A pergunta do título desse post eu me faço diariamente. – Quantos “eus” existem? Pra elencar alguns existem: O Pedro “filho”, o Pedro irmão da @mprochno, o Pedro assessor de Estados e Capitais, o Pedro ex-aluno da @anamanssour e da @isildinhamartin (entre outros), o Pedro profissional de Relações Públicas, o Pedro do @rotex_sp, o Pedro do Rotaract Aliança Lapa, o Pedro nadador, o Pedro DJ, o Pedro amigo, o Pedro blogueiro do relações….. vixi….. essa lista vai longe!
Todo mundo que “anda” pelas redes sociais (orkut, facebook, twitter, linkedIn, só pra dizer algumas) com certeza já escutou um “toma cuidado com sua imagem na web pois as empresas podem se assustar com a sua “louca balada insana de sexta passada“”. Poxa, fala sério!
Tenho bastante cuidado ao colocar uma informação minha na web! Reflito como aquilo será interpretado pelas mais diferentes audiências que tenho por aqui (família, amigos, profissionais, blogueiros, etc…), mas convenhamos, EU SOU UM SÓ! Vou ao supermercado como todo mundo, como, bebo, não fumo, pratico pouco esporte, vou ao banheiro fazer tudo aquilo que você faz (mas que em uma conversa faz cara de que não faz), cometo erros de português, faço barbeiragem no trânsito BEEEEMMM de vez em quando (é sério, JURO :-), tirei minha carta de 1ª 5 anos atrás), saio com meus amigos e, as vezes, faço algumas bobagens…. sou uma pessoa normal, como outra qualquer!
Me incomodo muito em ter que manter uma imagem para agradar pessoas ou corporações na web! Não acho isso saudável para ninguém! Claro que precisamos manter um padrão básico, respeitar as leis, as pessoas, sermos éticos! Acreditar que não cometo erros de português, que não faço besteira de vez em quando é inocência! Porém, estas coisas não me tornam menos capaz, menos responsável quando a situação demanda, ou menos correto!
Foi o vídeo abaixo que me apressou a escrever este post! O Orkut incluiu uma nova funcionalidade onde agora você pode mandar mensagens, compartilhar fotos e vídeos com cada grupo de amigos. Tá bom, o Facebook tbm já faz isto… Mas o vídeo que o Orkut criou ESCANCARA que temos “diversos eus” por aí!
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=R1xzJrPn-Bc&feature=player_embedded]
Particularmente acho que estamos indo para o caminho errado. Preferimos “omitir” coisas do mundo à entender que todos são normais, erram e não podem/devem manter um padrão de imagem o tempo todo! Entendo que precisamos aceitar as diferenças cada vez mais e não julgar tanto as pessoas pelo que fazem/falam, desde que respeitada a individualidade E a coletividade, afinal, vivemos em sociedade!
Eu já faço disto minha maneira de viver! Sou eu mesmo, assim, como sou.
Quantos “vocês” existem? Como você lida com cada “seu” que existe?
Pedro,
No começo o post estava um pouco narcisista, mas depois ficou muito bom.
Fui numa palestra nos últimos dias com a especialista em direito digital, Patricia Peck, onde ela comentou que, mais alguns anos, e nós precisaremos mudar de nome quando ingressar no mundo corporativo, para ninguém poder identificar o que fizemos quando eramos adolescentes. Ai entra naquela: seu passado te condena? Quem não já fez alguma coisinha que NÃO deveria ter feito no orkut, que atire a primeira pedra!
Pedro,
Mais um belo texto para uma ótima reflexão.
Com certeza, somos vários "eu" para sermos um só. A vida nos pede isso. Não importa qual "eu" aprece no momento; o que importa é que a essência desse "eu" seja sempre a mesma ("viajei" um pouco para o meu gosto, mas o q fazer).
Abraços,
@alexandre_amc
Pedrusco,
é, acho que é por aí mesmo. temos vários "eus", ou papéis sociais, ou personalidade fragmentada, como quiserem.
gostei de interpretar esse post com um "manifesto" em relação ao "politicamente ideal e correto". constrói-se um imaginário de como as pessoas são, e exige-se isso delas, mesmo que quem exija não pratique.
mas tudo bem. o que menos podemos cobrar das pessoas é coerência, não é mesmo? assim é a vida.
Adorei! Tenho tantas Marílias dentro de mim que muitas vezes uma acaba entrando no lugar da hora, principalmente na hora que eu acho que devo falar o que vem na cabeça. VocÊ sabe que não filtro minhas palavras nas redes sociais e não sei se deveria, não sei se é correto uma Marília apagar a outra, sendo que todas tem os mesmos ideais e principios. Adorei mesmo o post. Ta de parabéns pelo Blog! Conheci o Pedro dj, colega de classe, da comissão de formatura!
Acredito que devemos nos policiar nas redes sociais da mesma forma que devemos nos policiar em todas as "esferas" de nossa vida. Não na tentativa de esconder o nosso "eu" e sim de tentar aprimorar o ser humano que somos.
É claro que vamos sempre cometer erros, mas errar o menos possível é uma meta que tenho, afinal, devemos aprender com eles para não repetí-los. É claro que não há ninguém perfeito, mas a busca por viver melhor me faz bem.
Não há como viver escondendo nossa verdadeira em face em qualquer esfera que seja.
Gostei do post! Bem interessante! :]
Pessoal,
muito obrigado pela participação de todos. Realmente podemos notar que todos começam a identificar vários "eus" no dia a dia.
Claro que não tenho a resposta de como devemos "ser", cada um precisa buscar a sua forma, a que acredita ser boa para sí! To tentando reduzir minhas identidades, rsrsrs.