Bem-vindos, calouros de RP 2018

Motivos para assistir a entrevista do Obama para o Letterman
16 de fevereiro de 2018
Como um design ruim levou pânico ao Havaí
19 de fevereiro de 2018

Bem-vindos, calouros de RP 2018

Olá! Se você começa a cursar RP em 2018 este texto é para você! Antes de mais nada, parabéns. Entrar na faculdade é uma grande conquista e apenas o primeiro passo de uma longa jornada. E eu quero te ajudar a tornar ela o mais fácil possível.

Eu sou o Pedro, co-fundador do coletivo Todo Mundo Precisa de um RP, que trabalha para acelerar o mercado de comunicação no Brasil. Não se preocupe, ao longo do tempo você vai descobrir mais e mais o que a gente faz e como você pode aprender junto com a gente. Pra isso acontecer, curte a nossa fanpage aqui.

Ao longo dos últimos sete anos e meio eu escrevo sobre o mundo das RPs, aqui no BlogRP. É uma jornada longa, e aprendi um bocado com ela. É por isso que tomei a liberdade de escrever este post para vocês! Os motivos são 2:

  1. RP é um mundo enorme: e é fácil a gente se perder ou achar que você não está entendendo nada. É natural. Calma, eu vou te dar uma mãozinha nos próximos parágrafos e tudo vai ficar bem!
  2. Eu não quero que você desista das RPs: e acredite, isso acontece. Por diversos motivos, em diferentes tempos, mas não deixe isso acontecer. Mantenha o foco caso isso fique mais forte, vem falar com a gente 🙂

Então, qual a razão deste texto? Te ajudar com aquilo que é mais importante saber para começar a sua jornada RP! Listo abaixo os textos e vídeos mais importantes aqui do blog. Acho que lê-los, ao longo do tempo, vão te ajudar a se motivar com a área, com as aulas e se preparar ainda mais pro mercado de trabalho. Bora?

Comece aqui:

Afinal, o que é RPA gente digeriu em 8 bullets, 2 textos de suporte e 2 vídeos, tudo o que você precisa saber pra entender direitinho em que encrenca se meteu!

Ah! Não deixe de ler os dois textos linkados no post acima! Eles são muito muito muito importantes (estão aqui e aqui).

O próximo passo é conhecer as ferramentas que vamos usar na faculdade e no mercado de trabalho. E eu sugiro você conhecer:

E tem um material que é pra guardar na manga, que poderá ser útil para te ajudar na Faculdade/Universidade:

E ai, o quê achou? Ajudou? Então se você já está mais animado com a área, acho que é hora da gente começar a falar sobre um assunto bem complexo mas muito importante:

Carreira

Para começar:

Intermediário:

Avançado:

E se você quer ir além em tudo o que falamos acima, separei mais alguns materiais para você se conhecer um pouco mais:

Mas pode ser que em algum momento você descubra que trabalhar para alguém não é lá muito a sua praia. Ai o mundo do empreendedorismo vai se aproximar, e para ajudar, olha o que eu separei:

Quando tiver faltando tempo, tem umas dicas rápidas e fáceis que todo RP deveria fazer, além de livros que todo RP deveria ler.

E se ainda assim você estiver precisando de inspiração, ficarei super feliz se você assistir minha TEDxTalk sobre “Ideias transformam o mundo“, além de um texto sobre a opinião do Paul Holmes (sabe quem ele é?) e, claro, o melhor livro de RP que existe, escrito pelo Alf!

E depois que você já estiver manjando TUDO de RP, tem dois textos importantes pra ler!

Agora, se em algum momento você entrar em pânico e pensar em largar tudo, CALMA! E clique neste link!

Te espero lá na nossa fanpage do Facebook, e nas minhas redes sociais!

Abraços,

Pedro Prochno

Facebook, Twitter, Instagram

Pedro Prochno
Pedro Prochno
Sou fã das Relações Públicas*! Graduado em RP e com um MBA pela FGV, sou empreendedor na área e gerente de comunicação da Uber. Sou Pai do “relações”, Mergulhador, DJ e mto curioso! Adoro viajar, conhecer novas culturas, pessoas e formas de se ver o mundo!
Acompanhe:
Bem-vindos, calouros de RP 2018

Comentários

12595