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Brand persona: você sabe o que é?

brand persona

Você sabe o que é brand persona? A marca de uma empresa é considerada seu maior ativo de poder. Mas ela não está relacionada apenas a identidade visual e o que ela comunica visualmente.

Gerir marcas não é uma tarefa simples e, para alcançar o sucesso, é preciso ter como ponto de partida a compreensão das dores e desejos das pessoas.

Sabemos que o comportamento de consumo vive em constante transformação. No cenário atual percebemos que o consumidor só compra produtos/serviços de marcas na qual ele se identifica, que tem os mesmos valores que o seu, e de fato acredita.

O fortalecimento desse relacionamento se dá através de um posicionamento no qual a marca mantém unidade de comunicação, transmitindo significado, valores e história para seu público.

Brand persona é personificar a marca da sua empresa, definindo seu posicionamento, tom voz e como a marca interage com seu público, tornando o relacionamento mais natural e humanizado.

Brand persona é a definição de como a sua marca vai se posicionar e se comunicar com seu público através das redes sociais. A construção de uma brand persona começa através da definição clara da identidade de sua marca, construída com análise da sua história, seus propósitos, seus valores, o que você entrega de produto ou serviço e qual seu público alvo. Definido isso, passamos para a decisão de qual comportamento e linguagem a sua marca vai adotar nas redes sociais.

A criação de uma Brand persona para sua marca contribuiu para a estratégia de Branded Content. O principal objetivo desta estratégia é ocasionar ou aumentar engajamento e aproximar os valores do consumidor aos valores da marca.

Veja também: a origem e importância das personas

Para gerar esse engajamento, o uso de estratégias nas redes sociais pode ser mais eficaz, por isso a importância de definir uma Brand Persona para a sua marca.

Definindo a sua Brand Persona

  • Documente a história de sua marca como se fosse a história de vida de um personagem;
  • Idealize sua identidade virtual e qual o tom de voz que a sua marca normalmente se comunica;
  • Estruture as características que a sua brand persona irá ter para que haja coerência em todo tipo de posicionamento;
  • Escolha seu tom de voz;
  • Defina o uso de gírias e linguagem regional;
  • Defina as formas de argumentação ao comunicar-se com o consumidor;
  • Quais as referências que a brand persona irá usar na sua fala;
  • Faça um pré teste junto a um grupo de consumidores para testar o engajamento da sua brand persona, se a linguagem utilizada é de fácil entendimento do público;
  • Lembre-se de utilizar a sua brand persona sempre que for se comunicar, seja através do site, blog, redes sociais, email, vídeos institucionais e conteúdos de brand content.

Um exemplo de marca que utiliza de forma intensa sua brand persona é o Magazine Luiza. A brand persona da marca é inspirada na fundadora da rede, a empresária Luiza Trajano. As características de tom de voz doce e delicado ao se comunicar e tirar as dúvidas dos consumidores que frequentam a loja virtual da Magazine Luiza.

Além de ser a voz do e-commerce, a brand persona Lu possui um portal de dicas, onde se comunica com o público dando dicas para cada segmento específico da loja.

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A interação do público com uma marca vai além de apenas a relação de compra, as estratégias como brand content são eficazes para aumentar o engajamento do consumidor com a marca,  fazendo com que o mesmo se identifique com seus ideais e valores. E a criação de uma Brand Persona colabora para o sucesso de estratégias que visam engajamento.

O consumidor busca além de interação com a marca, ele busca atenção e que a marca resolva seus anseios, de forma que quanto mais empatia a marca se relacionar através da personificação dos seus valores, maior é o sucesso de engajamento com o consumidor.

 

*Raissa Grandini é graduada em Relações Públicas e integrante do time de conteúdo do Blog RP.

Redação TMPRP
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