Você sabe para onde vai o seu dinheiro?

WCF: Ariane Feijó representará o Brasil em painel no Women Of Influence Club
18 de março de 2018
Afinal, o que é data driven marketing? Entender mais sobre este assunto pode ajudar e muito na elaboração de um planejamento de comunicação efetivo.
Data Driven Marketing: saiba o que é e como aplicar
29 de março de 2018

Você sabe para onde vai o seu dinheiro?

Se você respondeu SIM pra pergunta acima, parabéns! Mas você tem certeza? Bom, pelo sim ou pelo não, vem comigo que eu vou te explicar um pouco mais sobre isso!

Pra gente poder gerir nosso dinheiro de maneira que ele trabalhe pra gente, precisamos primeiro saber pra onde vai cada centavo que agente ganha (ou deveria ganhar). É bem simples! Se você ganha R$ 1.000 por mês e todo dia 31 você está negativo na conta, algo está errado – e a gente precisa saber qual é a despesa NÃO FUNDAMENTAL que tá te levando pro buraco.

 

First things, first!

Como você já chegou neste, que é o segundo post da série “Como ganhar dinheiro com RP”, eu estou assumindo que você leu o primeiro post e baixou a planilha GRATUITA de Orçamento Pessoal da Todo Mundo Precisa de um RP.

Se você ainda não fez, PARA TUDO! Volte lá no post 1 e baixe a planilha!

Cuidar do próprio dinheiro é FUN-DA-MEN-TAL e o primeiro passo para “ganhar” dinheiro na vida!  Se você realmente quer levar esse lance de ganhar dinheiro a sério, acredite: aprender a gerir as suas finanças pessoais é o primeiro passo para o sucesso. E fique tranquilo, você não vai precisar fazer vários cálculos. Tá tudo (quase) pronto lá na planilha. É basicamente só colocar os números certos nas células indicadas.

E pra deixar esse processo ainda mais fácil, eu vou dar uma aula on-line totalmente gratuita para te ensinar como usar a planilha e também pra dar umas dicas a mais do que vamos falar aqui. Então —>

 

Clique aqui e se inscreva na aula on-line gratuita sobre  

"Orçamento Pessoal"

Só quem se inscrever pelo link acima é que vai ser convidado pra aula, então não perde essa chance!

 

Usando a planilha

Bem, como você deve ter visto, a planilha “Orçamento Pessoal” tem, na aba “Meu Orçamento 2018”, várias linhas de despesa, e colunas de meses. E você também deve ter reparado que as colunas dos meses estão divididas em duas:

  • Planejado
  • Realizado

A gente sempre planeja os meses à frente, e depois confere, com o Realizado, se aquilo que planejamos deu certo. RP faz isso o tempo inteiro com os planejamentos e comunicação e depois relatórios de resultado, certo? A lógica é a mesma!

Pra você pegar o jeito, comece pela coluna REALIZADO do mês de Março. Para cada despesa que você fizer no seu dia a dia, quer seja com dinheiro, cartão de débito ou crédito, transferência ou até mesmo cheque, você deve fazer um lançamento na linha correspondente da planilha. Basta ir lá e inserir o valor assim: 46,38. A planilha vai automaticamente colocar o sinal de real no valor 🙂

Se um próximo lançamento cair em uma linha que já tem um valor, você tem duas opções:

  1. Somar você mesmo o valor, e colocar o total lá – menos recomendado
  2. Usar uma fórmula – mais recomendado. Pra isso é bem simples:
    1. Clique duas vezes na célula para poder editar ela
    2. Apague o “0” que está lá (ou o valor que tiver no local)
    3. Coloque o sinal de “=” e depois o valor que estava, seguido de um “+” e do segundo valor que você precisa incluir. Vai ficar assim:

=46,38+17,75

Fazendo direitinho, assim que você apertar ENTER a planilha faz o cálculo e coloca o valor final. E o melhor de tudo: se você clicar na célula novamente, vai aparecer os valores, assim como aqui em cima. Aí é só adicionar mais um “+” e outro valor, e assim por diante.

Vá fazendo isso para cada gasto do seu mês, sem pular nenhum! Faça o mesmo para as suas RECEITAS, ou seja, para aqueles valores que você recebe:

  • Salário
  • Bolsa-auxílio
  • Freelas e consultorias
  • etc, etc, etc

Registrar tudo o que acontece na sua vida financeira é o primeiro e mais importante passo pra tomar conta dela!

Se você se sentir confortável e confiante, faça o exercício de futurologia. Na coluna PLANEJADO, coloque os valores que você ACHA que vai gastar ao longo de abril…. Dia 30 a gente vai ver se você pode largar de ser RP e se tornar “mãe Dináh“.

Ao trabalho com os lançamentos! Siga acompanhando a série pois vem novidades por aí. Até a próxima 🙂

Abraços,

Pedro Prochno

 

Dicas pra você que vai se aventurar com a planilha:

/ Se você utiliza muito o cartão de crédito, opte por abrir as despesas em suas categorias ao invés de criar uma chamada “cartão”, assim você saberá com o quê está gastando.

/ Se você recebe vale refeição (aquele pra usar pra almoçar todos os dias) você tem dois caminhos: Ou inclui o valor mensal que você ganha lá nas receitas também, ou deixa as despesas feitas no cartão, fora da planilha. Sua escolha. O mesmo serve para vale combustível, vale alimentação, em fim, todos os “vale alguma coisa”.

/ Lá em “previdência privada” coloque o valor mensal que você investe. Se você não tem uma, insira a seguinte fórmula na célula (basta copiar daqui e colar lá): =15%*B$5

Isso significa que você deveria guardar pelo menos 15% da sua receita mensal líquida.

/ Separe a sua “comida para sobreviver” daquela “ataque de gordinho”. É assim: Se você vai para um bar com os amigos, beber, mas lá resolve jantar, coloque o gasto com a comida em Alimentação>Refeição e o gasto com as bebidas em Entretenimento>Bares e baladas.

Agora, se você vai ao bar e resolve comer uns pasteizinhos, só de gordinho, ai inclua tudo em Entretenimento>Bares e baladas.

Pedro Prochno
Pedro Prochno
Sou fã das Relações Públicas*! Graduado em RP e com um MBA pela FGV, sou empreendedor na área e gerente de comunicação da Uber. Sou Pai do “relações”, Mergulhador, DJ e mto curioso! Adoro viajar, conhecer novas culturas, pessoas e formas de se ver o mundo!
Acompanhe:
Você sabe para onde vai o seu dinheiro?

Comentários

12677