6 Dicas para não surtar durante o TCC

Mal súbito de Eriksen: Os erros do SporTV
13 de junho de 2021
Você pratica comunicação assíncrona?
7 de julho de 2021

6 Dicas para não surtar durante o TCC

TCC é aquele momento empolgante e desesperador da vida acadêmica. Ele muda um pouco de universidade para universidade, mas uma coisa é constante: dá trabalho, é desafiador e causa episódios esporádicos de surto. Mas não se desespere. Nesta altura do campeonato, dependendo do semestre em que você está na faculdade, você já deve estar tendo pequenos derrames e surtos por causa do TCC, certo? Fique tranquilo. Se desesperar não leva a lugar algum e muito menos ajuda neste processo.

Para te ajudar a manter a calma ao longo de TOOOODO o TCC, preparei aqui algumas dicas que podem ser MUITO úteis. Todas elas se aplicam no caso de um projeto com uma empresa real (que vemos que é o modelo mais comum), mas algumas podem não funcionar caso sua universidade peça uma Monografia. Aí é só se apegar naquilo que serve 🙂

 

1- TCC é um LEGO

O TCC é praticamente um jogo de montar. Você vai construindo cada pedaço dele e juntando as pecinhas para, no fim, ter uma cidade inteira montada. Pois bem, faça do seu TCC um LEGO. Monte cada parte/capítulo de forma separada. Pode ser em um arquivo separado, e organize tudo em pastinhas – as imagens, as referências, os textos de suporte e por aí vai. Isso ajuda a manter os arquivos leves (especialmente se você está adicionando imagens neles) e, consequentemente, mais fáceis de abrir e trabalhar.

 

2- Junte tudo no final

Mantenha esta lógica dos arquivos separados até o último momento. Só junte tudo quando estiver na hora de começar a formatar o trabalho todo, aí sim você terá um arquivo grande e pesado, mais demorado para trabalhar, mas quase pronto.

 

3- Não se esqueça da coerência

Manter os arquivos separados ajuda no trabalho do dia-a-dia, mas é fundamental e primordial não esquecer da coerência. Um capítulo precisa fazer sentido e ser coerente com o anterior e com o próximo. O trabalho final é uma peça única. Então mesmo que o grupo se divida para construir o LEGO, é fundamental que todos participem da revisão e garantam que os textos são coerentes e conectados entre si.

 

4- A nuvem pode ser a sua melhor amiga

Para trabalhar no arquivo, especialmente se você é parte de uma agência, a nuvem pode ser sua melhor amiga pois i) mantém o arquivo automaticamente salvo, ii) permite que mais de uma pessoa trabalhe no arquivo ao mesmo tempo. Ter tudo disponível o tempo todo em um só lugar vai evitar que vocês fiquem trocando arquivos por e-mail, WhatsApp e atualizando o arquivo errado. Google Docs e Office 365 estão aí para colaborar com isso. Mesmo assim, lembre-se da dica 4, abaixo.

 

5- Cópia do seu TCC

Tem gente que salva 285749638452 cópias do arquivo off-line, e isso só vai fazer as coisas mais difíceis. Manter backups (cópias de segurança) é muito importante e válido, mas não precisa se desesperar. Mantenha um arquivo de trabalho (aquele que recebe todas as atualizações) e um outro de backup, mas sempre em lugares diferentes (Não adianta ter todos no seu pc e ele dar pau!). O Dropbox é uma ótima opção e se cadastrando com meu link você ainda ganha espaço extra. Clique aqui 

 

6- Trabalhe um pouco todos os dias

Repetindo o ponto 5 do “7 dicas para escolher o cliente do seu TCC : O TCC se constrói ao longo do ano e não apenas nos dois últimos meses. Se reunir e falar sobre o trabalho, escrever, produzir, mesmo que um pouquinho, mas todos os dias, é muito importante. Isso ajuda a dar ritmo e a conseguir avançar com o trabalho. NUNCA, JAMAIS deixe tudo para a última hora. Isso NÃO DÁ CERTO!

 

7- Dedique tempo para manter tudo organizado

Se você optou por usar o Google Drive ou o seu PC, não importa, dedique algum tempinho para, junto com seu grupo, definir como vocês todos vão organizar os arquivos: tudo em uma pasta, uma pasta por capítulo, pastas diferentes para imagens, enfim. A organização vai ajudar a encontrar as coisas mais importantes sem muita dor de cabeça.

 

8- Envolva o cliente durante todo o processo

É muito fácil que com a correria do dia-a-dia a gente acione o cliente do TCC apenas quando temos dúvidas ou precisamos de algum material da empresa. Mas, segundo meu amigo, e agora professor universitário Fabio Polisel, isso é um erro. Ele me disse que é fundamental manter o cliente próximo durante todo o processo, quer seja com as perguntas e reuniões, quanto mantendo ele informado das etapas e processos do trabalho. Não é necessário avisar de cada passo, mas pelo menos a cada 15 dias mandar um status das coisas ajuda o cliente a valorizar o trabalho.

 

Bom TCC,

Pedro Prochno

 

Este texto é atualizado anualmente – se você tem dicas sobre o TCC envie pra nós

Pedro Prochno
Pedro Prochno
Eu adoro as Relações Públicas e tudo que engloba esse mundo. Sou graduado em RP, com um MBA pela FGV. Mergulhador tech, DJ, amante de arte. Adoro fazer perguntas, viajar, conhecer novas culturas, pessoas e formas de se ver o mundo!
Acompanhe:
6 Dicas para não surtar durante o TCC

Comentários

9909