Lugar de RP é onde quiser, mesmo que não tenha esse nome

Você pratica comunicação assíncrona?
7 de julho de 2021
RPCon 2021 discute tendências de comunicação
4 de agosto de 2021

Lugar de RP é onde quiser, mesmo que não tenha esse nome

 

Entrar no mercado e  achar vaga como relações públicas pode ser desafiador, isso não é de hoje. Mas a bem da verdade é que uma profissão tão plural como a nossa abre oportunidades que extrapolam o título do cargo e se ramificam numa série de tantas outras atividades.

Há quem reclame disso. Eu prefiro ver todas as portas que se abrem a partir daqui! 

Esse texto é especialmente dedicado para aqueles que estão em início de carreira. Aqui vão alguns aprendizados que tive na minha jornada de RP não atuante como RP (O.o) e que talvez, possam contribuir para a sua:

  • A faculdade é a base, você é quem busca o diferencial: desde a faculdade eu procurei estudar sobre tecnologia e outras áreas que não a comunicação. Certamente esse conhecimento trouxe os diferenciais que abrem as principais oportunidades de trabalho na minha carreira.
  • Dá pra aplicar o pensamento de RP em (quase) tudo: dá pra ser marketing, social media, customer success, customer experience, eventos, vendas, produto, etc. O que você quiser! O que não pode é guardar o conhecimento em uma caixinha.
  • Negócios e tecnologia também são coisa de RP: você não precisa ser expert, mas precisa ter noções básicas para saber aplicar, contratar equipe e bons fornecedores. Caso contrário, ficará refém da palavra do outro.
  • Você consegue mudar de carreira: eu demorei muito tempo para compreender que carreira não é uma linha de chegada, mas sim uma jornada em que vamos escolhendo caminhos. A ideia de que temos que ser apenas uma coisa durante toda a vida é tão ultrapassada quanto máquina de escrever.
  • Você precisa saber escrever: tem muito RP que foge da escrita, eu já fui uma deles durante a faculdade. Saber estruturar uma mensagem com coerência e alinhada aos objetivos estratégicos é a chave de sucesso para qualquer profissional de comunicação, seja um release ou um PPT. 
  • Planejar para agir, isso não é em vão: planejamento e análise crítica são fundamentais em qualquer profissão, vale pra RP, vale pra tudo.
  • Long life learning (aprendizado ao longo da vida): ele é um conceito do qual qualquer profissional que quer se manter em crescimento na sua carreira deve prestar atenção. Seguir sempre estudando e aprendendo. 

 

Se você chegou até aqui, espero ter contribuído de alguma forma para a sua jornada profissional. Siga em frente, crie e se reinvente. RP pode ser tudo que você quiser, sem precisar chamar desse nome.

Fabiane Klafke
Fabiane Klafke
Relações Públicas apaixonada pela profissão. É Diretora e co-fundadora da RP School.
Acompanhe:
Lugar de RP é onde quiser, mesmo que não tenha esse nome

Comentários

13427