Por Lívia dos Santos
Sábado eu tive mais uma vez, a prova de que o Twitter tem voz! Mas para explicar essa história, vamos desde o começo. Eu tive o privilégio de trabalhar na AACD durante oito meses como assistente de Marketing e conhecer de perto todas as histórias de vida, de coragem e de conquistas que aquelas crianças e suas mães vivenciam a cada dia.
No Teleton de 2009, tinha acabado de entrar na instituição. Eu não havia feito parte da organização desde o princípio, mas minhas analistas, gerente e superintendente viram minha paixão pelas redes sociais e a oportunidade de ter alguém para cuidar do Twitter da entidade naquele que é o maior evento da AACD e que tem essa interação direta com o público. Por isso, a necessidade de ter alguém para responder as mensagens por meio do canal aberto, era essencial.
O perfil @AACD ainda era novo, quase recém criado. Além do número de seguidores que conseguimos e um site que inseriu um banner do evento em sua página, o mais importante para mim era conseguir o engajamento das pessoas que, nesta ocasião, tinham que ser além de simplesmente interagir nas redes sociais; tinha que ser revertido em doação para a causa.
Com os resultados obtidos e crescimento da importância do Twitter, este ano já não estava sozinha. Fiquei honrada em ser convidada para estar novamente tuitando em nome da AACD juntamente com toda a equipe de marketing que um dia integrei. Feliz, sábado lá estava eu, voluntariamente para fazer o trabalho que eu adoro para uma causa que admiro.
Este ano, porém, presenciei o que o engajamento nas redes sociais pode conquistar. Tudo começou com o pedido de diversas pessoas para que Eike Batista, o homem mais rico do Brasil e o 8º empresário mais endinheirado do mundo (segundo ranking da revista Forbes deste ano), fizesse uma doação ao Teleton. Elas usavam a hashtag #DoeEike e mentions para o @eikebatista.
O SBT, em seu blog, chegou a publicar uma nota explicando a ação aos seguidores e blogueiros, o que se tornou uma corrente para que o empresário doasse ao programa. Eis que no final da tarde o próprio Eike Batista posta em seu Twitter “vou doar” e um pedido de ajuda em como ligar para o SBT. Estas mensagens deram início à uma nova corrida, desta vez com o “bolão” do valor que seria doado.
@thatiiferreira @vidadegayroto @teletonoficial. Como faco?!
— Eike Batista Oficial (@eikebatista) November 6, 2010
@thatiiferreira. Como ligo para a Producao do SBT?
— Eike Batista Oficial (@eikebatista) November 6, 2010
@_MarcosMosso vou doar senhorita!
— Eike Batista Oficial (@eikebatista) November 6, 2010
O ponto alto da saga foi ao vivo, por telefone. Com os apresentadores Hebe Camargo e Celso Portiolli, o empresário anunciou a doação de um milhão, duzentos e sessenta e três mil reais (R$1.263.000,00)!!!
Foi maravilhoso poder fazer parte desta ação e vivenciar, em tempo real, tal conquista. Depois deste fato eu pergunto: você algum dia duvidou do Twitter? Da influência das redes sociais? Que a vida 2.0 não reflete nas ações do “mundo físico”? Ou que ainda as novas mídias são passageiras? Se você se lembra de outros casos similares, conte pra gente ou deixe a sua opinião 😉
pra vocês verem como cada vez mais a TV tá perdendo mídia rs
Oi Li! Parabéns pelo post e pelo ótimo trabalho no sábado!!!! =D
Bjssssss
Li,
Fiquei muito feliz em ler seu texto e ver que aquela garotinha, cheia de planos e vontade de trabalhar está se tornando uma profissional qualificada, que luta pelo que acredita.
Fico feliz em ter feito parte da sua história, assim como a AACD fica honrada por você fazer parte da história dela.
Sobre a AACD, saiba que é Deus que escolhe quem serão as pessoas sortudas por trabalhar (voluntariamente ou não) com uma causa tão nobre e com tantos super heróis que fazem nosso dia ser cada dia melhor.
um beijo e parabéns!
Pri
Oii Priii!
Que honra tê-la aqui no blog e ter lido meu texto!
Que boom que gostou, não sabe o quanto isso significa pra mim =']
Realmente, ter trabalhado na AACD é uma dádiva pra poucos, mas que passou por lá jamais vai esquecer da história de vida, e não digo das crianças, mas da própria!
Eu que fico feliz em ter feito parte dessa história, hoje e sempre 😉
Beijoos!
Lívia
@Lii_Santos