Web 2.0 foi a primeira a aparecer, vieram então as RPs 2.0, Comunicação 2.0, iPhone 2.0 (hoje já temos o iPhone4), Kotler lançou agora o Marketing 3.0….. mas, e a Sustentabilidade?
Sustentabilidade é um termo recente, tem pouco mais de 6, 7 anos que ele começou a fazer parte do “cotidiano” das pessoas. Por este motivo, muitos entendem sustentabilidade apenas como sinônimo de Meio Ambiente, o que não é!
Não é SÓ isso. Quando falamos em sustentabilidade estamos falando também de nossa relação com o dinheiro, com a economia, das nossas relações com as pessoas, com as empresas! Afinal de contas, sustentabilidade é um tripé, o famoso People, Planet, Profit (Pessoas, Planeta, Dinheiro), criado por John Elkington!
O tema amadureceu, passou a fazer parte de nosso cotidiano, as organizações passaram a prestar muito mais atenção nele e a usá-lo como forma de se “aproximar” das pessoas, mesmo que sempre caindo no conceito limitado de Meio Ambiente.
Algum tempo atrás me deparei com o vídeo abaixo que fala sobre Sustentabilidade, mas inclui um “2.0” ao seu final. Fiquei intrigado, claro, e fui assistir! Foi então que percebi ter achado o melhor vídeo (didaticamente falando e em minha opinião) sobre o assunto. Percebi que a empresa que o fez (cuja marca não é explicitada ao longo do vídeo, mas é devidamente apresentada) resolveu adicionar o 2.0 para justamente agregar o que faltava ao “tripé”, Pessoas e Dinheiro.
E você, o que achou? Vale a pena mudar a sua relação com o mundo?
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Pedrinho,
amei seu blog e a abordagem do tema de sustentabilidade!
Beijoss
Nana Gioia
Olá Pedro…
Adorei o vídeo, e acredito que faremos o certo, com as oportinidades que surgem.
Sobre o que vc colocou no começo, esse coisa de "2.0", concordo com a "teoria" do GIl Giardelli:
"Na verdade eu tenho uma tese que a primeira humanidade , a 1.0 foi a agrícola, a segunda humanidade foi a industrial, a terceira humanidade foi tecnológica, a quarta humanidade é a cyber espiritual e acho que já passamos dela, estamos na quinta, que é a humanidade da democracia dos produtores de conteúdo, onde as pessoas brevemente, talvez demore uma década – um pouco menos ou um pouco mais – mas as pessoas vão se auto organizar através da internet e vão fazer ações fora dela. "
Acho que se encaixa com o tema de sustentabilidade, as pessoas estão procurando como tirar isso do escrito do falar para se organizar e fazer as ações de sustentabilidades concretas fora das mídias.
Abraços,
Belle
@blogabordo
Cibele, acho que "Ação sustentável" vai bem na linha que defendeu, porém entendo que o "ENTENDIMENTO" da definição de sustentabilidade, evolui de forma mais lenta. Pessoas ainda tem MUITA dificuldade em atrelar a Economia e as "Pessoas" com o Meio Ambiente, por isto acho que o "2.0" do vídeo é muito bem empregado neste caso!
Beijos
@prochno
Desculpa Pedro, não sei se entendi muito bem o que você falou.
As pessoas tem dificuldades de atrelar a economia e o meio ambiente?
Se for isso, eu discordo de você! rs
Eu pensava isso até meses atrás, mas ando acompanhando o comitê de sustentabilidade da ABERJE e uma palestra da diretora de comunicação de mkt do Wal Mart me fez entender o qdo as pessoas estão procurando as sustentabilidade.
No último comitê tb teve uma apresentação de uma pesquisa, q as porcentagens são claras, as pessoas estão sim se preocupando e atrelando as duas coisas…
Veja essa entrevista que fizemos com o Paulo Nassar, ele fala em diversas âmbitos da sustentabilidade…
Abraços,
Belle
@blogabordo
Tá aqui a entrevista com o Nassar!
=]
http://abordodacomunicacao.com.br/?p=421
O pior é quando você vê pessoas que trabalham em empresas que, tecnicamente, difundem a susentabilidade, falando barbaridades como sustentabilidade social ou sustentabilidade ambiental.
Sustentabilidade corporativa é um bom termo pq ela é o desenvolvimento sustentável no escopo das empresas. Não convém chamar tudo de desenvolvimento sustentável ou sustentabilidade (2.0 ou whatever) pq o termo, por si só, é muito amplo. Ele trata de território, de mobilidade urbana, de migração, de causas e efeitos que não estão atrelados ao ambiente corporativo. É preciso, sim, fazer a distinção, mas que tem muita gente falando besteira por aí, ah, isso tem.
Eu conheço esse vídeo do Wal-Mart. Inclusive entrei em contato com eles para saber a possibilidade de tê-lo em alta definição para mostrar em palestras, mas fui prontamente ignorada.
Beijão e vamos nos falando, já que temos muitíssimo em comum.
julianna