De RP para RP | Covid-19

RP SUMMER | As tendências do @Prochno pra 2020
4 de março de 2020
O “tom” da mensagem pode ser o maior aliado do seu negócio
27 de abril de 2020

De RP para RP | Covid-19

Faz algumas semanas que a gente passou a conviver com um “dia-a-dia” diferente. Esquisito no começo, mas que aos poucos vai se acomodando. Cheio de desafios distintos, ele tem nos cobrado e nos ensinado. Tem demandado adaptações de pessoas, empresas e principalmente do mundo da comunicação.

Isso não foi diferente aqui na Todo Mundo Precisa de umx RP; a Covid-19 abalou o dia-a-dia de nós como profissionais, cada um na sua função, mas também nos fez refletir sobre o nosso papel em um momento como este.

Pode ser que a gente tenha demorado um tanto para chegar neste texto, mas:

  1. teve muita coisa em nossa rotina profissional (e vamos falar disso nas próximas semanas);
  2. queríamos ter a certeza de que estávamos criando algo que fizesse sentido no atual momento.

Que agregasse valor de verdade para todos os profissionais de comunicação, não apenas ocupasse o “vácuo” gerado pelo tempo que agora a gente tenta preencher com coisas diferentes.

 

Legal, mas e o RP?

Além de ficar em casa, seguir as recomendações do Ministério da Saúde e lavar as mãos, qual é a nosso dever como Relações Públicas no meio de tudo isso? A gente pensou um bocado e achamos que se resume em três coisas:

  • Ser empático;
  • Zelar pela transparência;
  • Ser e focar na eficiência da comunicação.

E esses três pontos podem ser o ponto de partida para mostrar na prática de por quê Todo Mundo Precisa de umx RP.

 Não é exclusivo do Brasil, mas por aqui a pandemia tem sido acompanhada de perto por um caos político. Vai ser difícil explicar para a próxima geração o tamanho do caos “extra vírus” que estamos vivendo e isso mostra claramente o motivo da empatia ser algo fundamental para vencermos esse desafio.

Aliás, saber que “histeria” nos faz mal é algo sempre presente, mas mesmo assim não temos vivido um só dia em paz plena para poder focar o combate somente ao inimigo da saúde. 

É nesse momento que talvez você esteja pensando: “mas isso é impossível”. Sim, na esfera do governo, nos dias de hoje é. Mas e na sua empresa? No seu departamento? Na sua família e no seu círculo de amigos? Será que realmente o RP não pode trabalhar em pequenos grupos para deixar a comunicação mais harmoniosa agora?

Todo RP sabe (ou já experimentou) que em momentos de crise institucional nossa função é demandada e valorizada. Em momentos de crise financeira, ela as vezes é uma das primeiras a sofrer com cortes. E diante desta crise global, que traz impactos financeiros? O que a gente tem observado é que ela foi impactada com os dois cenários acima – nossa função está sendo demandada/valorizada mas também sofrendo cortes.

E é com isso em mente que a gente resolveu acelerar o projeto de digitalização da Todo Mundo Precisa de umx RP (e a tua empresa deve estar no mesmo caminho). Ao longo dos próximos dias e semanas voltaremos com um monte de conteúdo interessante para ajudar a gente a entender esse “novo mundo” das RPs mas também reflexões sobre como, mais uma vez, a nossa profissão precisa se adaptar para se manter na linha de frente, como função primordial em um momento tão relevante como este.

 

Pra não perder nada você tem 3 opções:

Curtir nossa fanpage no Facebook, onde a gente vai levar bastante conteúdo em texto e vídeo.

Seguir a gente no Instagram, onde vamos compartilhar pílulas e conteúdo rápido sobre tudo isso

Se inscrever na nossa newsletter (aqui no rodapé!), para não perder absolutamente nenhum dos conteúdos que vamos produzir.

 

A gente se encontra já a partir dos próximos dias!

Alf, Fabi, Japa e Pedro.

De RP para RP | Covid-19

Comentários

13142