O impacto da Inteligência Artificial e os novos desafios na comunicação

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22 de julho de 2019

O impacto da Inteligência Artificial e os novos desafios na comunicação

Que o mundo vive em constante mudança e todas elas afetam o dia a dia dos profissionais de comunicação, sejam eles de agências ou organizações, não é nenhuma novidade, correto? E essa foi uma das discussões do 6° Seminário Abracom Minas de Inteligência Comunicacional.

 

Margareth Boarini, doutoranda em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, destacou que existem duas ondas de reconfiguração da comunicação corporativa:

  1. Redes e mídias sociais digitais e 
  2. Big data e inteligência artificial (IA)

 

Entender sobre mídias sociais está no nossos afazeres diários, mas o grande desafio é fazer comunicação para o não humano, isto é, os algoritmos que cuidam dos dados. E aqui chegamos num ponto importante: a comunicação corporativa se vale do tempo para aplicar as mudanças e definir qual o modelo de negócio a ser seguido.

 

Nos últimos anos, se abriu um ecossistema de comunicação pautado não só em RP ou jornalismo, mas que também incorpora ações originalmente de marketing. Nesse viés, a desconstrução é mais importante que a reconstrução.

 

Nós comunicadores precisamos priorizar gente como a gente. Explico. Nosso desafio é o de construir marcas que assumam o papel de interlocutora com o cliente, a além disso prestem assistência, entender o comportamento das pessoas e não ater somente a propagandas.

 

E a pergunta que fica é: como nós da comunicação temos nos preparado para lidar com tudo isso?

 

Falar do impacto da IA na comunicação é o presente e não o futuro. A realidade é que boa parte dos profissionais estão atrasados. Precisamos nos apropriar desse conhecimento porque a tendência é a comunicação baseada em comportamento e dados.

 

E é a partir do conhecimento dos públicos que se conectam com as marcas que vamos avançar para contar boas histórias que engajam. O storytelling é o que fazemos desde sempre. Boas histórias geram conversa e conversas espalham histórias.

 

Separamos 7 dicas práticas para você melhorar a comunicação do seu negócio:

  1. Comece de dentro para fora – sua equipe precisa entender o propósito e a razão da empresa existir
  2. Faça. Documentação é poder
  3. Lembre-se que comunicação é algo natural
  4. Inclua “sem gênero” na linguagem da marca
  5. Saia do muro e assuma seus posicionamentos
  6. Seja transparente e 
  7. Seja acessível

 

Faça uma comunicação sem asterisco, ou seja, algo natural que flua com transparência. Tenha clareza no processo para surpreender os clientes e transformá-los em embaixadores da marca.

Lucas Taidson
Lucas Taidson
Relações Públicas, especialista em Neuropsicologia. Se dedica a construir estratégias de conteúdo para desenvolver ações de comunicação e marketing que geram reputação e vendas.
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