Eu consideraria as Relações Públicas como uma das profissões que exige mais dedicação e atualização RÁPIDA hoje em dia. Rápida grafado com letras maiúsculas pois todas as profissões requerem isto, claro, mas quando falamos de comunicação, de comportamento e de tecnologias, isto é muito mais rápido. Quando juntamos as três então…
Os RPs devem prestar atenção nas novas tecnologias que surgem no mercado pois estas apresentam as plataformas em que as pessoas irão consumir conteúdo e, claro, onde os RPs deverão pensar em como colocar conteúdo lá! Foi assim com o surgimento do iPad. Quando novas tecnologias aparecem, seja gadgets, seja sites/redes sociais, estas interferem na maneira como as pessoas vivem, interagem, logo, os RPs precisam entender como estas relações se dão para poder pensar como tirar proveito disto.
Precisam saber escrever bons textos para pautar a imprensa, blogueiros e tantos outros stakeholders importantes. Precisam saber falar bem para persuadir, transmitir suas ideias de maneira clara e objetiva, saber se portar de acordo com cada ocasião, estudar as mudanças de comportamento, hábitos de consumo, expectativas, saber como funcionam as tecnologias, SEO, seeding, integrações de plataformas, cross-media, geolocalização, goshhh……. muita coisa.
Veja, não estou dizendo aqui que os Relações Públicas precisam conhecer profundamente tudo isto, mas precisam saber um pouco de cada uma destas coisas. Quanto mais conhecimento um Relações Públicas tem, cultura útil e inútil, e tudo mais o que tem por aí, mais chances ele terá de conseguir juntar diferentes peças de um quebra cabeça e criar formas novas de divulgar seu conteúdo, propiciar relacionamentos, fomentar discussões, propiciar crescimento e desenvolvimento para sua organização.
Aí vem a correlação, podemos entender que ser Relações Públicas é ser um polvo? É ter vários tentáculos ligados em diferentes fontes de conhecimento como a tecnologia, moda, gastronomia, mídia, cinema, sociologia, política, esportes, estilo de vida, negócios, economia, etc?
Claro que não acho sadio uma pessoa abdicar da vida para poder se antenar no que acontece no mundo e assim estar sempre atualizada. Se quisermos saber de tudo o que acontece por aí, não teríamos tempo suficiente. O que precisamos, Relações Públicas, é entender que devemos “sair da caixinha”, olhara para outras áreas de conhecimento e entender o que são e como podem nos impactar/beneficiar. Jamais saberemos fazer tudo, mas devemos saber a quem recorrer quando precisarmos de algo!
Concordo super com o texto, e como já diria o Paulo Regis, "O relações públicas precisa saber um pouco de tudo, e tudo de um pouco."
Mais uma vez, parabéns!
Parabéns pelo texto. Você soube resumir muito bem sobre a versatilidade do Relações Públicas em entender um pouco de tudo, e por isso compreender tudo e todos, Somente assim o profissional de Relações Públicas conseguirá pensar estratégias que levem em conta os interesses de todas as partes envolvidas! Mas para isso terá que compreender as partes, para depois compreender o TODO. Ao invés de competir com as outras habilitações da Comuncação Social, o profissional de Relações Públicas integra.
Confesso que perdi essa ótima imagem, Pedro Prochno. Parabéns! Desde já estás convidado a desenvolver a tese "os 8 tentáculos das rrpp no 'oceano comunicacional' pós-web". Se precisares de um (des) orientador, ofereço-me… rs. Grande sacada! Abraço! Manoel Marcondes Neto.
Ótimo texto, Pedro! Concordo 100% com o que disse e esse foi um dos motivos que me levaram a escolher Relações Públicas como profissão. Essa integralidade de fatores faz dela uma profissão única e apaixonante. Fora que saber “de tudo” e, ainda por cima, antes de todo mundo, é sensacional! Rs. Bjs Rita