• Início
  • Autores
  • Expediente
Blog RP
  • RP
  • Mercado
  • Cases
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • Opinião
  • Coberturas
  • Serviços
No Result
View All Result
  • RP
  • Mercado
  • Cases
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • Opinião
  • Coberturas
  • Serviços
No Result
View All Result
Blog RP
No Result
View All Result
Home Opinião

O que você faz do seu Natal?

Pedro Prochno by Pedro Prochno
9 de junho de 2011
in Opinião
3
19
VIEWS
Compartilhe por WhatsAppCompartilhe no LinkedIn

Natal, pra todo mundo, mesmo os não católicos mas que vivem em países cristãos, é tempo de alegria, prosperidade, amor e paz! Todos ficam mais tolerantes, internalizam a necessidade de se entender o próximo, muitas vezes perdoá-los, de dividir o que tem e ajudar o próximo, certo?

Muitos separam roupas antigas para doar, compram e montam kits novos para entregá-los em abrigos, creches ou asilos. Doamos brinquedos, material escolar, produtos de higiene pessoal, ajudamos em um bazar ou evento beneficente. Tudo isto é muito importante, claro, mas só fazê-lo durante esta época do ano basta? Apenas a “filantropia” (comprar e entregar materiais) é suficiente? e o significado do natal, onde fica?

Para quem já leu o meu perfil aqui no “relações” ou acompanhou o post sobre trabalho voluntário sabe que eu já integrei o Rotex São Paulo e hoje faço parte do Rotaract Club Aliança Lapa. Ambos projetos do Rotary Internacional são voltados ao desenvolvimento de atividades voluntárias em prol de uma causa, cada qual com um objetivo diferente.

No Rotex, basicamente auxiliamos os intercambistas (brasileiros ou estrangeiros) a se adaptar em seu novo país, aprender sua língua e cultura, colaborando assim para o objetivo de Rotary de promover a paz mundial por meio da integração dos povos.

Já o Rotaract é um grupo de jovens entre 18 e 30 anos que desenvolvem atividades voluntárias na comunidade em que estão inseridos, no meu caso,no Aliança Lapa, para a comunidade da Lapa, em SP.

Este ano resolvemos adotar o Abrigo Reviver, que fica em pinheiros. Lá vivem 40 crianças entre 0 e 17 anos em situação de risco. Nosso trabalho é, além de brincar e interagir com elas, auxiliar no desenvolvimento do abrigo, colaborando para o seu fortalecimento e crescimento. Já desenvolvemos diversas atividades com as crianças e jovens de lá este ano e resolvemos inovar mais uma vez.

Como dia 24 e 25 de dezembro são dias em que ficamos com nossas famílias, almoçamos, jantamos e trocamos presentes, pensei: “E o pessoal do abrigo? fica com quem nesta data?” Foi então que sugeri e definimos que, na manha do dia 25 faremos a entrega dos presentes que arrecadamos para os jovens de lá.

Neste dia, chegaremos ao abrigo às 11h e dedicaremos apenas 2h de nosso dia ao pessoal de lá. Mais do que dar presentes, queremos compartilhar sentimentos, interação e integração. Vamos com o intuito de dar uma cara diferente ao dia de Natal deste pessoal!

Minha provocação aqui é para que você, leitor, encontre algo que goste ou tenha facilidade de fazer e que possa ajudar outras pessoas. Busque uma causa em que acredita e vá trabalhar em prol dela. Se quiser conhecer o Rotaract ou mesmo o Rotary, acesse o blog do Aliança Lapa. Se quiser ainda participar das atividades no Reviver, inscreva-se aqui!

Feliz Natal! e um ótimo 2011!

Previous Post

Métricas do #DiadoRP

Next Post

Que 2011 cresça sobre 2010

Next Post

Que 2011 cresça sobre 2010

Comments 3

  1. Marcia Ceschini says:
    16 anos ago

    Pedro, eu ajudo a Casa Mater. Além do trabalho pró bono para eles nas rede sociais, eu doo roupas durante o ano todo e kit de natal.

    Além disso eu procuro ser gentil e colaborar com meu próximo. Hoje um moço que vem podar a árvore e as plantas da frente de casa passou. Eu nem ia fazer a poda, mas deixei, pois sabia que seria um troco.. ele sem jeito perguntou se tinha sobrado comida.. eu disse que já tinha separado p minha diarista.. mas mandei esperar.. Fui lá, fiz um macarrão com bife, mais um copão de coca geladinha e desejei Feliz Natal!

    parabéns, por pensar no próximo e doar seu tempo.

    Responder
  2. Gilceana says:
    16 anos ago

    Parabéns, Pedro. Belo exemplo o seu – ajuda-nos a refletir seriamente.

    Estou ainda nas ações pontuais, e só algumas vezes no ano Participo em associações de animais e igrejas. Só que nunca fiz outra coisa no Natal além de comer e me divertir com a
    família. Preciso tomar jeito e urgente. Faça essa pergunta ano que vem de novo, ok? Vou arrasar na resposta.

    Responder
  3. Ellis says:
    16 anos ago

    Pedro você como sempre dando bons exemplos 😉
    Muito legal da sua parte ser assim, já trabalhei com ONGs e sei o quanto o trabalho voluntário é importante.
    Cresci ouvindo minha mãe dizer que sempre podemos ajudar ao próximo, nós nunca deixamos de ajudar um vizinho ou de dar um prato de comida a quem passasse pedindo. No Natal de 2009 minha mãe deu uma bicicleta novinha para um vizinho de 5 anos, foi muito legal ver a felicidade dele.
    No último Natal eu apadrinhei uma cartinha dos Correios, a criança havia pedido uma bolsinha, lápis, borracha e uma régua. Claro que comprei mais material escolar para ele e também um brinquedo, afinal toda criança merece brincar.
    Além disso, vivenciei duas ações emocionantes que você pode conferir em http://ellisfeliz.blogspot.com/2010/12/solidaried…
    É isso aí, vamos continuar ajudando o próximo, do jeito que for possível.
    Abraços e Feliz Ano Novo!
    Ellis

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *





O Blog RP é uma iniciativa da
Todo Mundo Precisa de Um RP.

Principais Categorias

  • Agenda
  • Cannes Lions
  • Cases
  • Clipping
  • Coberturas
  • Cursos
  • Destaques
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • Mercado
  • Opinião
  • RP
  • RP Week
  • Serviços
  • Início
  • Autores
  • Expediente

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Gerenciar consentimento
Para proporcionar uma melhor experiência, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento com essas tecnologias nos permite processar dados como comportamento da navegação ou IDs exclusivos neste site. O não consentimento ou a revogação do consentimento pode afetar negativamente determinados recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o objetivo legítimo de permitir o uso de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou usuário, ou para o único objetivo de realizar a transmissão de uma comunicação por uma rede de comunicações eletrônicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o objetivo legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou o acesso que é usado exclusivamente com objetivos de estatística. O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins de estatísticas anônimas. Sem uma intimação, conformidade voluntária do seu provedor de serviços de internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou coletadas apenas com esse objetivo geralmente não podem ser usadas para identificar você.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário, para criar perfis de usuário para enviar publicidade, ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites com objetivos de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}
No Result
View All Result
  • Destaques
  • Cases
  • RP
  • Clipping
  • Empreendedorismo
  • Cursos
  • Entrevistas
  • Mercado
  • Opinião

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.