Ações necessárias | Invista em você

Ser trabalhador não é sinônimo de “ter emprego”
2 de maio de 2018
Agências: é hora de falar sobre a lista “Como é trabalhar aí”
9 de maio de 2018

Ações necessárias | Invista em você

Estamos caminhando para o fim da série “Como ganhar dinheiro com RP”. Pois é. Se você chegou até aqui, parabéns, você com certeza já deve estar olhando para as suas finanças de uma forma bem diferente da que tinha quando começou essa jornada, não é mesmo?

Pois bem, a última etapa antes da gente começar a falar sobre o milagre da multiplicação e as dicas finais, é justamente continuar a gerar valor para a peça fundamental que gera dinheiro: você!

Pois é, amigx, você pode até nunca ter se encarado assim, mas você é um produto! Você oferece teu conhecimento e trabalho para empresas e, em contrapartida, recebe uns trocados. Portanto, investir em você, continuar se aprimorando e agregando valor vão te ajudar a aumentar o teu valor e, claro, o teu salário ou prolabore.

E por “investir em você” eu não estou falando apenas de cursos, MBAs, pós, mestrado, doutorado and so on… Eu estou falando também de cultura, de repertório e de, muitas vezes, diversão.

O mercado é competitivo e torna-se cada vez mais difícil a gente se diferenciar de outros candidatos em processos seletivos. Alguns programas de traineé chegam a ter mais de 150 candidatos por vaga (eu participei de um que o número chegou a 600/vaga). Pois é, como se diferenciar? Pois bem: invista em você! E existem tantas mas tantas formas de fazer isso:

  • Aprenda uma língua nova
  • Viaje para países e conheça culturas
  • Visite museus e exposições
  • Vá a concertos dos mais diferentes estilos de música
  • Leia livros e textos
  • Faça um curso de educação complementar
  • Faça uma pós/um MBA
  • Tenha um Hobby e estude/aprenda sobre ele

Muita coisa pode aumentar valor para você. Mas não adianta apenas fazer isso. Você precisa entender o que cada uma destas coisas vai trazer de valor, e eu resumiria tudo em uma palavra só: repertório.

Cada vez que você aprende algo novo, você aumenta o teu repertório. E com um repertório cada vez maior, você aumenta a possibilidade de fazer conexões, de lembrar de algo bacana que viu e que pode fazer sentido em um desafio profissional e muito mais.

Toda vez que eu vou em um show, por exemplo, eu fico olhando o palco, o cenário, a iluminação. Tiro tantas ideias loucas que uso na hora de pensar em um evento, por exemplo. E isso me permite propor coisas legais, que são reconhecidas pelos meus chefes, e isso agrega valor na minha carreira! Viu, é tudo um ciclo.

Eu realmente acho que qualquer dinheiro que eu gaste para aprender algo, é um dinheiro bem investido. E por isso, claro, eu escolho bem onde vou colocar a minha grana. Também não é qualquer museu que vale a visita 😛

Repertório, em 2018, é palavra de ordem!

E eu vejo você na semana que vem, em mais um post da série.

Abraços,

Pedro Prochno

[Re]leia os posts anteriores da série “Como Ganhar Dinheiro com RP”:

Pedro Prochno
Pedro Prochno
Sou fã das Relações Públicas*! Graduado em RP e com um MBA pela FGV, sou empreendedor na área e gerente de comunicação da Uber. Sou Pai do “relações”, Mergulhador, DJ e mto curioso! Adoro viajar, conhecer novas culturas, pessoas e formas de se ver o mundo!
Acompanhe:
Ações necessárias | Invista em você

Comentários

12767