Relações Públicas: você sabe o que é?

Milena Fiori fala sobre comunicação interna
Comunicação interna: Milena Fiori fala sobre suas experiências e os desafios da profissão
1 de novembro de 2017
universidade federal de santa maria
FACOS promove o tradicional “Pratas da Casa”
9 de novembro de 2017

Relações Públicas: você sabe o que é?

relações públicas: você sabe o que é?

Nós trabalhamos com relações públicas, mas nem sempre é uma tarefa fácil explicar para alguém essa profissão que envolve tantas áreas de atuação, não é mesmo? Por outro lado, empresas de diferentes portes precisam de um RP, no entanto, ainda não se atentaram para isso. O motivo? Elas não entendem o propósito das relações públicas.

Você concorda que é nossa responsabilidade educar o mercado para que reconheçam o papel dos RPs? Seja você estudante ou um profissional sênior, é quase uma unanimidade a dificuldade em definir o que é Relações Públicas.

A definição oficial foi formulada pela Diretoria da ABRP, em 14 de fevereiro de 1955, e diz que:

“Entende-se por Relações Públicas o esforço deliberado, planificado, coeso e contínuo da Alta Administração para estabelecer e manter uma compreensão mútua entre uma organização públicas ou privada e seu pessoal, assim como entre essa organização e todos os grupos aos quais está ligada direta ou indiretamente”.

É um conceito interessante e bem embasado, sem dúvidas. Mas continua difícil entender e explicar o que é relações públicas, certo? E isso fica ainda mais complexo quando analisamos a atuação profissional, afinal podemos trabalhar em diversas áreas e níveis.

Como definir as Relações Públicas?

Relações Públicas é a atividade que gerencia a relação entre empresas, personalidades ou instituições e todos os públicos com o qual se relacionam. Sua função essencial é sintonizar interesses para estabelecer relacionamentos saudáveis, gerando resultados e proporcionando ótimas experiências para todo mundo.

Mas para sintetizar em uma frase, podemos dizer que: Relações Públicas é a atividade que cria e executa estratégias de relacionamento e de comunicação para atingir os objetivos de negócio.

Não existe uma organização que seja bem estruturada sem que tenha uma comunicação bem construída, assim como de nada faz sentido uma área de comunicação que funcione bem sem que esse funcionamento seja alinhado às estratégias organizacionais.

Afinal, o que é RP?

O profissional de Relações Públicas é por essência um conector estratégico, responsável por pensar a comunicação de uma maneira integrada. Nesse vídeo, abaixo, você vai entender melhor o papel de um RP.

 

Por que é difícil explicar o que é RP?

RP trabalha com planejamento, assessoria, relacionamento, eventos, métricas, opinião pública, pesquisa, comportamento do consumidor, big data, branding, storytelling, social media, business intelligence, relações governamentais, comunicação interna, cerimonial, gestão de crises, e mais algumas possíveis dezenas de áreas.

Você tem olhado para a comunicação ou para as Relações Públicas?

Além disso, podemos atuar nos três níveis organizacionais: operacional, tático e estratégico. Já falamos disso aqui no Blog RP, no texto que você pode conferir clicando nesse link.

E para completar: a profissão e o profissional levam o mesmo nome!

Com tudo isso é realmente compreensível que exista alguma dificuldade em saber com precisão e explicar o que é RP. Mas esse é um ponto que também nos diferencia positivamente, pois somos profissionais estratégicos de comunicação que atuamos nos três níveis organizacionais, em multifunções.

Relações Públicas é mentalidade!

No Brasil, RP é uma profissão regulamentada e tem atribuições específicas definidas em lei. Mas, como vimos, as funções exercidas são muito mais complexas e abrangentes.

Veja também: 4 assuntos que você, Relações Públicas contemporâneo, precisa saber

Independentemente do nível e da área de atuação, temos uma forma de pensar comunicação. É a mentalidade RP. Alicerçada na empatia e veracidade, construímos relacionamentos e engajamos pessoas e organizações a um objetivo comum.

Através dessa mentalidade, conectamos interesses e assim promovemos uma boa imagem de empresas, instituições ou personalidades, zelamos por suas reputações e geramos vendas.

Quer ser um profissional foda com a mentalidade RP? Então clique aqui para fazer o curso da RP School que te dará acesso a um conteúdo essencial para você aprender a se destacar no mercado.

 

Você também vai gostar de ler:

 

*Davi Guilherme é bacharelando em Relações Públicas e integrante do Time de Conteúdo do Blog RP.

Relações Públicas: você sabe o que é?

Comentários

12439