Pequeno Manual de Boas Práticas na Internet

Nem todo RP terá um negócio, mas todo RP precisa saber de negócios
29 de setembro de 2020
Mercado calmo nunca fez bom RP
15 de outubro de 2020

Pequeno Manual de Boas Práticas na Internet

Parece fácil se comunicar bem nas redes sociais, né? Mas em tempos de grande exposição digital, qualquer deslize pode se tornar um grande problema. Por isso, compartilho com vocês 10 dicas simples e sinceras de como se comportar e navegar em 2020 nas redes sociais:

 

1 – Pensar diferente é normal
Sim, você pode discordar das outras pessoas e pensar diferente delas muitas vezes, cada um tem a sua percepção de um assunto ou ideia. Podemos respeitar e está tudo bem.

 

2- Nem todo conteúdo da internet vai servir para você
Encontraremos materiais que não gostamos ou que para nossa opinião é raso, mas sempre haverá alguém interessado e que goste. Os conteúdos não são feitos para todo mundo. Respeite o conteúdo alheio.

 

3- Racismo, Homofobia e Feminismo não são mimimi
Vamos acordar, já estamos em 2020, dentro ou fora da internet esse assuntos não são mimimi.

 

4 – A internet não é lixeira da sua vida
Temos muitas maneiras de desabafar, seja na terapia ou com os amigos, mas atenção: não precisa ser na internet. Compartilhe os dias bons, as coisas legais que acontecem na sua vida. Lembre-se: o mundo digital também aceita coisas boas, não necessita dos super textos de coisas ruins.

 

5 – A sua opinião não é importante para todo mundo
Simples dessa maneira! Nem sempre precisamos emitir a nossa opinião. Quando eu posto algo, não significa que quero saber o que o outro pensa. Internet é um lugar público? Sim, mas não é porque está lá que precisa falar.

 

6 – Pessoas famosas são pessoas
Isso mesmo. Artistas e jogadores são pessoas como você. Tem sentimentos, família, amigos, uma vida de verdade. Você não tem o direito de falar o que quer só porque o famoso “não vai ler os seus comentários”. Não seja esse tipo de pessoa!

 

7 – Não compartilhe Fake News
Você é responsável sim pelo que compartilha, não deve passar fake news adiante.  Leia antes de enviar, busque saber as fontes. Seja também responsável pela rede. Faça a sua parte!

 

8 – Não seja o chato do rolê digital
Não compartilhe qualquer coisa, envie vários convites para curtir ou correntes Filtre o que você compartilha. Respeite a rede social do próximo!

 

9 – Não exponha as pessoas que não querem ser expostas
Não fale mal para que os outros leiam, não poste sem autorização  Atrás de cada perfil é uma pessoa!  Internet é sim sobre pessoas.

 

10 – Não diga na internet, o que você não tem coragem de dizer na cara de alguém
Quando postar reflita: eu diria isso na frente de outra pessoa? Seja uma ou cem? Se a resposta for negativa, não poste.

 

 

A internet traz muitas coisas boas, novas possibilidades e conhecimentos, mas quando usada da maneira certa. Lembre-se de anotar essas dicas e usar constantemente.

Boa navegação por aí!

Guilherme Alf
Guilherme Alf
Guilherme Alf é formado pela PUCRS em Relações Públicas, com MBA em Gestão, Empreendedorismo e Marketing, é Líder e sócio da ALF NEGÓCIOS CRIATIVOS e traça todas as estratégias digitais de diversos artistas como Atitude 67 e no futebol Geromel e o pentacampeão Denilson. Desde 2016 comanda a operação do China Brasil Futebol. Em 2012 criou o coletivo “Todo Mundo Precisa de um RP” que desenvolve conteúdos e organiza a maior semana de Relações Públicas no Brasil, a RP WEEK.
Acompanhe:
Pequeno Manual de Boas Práticas na Internet

Comentários

13286