O “tom” da mensagem pode ser o maior aliado do seu negócio

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O “tom” da mensagem pode ser o maior aliado do seu negócio

Esta é a minha 7ª semana de distanciamento social – já são mais de 40 dias de home office, de poucos abraços e apertos de mão, e de muito happy hour virtual, grupos e mensagens no WhatsApp. E como eu moro sozinho, bem, de dias sozinho! É estranho, é complexo, é bom e ruim; é a nova realidade. Eu espero que você, que está lendo esse texto agora, esteja bem, seguro(a) e que sua família também esteja bem e segura.

Nas últimas semanas eu trabalhei muito e observei bastante também. Li muita coisa sobre a COVID-19 mas especialmente dediquei tempo em atentar como empresas e celebridades têm moldado a sua comunicação para tempos como este. O processo natural, claro, foi olhar sob a ótica das RPs: como será que cada empresa precisa adaptar o tom das suas mensagens para momentos assim.

É preciso começar dizendo o óbvio: não é fácil, não é simples e não há uma receita que a gente consiga aplicar pra todo mundo. Tem indústrias (como a de jogos eletrônicos) que estão bombando, e outras, como a automotiva, por exemplo, que já tiveram o pior mês em 14 anos.

E eu nem cheguei perto das Pequenas e Médias Empresas (PMEs). Mas uma coisa é fato, e isso apareceu em algumas pesquisas já: a prioridade precisa estar no ser humano; nas pessoas.

Uma coisa que me deixou especialmente feliz foi ver um número extremamente baixo de empresas que claramente estão se aproveitando da situação para vender mais ou abusar de preços. E não há nada de errado nisso, são escolhas que trazem diferentes consequências – eu acho que não pega bem e não é empático.

Por outro lado, vi um número grande de empresas cuidando do tom das mensagens para demonstrar empatia e cuidado, ao passo em que apresentam a si ou seus serviços/produtos como alternativa. O que é bem melhor recebido pelas pessoas.

Como comentei acima, o atual cenário traz muitos desafios – empresas vão demitir, outras vão fechar as portas pra sempre; a adaptação é fundamental e inevitável, e a comunicação tem um papel ainda mais importante em momentos assim.

Como se comunicar e o tom que adotamos podem ser fatores importantes para ajudar neste processo e até atrair mais/novos consumidores – o que pode ajudar a navegar essa fase.

Momentos de crise, como o que vivemos, impactam diretamente o mundo da comunicação, com cortes de pessoal e verba, mas também tornam a comunicação ainda mais fundamental, pois está nela a percepção que as pessoas terão sobre a responsabilidade da instituição diante do desafio que vivemos.

E o “tom” da mensagem pode ser o maior aliado do seu negócio.

Pedro Prochno
Pedro Prochno
Sou fã das Relações Públicas*! Graduado em RP e com um MBA pela FGV, sou Pai do “relações”, Mergulhador, DJ e mto curioso! Adoro viajar, conhecer novas culturas, pessoas e formas de se ver o mundo!
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