementos que compõem o seu negócio. Você precisa saber sobre administração, processos, gestão de pessoas, comercial e, principalmente, de comunicação. Para 76% das empresas, os problemas com comunicação causam o fracasso dos projetos. Não precisa ser especialista, mas precisa entender.

Guilherme Alf preparou algumas dicas de profissionais e conteúdos para quem deseja empreender, buscar e alimentar-se de conteúdo, o ALFeed:

 

  • Bel Pesce
  • Endeavor
  • Projeto Draft

Para empreender é preciso não apenas vontade, mas uma ideia boa. E essa ideia tem que ser pensada, repensada e refinada, até virar um negócio real. Para ajudar, você deve ter suas ideias organizadas. Saber qual seu produto/serviço, o que o seu negócio vai resolver e qual a viabilidade do seu negócio. Com as ideias organizadas, você consegue iniciar o planejamento do negócio e testar em baixa escala, para saber se a sua proposta é o que o mercado deseja. O planejamento não acontece apenas no início, ele deve ocorrer em tempo real e ser revisado.

Por Raíssa Grandini*

*Raíssa Grandini é bacharel em Relações Públicas e integrante do Time de Voluntários de Conteúdo da RP Week 2017.

Quem aí já errou? Workshop de Empreendedorismo

Comentários

12171