Todo mundo fazendo inbound marketing. E agora?

trabalhos de graça
Trabalhos de graça, fazer ou não fazer?
18 de abril de 2019
Evento apresentará os resultados do Latin American Communication Monitor 2018-19
4 de junho de 2019

Todo mundo fazendo inbound marketing. E agora?

Com certeza você sabe do que estou falando, não é mesmo? O inbound marketing é uma grande oportunidade para conquistar ou fidelizar clientes de uma forma atrativa e não interruptiva.

 

O mercado tem demandado profissionais qualificados para o digital. É muito comum vermos vagas de estágio e emprego tendo como pré requisito certificações online e experiência para trabalhar com marketing digital. Seja redação web, SEO, analytics, automação ou ferramentas e plataformas, existe um universo que está sendo fortemente explorado.

 

É importante dizer que essas habilidades, na maioria das vezes, não são desenvolvidas dentro das universidades. Os processos de comunicação e marketing estão sempre em constante evolução, e nós que lidamos diariamente com isso precisamos nos atualizar todos os dias.

 

Parte essencial do inbound marketing é a geração de conteúdo.

 

Nessa linha, “todo mundo” criou um blog, eBooks, fluxos de nutrição por e-mail marketing, etc… Independente do segmento de mercado, a lógica que funciona é a mesma: informar/educar os leads e manter relacionamento com clientes.

 

O volume de conteúdo produzido e consumido na web aumento. A cada minuto, cerca de 3,7 milhões de pesquisas são feitas no Google. É um avalanche inesgotável de dados que nos dá a sensação de nunca conseguirmos absorver todos os conteúdos disponíveis.

 

Uma quantidade massiva de informações colocadas na web gera o que chamamos de choque de conteúdo.

 

Em uma situação em que a oferta de conteúdo está crescendo exponencialmente enquanto a demanda de conteúdo é baixa (ou não se altera), podemos prever que as marcas têm que pagar cada vez mais para que os consumidores vejam a mesma quantidade de seus conteúdos.

 

Você deve estar se perguntando: “devo continuar investindo em inbound marketing, produzindo conteúdos?” Ou então “como fazer meus conteúdos serem destaque?”

 

E a minha resposta é: sempre haverá destaque para conteúdos de qualidade. E é importante entender que conteúdo de qualidade não é o texto mais elaborado ou o vídeo com a melhor resolução.

 

A qualidade do conteúdo está na relevância dele para o público. Nosso foco precisa estar em solucionar problemas dos indivíduos.

 

O inbound é uma estratégia assertiva, acessível que garante resultado a longo prazo. No entanto, assim como os processos de marketing, precisamos nos atualizar, entender o comportamento das pessoas e dos algoritmos para então criamos conexões entre marcas e pessoas.

 

Crie estratégias que gerem valor

 

Pensando em te ajudar a criar uma estratégia consistente que gere resultados de negócio para sua empresa e faça seus conteúdos sejam mais relevantes e conquistem sua persona, separei algumas dicas importantes:

 

Estude, pesquise, invista tempo no planejamento para ter uma estratégia clara e evitar retrabalhos ao longo do caminho.

 

SEO não é só palavra-chave. A autoridade do domínio é um indicador importante de credibilidade, confiabilidade e utilidade de um site.  Quanto maior a pontuação, melhor o ranqueamento. Não sabemos exatamente os critérios do Google, mas podemos dizer que é uma combinação de fatores como:

 

A idade do site; tamanho do site (número de pages); qualidade dos backlinks e linkbuilding; otimizações constantes; densidade e correspondência das palavras-chave; e a consistência e relevância do conteúdo.

 

Tenha uma metodologia para a distribuição de conteúdo. Tão importante quanto gerar conteúdo, é certificar de que estão sendo entregues para sua persona.

 

Diversifique os formatos dos conteúdo. Recrie, avalie e entenda a densidade de informações em seu segmento de mercado. A partir disso, pense nos conteúdos que realmente despertam interesse nas pessoas.

 

Por último, mas não menos importante: conheça seu público. Entenda qual o seu lugar de fala enquanto marca, alinhe as narrativas que se encaixam no seu discurso e saiba exatamente com quem você quer se comunicar.

 

Ainda existe muito espaço para conteúdos de qualidade. Os algoritmos dos buscadores estão cada vez mais inteligentes e complexos, isto é, preparados para entregar os melhores resultados para as pessoas. 

 

Ter estratégia clara e consistente é importante para garantir a autoridade da sua marca e visitas recorrentes ao seu site/blog. Fazer inbound marketing é ser útil e ajudar de alguma forma quem consome seus conteúdos.

Lucas Taidson
Lucas Taidson
Relações Públicas, especialista em Neuropsicologia. Se dedica a construir estratégias de conteúdo para desenvolver ações de comunicação e marketing que geram reputação e vendas.
Acompanhe:
Todo mundo fazendo inbound marketing. E agora?

Comentários

13040