Dados e RP: como transformar informação em reputação

Evento apresentará os resultados do Latin American Communication Monitor 2018-19
4 de junho de 2019
Gestão 45°: potencializando resultados de negócio na comunicação
19 de junho de 2019

Dados e RP: como transformar informação em reputação

Construir estratégias de relações públicas baseadas em dados para influenciar pessoas e construir reputação pode ser muito mais simples do que você imagina. E ninguém melhor do que Fabiane Klafke, sócia da Todo Mundo RP e sócia-diretora da Otimifica, para nos ensinar como transformar informação em reputação – tema do seu workshop na RP Week 2019, que será realizado na manhã do dia 26/07, na Fecap.

 

No workshop você vai alinhar conceitos básicos, fazer a conexão entre dados e relações públicas e colocar a mão na massa para montar uma estratégia de inteligência com o uso de dados, o INBOUNDPR.

 

Quer saber mais sobre dados, RP e ter um gostinho do que você vai aprender no workshop com a Fabi? Então continue a leitura para conferir a entrevista que fizemos com ela:

 

Como você entende o papel dos dados na comunicação?

 

A área comunicação sempre teve acesso aos dados, mas nunca olhamos eles com o devido valor que hoje damos. A tecnologia facilitou muito a vida do profissional de comunicação e relações públicas, em especial.

 

Hoje conseguimos em apenas alguns cliques e, de forma gratuita, ter informações básicas sobre audiência e comportamento nos canais digitais. Com essa acessibilidade vem uma grande responsabilidade.

 

Precisamos entender que as personas com as quais uma marca se relaciona estão presentes também fora do digital e que entender seu comportamento de forma all-line é fundamental para que as estratégias de comunicação sejam realmente efetivas.

 

O mundo digital e hiperconectado cria um avalanche de dados. Você acredita que as agências estão preparadas para construir estratégias de RP com base dados?

 

A grande maioria dos profissionais de comunicação que atualmente estão no mercado, foram formados em um mindset de ferramentas analógicas. Fazer PR usando ferramentas digitais requer mais do que conhecer eles, é entender a mentalidade por trás do uso da tecnologia e não unicamente de redes sociais.

 

Muita agências vem desenvolvendo trabalhos incríveis na área de dados, porém ainda temos um caminho longo para ampla compreensão do uso das ferramentas de forma mais natural, possibilitando que melhores resultados sejam atingidos e que os clientes percebam isso como valor para seus negócios.

 

Para quem quer trabalhar com dados em comunicação, quais são os principais temas a serem estudados para ingressar nessa área?

 

O primeiro passo é aprofundar os conhecimentos sobre tecnologia de forma ampla, aprofundando no entendimento de alguns conceitos básicos. Entender de metodologias de pesquisa também é importante. Por último, mas não menos importante, aprofundar os estudos em gestão de negócios é um super diferencial.

 

O que as pessoas podem esperar do seu workshop na RP Week?

 

Discutiremos sobre como e onde relações públicas se conectam com dados e ferramentas que podemos utilizar de forma prática. Vamos colocar a mão na massa para fazer a análise de dados para a criação de um plano de comunicação e ainda veremos cases de sucesso de uso de dados além de entender como a inteligência artificial já vem sendo aplicada nas áreas de RP em outros países.

 

Curtiu?

Então clica aqui para garantir sua vaga no workshop de Dados e RP com a Fabi

Redação TMPRP
Redação TMPRP
Acompanhe:
Dados e RP: como transformar informação em reputação

Comentários

13059