Você já reparou que os sites estão mudando? Aqui no Brasil ainda nem tanto, mas lá fora uma nova tendência vem ganhando cada vez mais espaço, principalmente entre eles, os designers, que acabam por ditar o “visual” da página da web.
Primeiro tínhamos sites Frankenstein, com tudo, várias páginas, muitas cores, estilos de letra, tamanhos etc…. Passamos por uma orientação; a usar o mesmo tipo de fonte em tamanho bom para web, para leitura em tela, cores mais leves, mais “respiros” ao longo da página. Chegou então a moda de se extinguir a barra de rolagem. O bom mesmo era apresentar tudo num espaço do tamanho da tela, que não fizesse o usuário rolar página abaixo….
Pois bem, é chegado o momento da ressurreição da barra de rolagem, que agora, a moda é ter uma BEEEEEEMMMM pequenininha, com muito conteúdo numa página só. Sim é isto mesmo, mas, mesmo assim, não significa que vc vai transformar seu site em um apocalipse total. Tive primeiro contato com esta “proposta” em uma conversa com o pessoal da @novaaaid no final de semana passado, e resolvi pesquisar mais.
No exemplo acima, site do designer britânico Gosling, destaco as duas coisas mais importantes neste novo estilo de se fazer sites: A barra de rolagem, claro, e o botão “voltar ao topo” que, se não tiver, joga por água o projeto todo. Se vocês acessarem o site dele verão que mesmo com todo o conteúdo na mesma página (apresentação, portfólio, contato, etc) os botões superiores para cada uma das sessões ainda são mantidos, algo fundamental para a organização do visual.
Sim eu concordo com você que este estilo de fazer sites só funciona para alguns casos (até que se prove o contrário). Não vejo portanto uso para blogs, dependendo de sua forma de apresentar conteúdo ou para sites de grandes corporações que tem muita informações e uma infinidade de páginas.
Eu gosto desta tendência e acredito que veremos muitos trabalhos neste sentido daqui pra frente, afinal de contas, tudo que começa lá fora, vem parar aqui. Provavelmente isto tudo vai passar por algumas modificações e adaptações até se consolidar como prática… sé é que podemos dizer que na web existe “certo” e “errado” né?
Muito legal o site mencionado, mas fica a questão de o quão atrasados estão os nossos administradores, chefes e outros seres que não são da comunicação, e que dão pitacos em todo o seu trabalho. Mas valeu a dica.
A propósito, depois dá uma olhada na barra de compartilhamento que to usando no blog da empresa que trabahlo: http://www.j2da.com.br/blog
Olá Pedro,
Passei por aqui e quase li todo o seu blog, rsrsrs
Parabéns pelo ótimo conteúdo aliado à um novo conceito de informar!
Beijo,
Débora
Muito Obrigado, Débora 🙂