Cannes Lions traz importantes mudanças para 2018

universidade federal de santa maria
FACOS promove o tradicional “Pratas da Casa”
9 de novembro de 2017
trade marketing e relações públicas
Trade marketing também é tarefa de RP?
15 de novembro de 2017

Cannes Lions traz importantes mudanças para 2018

cannes lions

O Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, em sua 65ª edição traz importantes mudanças na programação e na estruturação da premiação. Confira as principais novidades para a edição 2018 anunciadas ontem (13/11/17) em Londres, através de conferência transmita mundialmente pelos porta-vozes José Papa, CEO do Cannes Lions, que apresentou as novidades ao lado de Philip Thomas, CEO da Ascential Events, empresa controladora do Festival.

5 dias de Festival

Uma das grandes novidades é a redução do tempo de duração das atividades do Festival, que até então tinha sua programação composta de 7 dias, passa a ser de 5 dias. As datas confirmadas para 2018 são de 18 a 22 de junho. Já reserve a data na sua agenda, Cannes Lions é o Festival que todo profissional de comunicação precisa ficar de olho para se manter atualizado com o que está acontecendo no mercado mundial de comunicação.

Redução de valores

Talvez uma das novidades mais interessantes para aqueles que estão pensando em participar do Festival é a redução dos valores dos ingressos ao evento, que nesta edição reduziram aproximadamente 900 euros. Essa mudança vem ao encontro de uma das principais reclamações feitas na última edição por líderes dos maiores conglomerados da comunicação, o alto custo para que as agências levem suas equipes para participar do evento.

Outra novidade nessa mesma linha é que haverá um valor tabelado durante o Festival para opções de hospedagens, além disso restaurantes terão menus com preços mais acessíveis para os participantes do evento.

Com este novo formato o Festival pretende tornar mais acessível a participação de novas pessoas, além de incentivar a renovação dos participantes do evento.

Nova arquitetura de Premiação

Uma das principais mudanças na Premiação é a retirada das categorias Cyber e Integrated Lions e alteração da categoria Promo & Activation para Brand Experience & Activation. Sobre a última alteração, Celio Ashcar Jr., sócio da Aktuellmix – Brand & Consumer Experience e membro do Juri na categoria Promo & Activation Lions em 2017, comentou: “Não sinto a exclusão da categoria Promo & Activation de Cannes Lions como um encerramento. Na verdade, vejo a nova categoria Brand Experience & Activation como uma evolução da que foi extinta. Ela está muito mais em sintonia e próxima do que é o Live Marketing. O brand experience é o sinônimo e a essência do que é o live marketing”.

Além destas modificações 4 novas categorias passam a existir no Festival: Creative eCommerce Lion, Social & Influencer Lion, The Industry Craft Lion e Sustainable Development Goals Lion.

Nesta mesma linha, o Festival reduz ainda 120 subcategorias e limita a 6 categorias o número de inscrições que um mesmo case pode se submeter. O sistema de cálculo da pontuação das premiações também foi revisto trazendo maiores desafios para os cases campeões, além de deixar a disputa pelo Prêmio de Agência do Ano muito mais difícil.

Durante o anúncio das mudanças Jose Papa, CEO de Cannes Lions, destacou: “nós queremos assegurar que Cannes continue sendo benchmarking para criatividade. Nós estamos mudando a estrutura e a essência dos prêmios de forma significativa, como até então não tínhamos feito, para podermos contemplar os aspectos mais modernos que envolvem a criatividade.

Em 2018 os Leões estarão distribuídos em uma nova arquitetura que busca refletir de melhor forma como o mercado vem trabalhando. As nove categorias agrupam os 26 Prêmios da seguinte forma:

As mudanças no novo formato de estruturação da premiação estão sendo avaliado com cautela pelo mercado, “ainda é cedo para tirarmos conclusões sobre as mudanças, precisamos entender melhor o que o Festival pretende. O fato é que essa mudança aumenta muito a relevância do festival e começa a resgatar um público que eles tinham perdido, acredito que é uma mudança pra melhor”, destaca Gabriel Araújo,VP Executive Creative Director Internacional da Little George e membro do Juri da Categoria PR Lions, 2017.  

Todas estas mudanças são fruto de um forte questionamento do mercado em relação a Cannes Lions para melhorias do Festival. É uma tentativa, que até então traz aspectos positivos para quem planeja participando de Cannes, de renovação e evolução para que o propósito se mantenha concentrado em manter a criatividade foco do evento.

__________________

Se você tem interesse em saber mais sobre Cannes Lions ou até mesmo como pode participar de um grupo especial com curadoria de conteúdo que estará presente em 2018, dê uma olhada aqui.

Fabiane Klafke
Fabiane Klafke
Relações Públicas apaixonada pela profissão. É Diretora e co-fundadora da RP School.
Acompanhe:
Cannes Lions traz importantes mudanças para 2018

Comentários

12449