Mudança: todo mundo está em uma, você não?

guilherme alf rpx
RPX: como fazer relacionamento nos dias de hoje
7 de agosto de 2018

Mudança: todo mundo está em uma, você não?

uciano potter rp weekend

O comunicador Luciano Potter passou por duas grandes mudanças simultâneas, o nascimento do seu filho e a chegada de um cachorro em sua vida. E, garante, no mercado as transformações também são arrebatadoras e repentinas.

O Gif é um exemplo disso, uma forma simples de dizer muita coisa, em poucos segundos e sem som algum. Assim, passou a ser reproduzido nas redes sociais de maneira informal pelos usuários, mas com o sucesso desse recurso, empresas como o New York Times começaram a adotá-lo na transmissão de informações.

O New York Times soube se beneficiar de uma nova ferramenta de comunicação (o Gif). A história mostra que nem sempre as empresas tiveram essa perspicácia diante de novos cenários. Cronologicamente a indústria da música conheceu o LP, o Walkman, o CD e o Napster.

 

Com o surgimento do Napster, o mercado inteiro de centenas de anos viu sua ruína, porque uma coisa que era comprada começou a ser distribuída gratuitamente. Porém, naquele momento devido a falta de aceitação do segmento os donos do Napster foram presos.

Uma década depois, as gravadoras estão quebradas, pois lá atrás não entenderam como agregar valor próprio diante de um cenário inovador. E hoje perderam espaço para o Spotify. Contudo, nem todos os setores se fecharam para o novo. A indústria de games soube como ninguém se atualizar constantemente.

Afinal, para Potter ‘’Não adianta nada tu ser o melhor do mundo em algo que ninguém consome’’. O público quer ser surpreendido. O artista Childish Gambino é um case interessante para pensarmos nas configurações atuais. Uma vez que, segundo Potter ‘’Se o cara tem uma carreira de ator (Donald Glover) e uma carreira de músico (Childish Gambino) com outro nome, a gente pode ver que as coisas mudaram’’.

Em geral, no meio do entretenimento encontramos bons métodos de resignificação das marcas. Como é o caso da Netflix, que renasceu produzindo seus conteúdos, pois percebeu que cairia em desuso se dependesse exclusivamente do material de terceiros.

Viu, só? Todos estão inseridos em alguma mudança direta ou indiretamente. Do nascimento de um filho à área de atuação profissional. E você? Conta para a gente qual sua mudança 🙂

 

Por Sabrina Almeida

Redação TMPRP
Redação TMPRP
Acompanhe:
Mudança: todo mundo está em uma, você não?

Comentários

12998