Social Listening: o que é e como colocar em prática

Ações necessárias | Pense sobre o futuro
20 de abril de 2018
A RP WEEKend vai rodar o Brasil
24 de abril de 2018

Social Listening: o que é e como colocar em prática

Entender os anseios dos públicos por meio do monitoramento é a principal função do Social Listening.

O comportamento das pessoas nas mídias sociais diz muito sobre seus anseios e necessidades. Estar atento a isso é de grande valor para as marcas obterem informações relevantes referente a seus públicos. A técnica que realiza o monitoramento e age como um “ouvinte social” é denominada social listening, que é a ação responsável por monitorar as redes sociais e, mais do que isso, coletar os dados, interpretá-los e analisar como podem ser utilizados.

Continue a leitura para aprender mais sobre social listening e conhecer dicas práticas para colocar a mão na massa 😉


Aplicando o Social Listening na sua estratégia

Para aplicar o social listening na estratégia de marketing da sua empresa é importante entender o conceito e as funcionalidades para captar o máximo de informações possíveis, que deverão ser selecionados por meio de um filtro que segmente o que pode vir a ser útil para o planejamento, porque mais do que dados, ele ajuda a ampliar o conhecimento referente às pessoas que se interessam pela marca.

O social listening pode ser direcionado para ações específicas, como por exemplo:

  • Analisar quais tipos de conteúdos despertam mais o interesse das pessoas;
  • Quais são as menções que estão sendo feitas em relação à marca;
  • Qual tem sido o engajamento;
  • Como são as reações frente a determinado produto ou serviço;
  • Pautar métricas que sejam relevantes;

Entre outros pontos que podem vir a colaborar para um projeto.


Social Listening na prática: 3 ferramentas que você precisa conhecer

Para efetivamente colocar o social listening em prática, existem ferramentas que auxiliam neste processo. Cada uma com sua particularidade, mas sempre com o foco em captar mensagens referente aos públicos.

Um exemplo é o Swonkie, uma ferramenta bastante completa que oferece integração com diversas redes sociais e plataformas de publicação de conteúdo. É possível programar os conteúdos em diferentes canais tudo no mesmo lugar, sem que você precise ficar trocando de ferramenta para gerenciar a presença online da marca.

Entre as funções do Swonkie está o monitoramento que fornece um feedback de todas as ações realizadas. São apresentadas interações nas postagens de forma a dar consistência ao trabalho, além de apresentar dados analíticos comparativos.

Outra ferramenta que facilita e agiliza a interação com o público é o Zendesk, software voltado para atendimento virtual ao cliente. Dentro dele é possível ter acesso a um chat online, pelo qual os visitantes de um site ou plataforma da marca  podem entrar em contato direto com a empresa

Além do Zendesk ser um ótimo canal para coletar dados, a ferramenta fornece relatórios que serão úteis para o armazenamento de informações sobre o público que acessa os conteúdos da marca.

A Social Mention é bem popular e funciona como uma plataforma de análise. Você digita o que quer encontrar e ela trabalha em busca de informações referentes ao assunto buscado.

Assim, a ferramenta possibilita monitorar tudo que é falado sobre determinada marca em ambiente online.

Ela mede as interações separando por 4 categorias:

Strength (Força)
Passion (Paixão)
Sentimento (Sentimento)
Reach (alcance)

Portanto, para fazer uso dela é preciso ter bem especificado quais serão as análises feitas e que informações precisam ser obtidas.

Com o suporte da tecnologia por intermédio das ferramentas, os processos se tornam mais ágeis e a obtenção dos dados mais eficiente, atendendo a demanda de um trabalho que precisa ser feito de maneira constante.

No entanto, mais do que apenas escolher softwares que ajudem neste processo, é essencial contar com uma equipe capacitada e treinada para saber lidar com as situações com um olhar crítico, sempre com foco em atingir os objetivos da marca.


Social listening para comunicadores

Os profissionais de comunicação precisam estar atentos a isso a todo momento, visto que as redes sociais estão em constante mudança. Isso exige flexibilidade contínua das marcas para se adaptarem rapidamente a todas as novas tendências que fizerem sentido para a sua comunicação.

Por isso, conhecer as ferramentas e explorar as vertentes das técnicas que visam ouvir os públicos é uma atitude que deve fazer parte do cotidiano de todos aqueles que realizam trabalhos voltados para a comunicação e o marketing.

Neste texto você aprendeu que agregar as estratégias de social listening ao planejamento de relacionamento da sua marca permite que ele se torne mais estruturado no que diz respeito ao alcance dos públicos de interesse, pois só com conhecimento profundo do que as pessoas se interessam será possível criar interação e engajamento que gerem resultados.

 

Você também vai gostar de ler:

Fábio Prado fala sobre gestão de mídia e da dicas de como reter a atenção das pessoas nas redes sociais
Como fazer assessoria de imprensa na era das redes sociais?
Branded Content como informação eficiente

Social Listening: o que é e como colocar em prática

Comentários

12741