• Início
  • Autores
  • Expediente
No Result
View All Result
Blog RP
  • RP
  • Mercado
  • Cases
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • Opinião
  • Coberturas
  • Serviços
Blog RP
  • RP
  • Mercado
  • Cases
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • Opinião
  • Coberturas
  • Serviços
No Result
View All Result
Blog RP
No Result
View All Result
Home Opinião

Segmentação das redes sociais

Pedro Prochno by Pedro Prochno
21 de junho de 2016
in Opinião
10
8
VIEWS
Compartilhe por WhatsAppCompartilhe no LinkedIn

Facebook e Orkut são as redes sociais mais ecléticas que existem hoje. Qualquer um pode fazer parte delas. Existem porém outras redes sociais mais específicas, voltadas para pessoas com um interesse em comum, são as chamadas “Redes Sociais de nicho”, e que vem ganhando cada vez mais espaço na web.

Lentamente novos nichos e interesses vão criando suas comunidades virtuais, não apenas em redes existentes, mas desenvolvendo plataformas completamente novas, customizadas para eles e que proporcionam particularidades específicas.

Algumas destas redes são a Pioneer DJ Network e a SoundCloud (voltadas para músicos e DJs), byMK (mercado da moda), Drimio (para comunicadores e amantes de marcas), entre muitas outras.

Vejo nesta outra “forma de se relacionar” um grande mercado, não só para os desenvolvedores, mas como também para as empresas e principalmente Relações Públicas. Com elas as organizações contam com mais uma plataforma para se relacionar, comunicar, fidelizar e engajar seus consumidores, além de contar com vasto banco de dados para extrair informações capazes de auxiliar na inovação de seus produtos e serviços.

Ir com muita sede ao pote pode ser prejudicial para a organização. Sempre vi com maus olhos aquelas que adentram as redes sociais para fazer propaganda de seus serviços/produtos. Acho que existe local próprio para isto. As redes sociais servem para interação, troca de experiências, troca de informações sobre o produto. Eu não entro em uma rede social procurando anúncios, e é aí que muitas redes e marcas, pecam.

Estas redes abrem, assim como qualquer outra, mais uma “via” de comunicação entre a organização e seus públicos, o que pode ser explorado e usado de forma positiva ou negativa. Aprender a usar estas plataformas é fundamental para se tirar o melhor do que elas tem a oferecer. Segmentação e comunidades cada vez mais específicas é uma tendência e, quem sabe, venha para amenizar um pouco a superficialidade gerada pela internet. Se você conhece mais Redes Sociais de Nicho, deixe um comentário para acrescentarmos na listinha!

ps: depois de escrever este post ainda descobri o WebFut (pra quem gosta de futebol).

Tags: comunicaçãoMarketingRedes SociaisRelações Públicas
Previous Post

Programa diferente? Que tal escalada!

Next Post

O “fazer acontecer” do Chile, e o que temos para aprender

Pedro Prochno

Pedro Prochno

Top Voices do LinkedIn para Relações Públicas, adoro tudo que engloba esse mundo. Tenho um MBA pela FGV, sou mergulhador tech, chef de final de semana e amante de arte. Adoro fazer perguntas, viajar, conhecer novas culturas, pessoas e formas de se ver o mundo!

Next Post

O "fazer acontecer" do Chile, e o que temos para aprender

A credibilidade das pesquisas em xeque

Ascender ou sobreviver?

Comments 10

  1. Leo Bragança says:
    15 anos ago

    Pedro, tudo bem? Quero indicar o Livreiro (www.olivreiro.com.br), que é uma rede para quem gosta de livros e leitura. E em especial, essa rede tem uma preocupação com a qualidade muito grande. Há uma interação muito grande entre os usuários. Coisa que existe muito no byMK e no Pioneer tb, pelo o que já me apresentaram. Acho que essas redes segmentadas e específicas são o futuro das redes sociais, o CEO do Facebook já se mostrou muito confiante nisso também e preocupado com essa questão. O importante é você não ser apenas um "cadastrado" ali. Por isso tô indicando o Livreiro, inclusive, e sugiro que conheça também. Um abraço.

    Responder
    • Pedro Prochno says:
      15 anos ago

      Leo,

      realmente esqueci d`O Livreiro. Já o conheço.

      Obrigado pela dica

      Pedro Prochno
      @prochno

      Responder
  2. Rubia says:
    15 anos ago

    Pedro,
    Realmente ficou muito bom, o tema é super interessante. Na vida visão, essas redes sociais segmentadas sempre vão existir, embora sejam facilmente substituídas por outras, é um universo a se explorar. Corporativamente falando, é uma terra de ninguém, com um super potencial para ser explorado.
    Parabéns pela pesquisa, mas da próxima vez pergunte às amigas que também poderiam ajudar.
    hehehe

    Sucesso para o Relações.
    Um beijo,
    Rubia

    Responder
  3. Mauro Segura says:
    15 anos ago

    Pedro. Muito bom post, especialmente porque poucas vezes vi alguém falar sobre segmentação nas redes sociais. Não é uma abordagem que é discutida nas empresas, pelo menos esta é a minha percepção. Este é um bom tema e que merecia ser mais debatido. Gostei também quando escreveu que as empresas entram nas redes sociais para fazer propaganda de seus serviços/produtos e aí elas comentem o pecado capital das redes sociais. Muitas empresas negligenciam o diálogo e a troca de experiência, e acabam tratando as redes como um mero canal de propagando. Parabéns. Gostei da abordagem. Abcs. Mauro.

    Responder
    • Leo Bragança says:
      15 anos ago

      Concordo, Mauro. Vou fazer um post continuando este bom tema levantado pelo Pedro. Abs

      Responder
      • Pedro Prochno says:
        15 anos ago

        Leo, nos avise 🙂
        Se precisar de ajuda, fique a vontade para me procurar.

        Ary, bom ver sua visita por aqui. LinkedIn foi uma das primeiras com objetivo específico mas também com uma abrangência maior!

        Arthur e Jorge, obrigado pelas contribuições.

        Abraços

        Pedro Prochno
        @prochno

        Responder
  4. Pedro Prochno says:
    15 anos ago

    Mauro e Rúbia, obrigado pelos elogios.

    Este é mesmo um assunto pouco debatido/pensado mas é algo que com certeza faz muito sentido! Segmentar, e dar atenção exclusiva para nichos, é muito importante! Usar corretamente estes grupos também, ir com calma, aprender, fidelizar, etc…. Simplesmente bombardear com propaganda não ajuda!

    Como diz Silvio Meira, estamos na era da conectividade em espiral, aprendemos, trocamos experiências e informações, construimos conhecimento juntos, o mesmo serve para empresas, que PRECISAM aprender com seus clientes/consumidores.

    Obrigado

    Pedro Prochno

    Responder
  5. Athur Borges says:
    15 anos ago

    Olá Pedro, ótimo post.
    Muito boa também é o Skoob (www.skoob.com.br), que também é uma rede de nicho para livros, se não me engano é maior deste segmento no Brasil, eles já foram procurados por fundos de investimento internacionais, o que prova que este tipo de rede no Brasil está dando muito certo.

    Responder
  6. Jorge says:
    15 anos ago

    Olá, ótimo post. A tendência é que as pessoas procurem as redes com temas que elas mais se identificam. É claro que sempre haverão as gigantes tipo o Facebook, onde nós nos relacionamos de maneira geral. Mas nas redes de nicho você fala sobre um ema específico e com pessoas que se identificam com aquilo. Eu já me cadastrei no Webfut (http://www.webfut.com.br) no Cruzeiro. Um abraço a todos!

    Responder
  7. Ary Adurens says:
    15 anos ago

    Pedrao, muito bacana o post. Deixo como dica o ja famoso linkedin que e uma rede voltada para questoes profissionais e muito conhecida tambem.

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *





O Blog RP é uma iniciativa da
Todo Mundo Precisa de Um RP.

Principais Categorias

  • Cases
  • Clipping
  • Coberturas
  • Cursos
  • Destaques
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • Mercado
  • Opinião
  • RP
  • Serviços
  • Início
  • Autores
  • Expediente

© 2022 RP - Todo Mundo Precisa de um RP TodoMundoRP.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Destaques
  • Cases
  • RP
  • Clipping
  • Empreendedorismo
  • Cursos
  • Entrevistas
  • Mercado
  • Opinião

© 2022 RP - Todo Mundo Precisa de um RP TodoMundoRP.