Dados e Tecnologia: Por que investir em dados na comunicação é tão importante?

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Dados e Tecnologia: Por que investir em dados na comunicação é tão importante?

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Em outro post já falamos que dados e inteligência artificial vão mudar o seu trabalho como RP e você já deve saber que mais de 90% de toda a informação do mundo foi gerada apenas nos últimos 3 anos.

Mas você sabe como a tecnologia pode ajudar a melhorar a comunicação entre marcas e consumidores e por que é tão importante investir em dados na comunicação atual? Vamos refletir sobre isso neste post!

Ultrabooks, smartphones poderosos, internet das coisas, desenvolvimento de apps, sistemas inteligentes, chatbots, dentre outros, já fazem parte da nossa rotina diária e a cada segundo produzimos uma quantidade infinita de dados que estão aí, à nossa disposição, e precisam ser utilizados.

Informação é poder! Qualquer empresa que quiser se destacar em seu mercado precisa compreender melhor o que o seu público deseja, como atendê-lo e detectar oportunidades de mercado rapidamente. E é impossível ter essas informações sem os dados.

O Big Data tem o poder de revelar padrões de comportamento por meio de um estudo mais específico de público e de mercado, o que garante às empresas grandes vantagens competitivas. A partir de uma análise específica de dados é possível tomar decisões em cima de informações e não a partir de feeling ou “achismo”.

Com informações ricas e geradas em tempo real, é possível criar estratégias mais eficazes de comunicação, marketing e relacionamento. As informações sobre os consumidores passam a ser baseadas em conhecimento personalizado sobre suas preferências e necessidades, por meio de relações que vão além das análises feitas com base em causalidades.

O que os dados podem nos dar?

Ao inserir a análise de dados no planejamento de comunicação percebemos que uma série de informações importantes pode ser mapeada, como por exemplo:

  • Padrões e Desvios de comportamento
  • Correlações entre determinados assuntos
  • Tendências de Mercado
  • Comportamento da Concorrência
  • Preferências do consumidor
  • Sazonalidades

Um estudo realizado pela Datameer apontou que Análise de clientes (48%), Análise operacional (21%), Fraude e conformidade (12%) e Serviços de inovação (10%) estão entre os principais casos de uso de dados em marketing e vendas. E mostrou como o Big Data pode ajudar nos casos de:

– Análise de Clientes

  • Aumentar a aquisição de clientes
  • Reduzir o CAC – custo de aquisição de clientes
  • Aumentar a receita por cliente
  • Melhorar os produtos existentes

– Análise Operacional

  • Monitoramento e otimização industrial
  • Eficiência da cadeia de abastecimento
  • Análise da operação de TI
  • Planejamento e otimização de network

– Novos Produtos e Serviços de Inovação

  • Análise Integrada
  • Novos produtos orientados por dados
  • Ofertas de serviços aprimoradas por dados

O resultado completo do estudo pode ser visto aqui, em inglês.

Você deve estar se perguntando “mas onde eu encontro todas essas informações?”. Calma, a tecnologia pode te ajudar! Existem empresas especializadas em análise de dados como a Cappra Data Science, mas também existem algumas ferramentas, com baixo custo ou até gratuitas que podem te ajudar a filtrar os dados que você deseja. Alguns exemplos são o Scup, HubSpot, Cortex-Intelligence, Semrush, Seekr, entre outros.

E também como já falamos no post 4 assuntos que você, relações-públicas contemporâneo, precisa saber, podemos utilizar as informações geradas dentro da empresa como analisar pedidos, reclamações, dúvidas, comentários nas redes sociais e etc.

Concluindo, dados e tecnologia não podem mais se dissociar das relações públicas, por isso investir em análise de dados é tão importante.

Através desta análise conseguimos definir o comportamento do público, da concorrência e do mercado e, assim, implementar estratégias – de mídia, conteúdo, promocionais – mais assertivas.

 

Por Ellis Rezende*

*Ellis Rezende é bacharel em Relações Públicas e integrante do Time de Conteúdo do BlogRP.

 

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