3 fatos para você entender como um Relações Públicas pode ajudar o seu negócio a crescer

conferp relações públicas
CONFERP lança campanha “Construindo bons exemplos para transformar a sociedade”
1 de dezembro de 2017
estrategias de comunicação interna
Estratégias de comunicação interna: construa narrativas utilizando vídeos
7 de dezembro de 2017

3 fatos para você entender como um Relações Públicas pode ajudar o seu negócio a crescer

dia nacional das relações públicas

Você certamente já ouviu falar de Relações Públicas e deve pensar: Relações Públicas é aquele profissional que estabelece relações com pessoas.

Sim – e  mais do que isso. Um profissional de Relações Públicas, ou RP, é responsável por construir relacionamento estratégico entre empresas e os seus mais diversos públicos. São considerados públicos em RP grupos de indivíduos com interesses similares. Assim, governo, imprensa, comunidade e investidores são grupos de públicos. E para cada um deles RP tem estratégias e ferramentas próprias para construir relacionamento.

 

 

Hoje queremos contar 3 fatos sobre Relações Públicas que talvez você não saiba. Entenda porquê um RP ajuda você a comunicar melhor com os seus públicos e fazer o seu negócio crescer:

  1. RP é uma profissão centenária. Conta com inúmeras ferramentas para construir relacionamentos estratégicos. A bibliografia acadêmica é vasta e vai desde a realização do diagnóstico estratégico da sua organização, passando pelo alinhamento estratégico dos seus objetivos de negócio e seus públicos, até a realização de campanhas de responsabilidade social.
  2. RP é uma profissão regulamentada. Isso significa que ao contratar um profissional registrado, você tem uma garantia extra sobre o exercício ético da profissão na sua empresa e da entrega de resultados. É importante que você conheça o repertório do profissional e sempre peça o seu número de registro no Conrerp – Conselho Regional de Relações Públicas.
  3. RP faz a gestão da comunicação. O RP é como um maestro em uma orquestra, gerindo o momento exato de cada área entrar em cena: publicidade, jornalismo, design, as redes sociais – para citar apenas aquelas ligadas ao marketing e à comunicação. As novas tecnologias expandiram a relevância desta profissão, que planeja, implanta e avalia projetos que geram interação e engajamento com os públicos. Relacionamento significa inovar pelo envolvimento, criando um tipo de inteligência estratégica muito singular. O Relações Públicas é o profissional mais capacitado para assumir a gestão do relacionamento nas organizações.

Se você quer saber como utilizar RP no seu negócio, inspire-se em 10 cases reunidos pelo Conselho Federal de Relações Públicas para comemorar o Dia Nacional, comemorado hoje, 2 de dezembro. Para baixar e começar hoje mesmo a ter novas ideias para a sua empresa, clique aqui.

 

Um pouco de História

O primeiro Departamento de Relações Públicas, criado no Brasil, surgiu em 30 de janeiro de 1914. Pertencia à “Light” (The Light and Power Co. Ltda.), companhia canadense estabelecida no Brasil e concessionária da iluminação pública e do transporte coletivo da cidade de São Paulo (SP). A direção deste departamento foi entregue ao engenheiro Eduardo Pinheiro Lobo. A Lei nº 7.197, de 14 junho de 1984, concedeu-lhe o título de pioneiro das Relações Públicas no Brasil, e estabeleceu o aniversário de seu nascimento, dia 2 de dezembro, como o Dia Nacional das Relações Públicas.

 

Você também vai gostar de ler:

Ariane Feijó
Ariane Feijó
Trabalha com Relações Públicas e Marketing Digital há mais de 15 anos tendo passado por grandes multinacionais como Dell (Brasil), KPMG e Lloyds TSB (Inglaterra) e trabalhado com países como Estados Unidos, Alemanha, França, Espanha, Rússia e Índia. É sócia do coletivo Todo Mundo Precisa de um RP e idealizadora do Inbound PR, metodologia que desenvolveu para combinar inbound marketing com RP e aplica em empresas de diversos portes.
Acompanhe:
3 fatos para você entender como um Relações Públicas pode ajudar o seu negócio a crescer

Comentários

12492