Achei bem bacana uma iniciativa espanhola para ajudar doentes de Alzheimer e seus familiares. Uma ação simples, comovente e que conta com apoio de uma grande marca, a 3M.
O melhor desta ação é que ela integra as diferentes mídias e visa atingir a todos os que sofrem com a doença, entre os próprios envolvidos e seus familiares, e também a sociedade em geral.
A ação chama-se “Un post-it por el Alzheimer” e tem como objetivo aglutinar todo tipo de projetos: médicos, terapeutas, artistas e pessoas comuns. É uma ação que tenta estimular não só os que sofrem do mal de Alzheimer a recordar, como também à opinião pública, cuja responsabilidade é apoiar, auxiliar e se envolver. O mote da campanha é convencer que todos nós temos um papel na luta contra o Alzheimer.
O projeto é da cidade espanhola de Valência que tive a oportunidade de conhecer. O que me chamou a atenção é o quanto a campanha está disseminada pela cidade, nas mídias físicas e também nas digitais, eletrônicas etc. Conta com uma página no Facebook, canal no Youtube, campanhas de incentivo nas mídias sociais entre outras ações.
No entanto, o que quero destacar aqui é o potencial das mídias sociais para causas. Aí no Brasil, gosto muito da ação Veia Social (que reúne doadores e receptores de sangue), Esta vaga não é sua (que tenta conscientizar sobre as vagas de estacionamento destinadas à deficientes). Adotar é tudo de bom, entre tantas outras.
As causas ainda contam com a vantagem de serem de fácil aderência para os usuários de mídias sociais, pois, muitas vezes, não estão unicamente atreladas à marcas ou apenas a serviço das empresas, o que dá a elas (as causas) um caráter não promocional, mas sim de querer aglutinar membros, conquistar adeptos e promover o tema.
Conhece causas bacanas? Compartilhe aqui conosco!
Eu acho que mais do que um boa causa, é bom que a campanha seja bem planejada e executada. No Brasil temos muitas causas interessantes e que vingam, mas não possuem articulação com outras mídias que não sejam as digitais. Acho que tem muitas causas que são interessantíssimas, mas que só ficam no facebook. Vamos colocá-las em prática, nas nossas ações? É bom que a interação seja além do PC. Ops… smartphones e tablets… rsrsrs Ótimo post, Carol! Obrigada por compartilhar esta campanha!
Larissa, obrigada por sua visita e comentário. Você tem toda a razão! De fato, aqui, nos falta usar melhor o mix de comunicação completo. E quando vemos iniciativas que cruzam essas fronteiras, em sua maioria, são de cunho publicitário/mercadológico. Falta disposição nossa aqui para usarmos as mídias como um todo para as causas nobres, sociais, do terceiro setor, ambientais? O que nos falta? Abraços.
Carol, conhece o Tietê Vivo? A causa foi criada pela SOS Mata Atlântica para defender a despoluição do rio Tietê. No Facebook existe a página e um aplicativo para colher assinaturas. Visite: http://www.facebook.com.br/TieteVivo. Vale a pena conhecer e espalhar! Beijos
Oi, Karen, não conhecia o projeto, não. Obrigada por compartilhá-lo com a gente aqui! 🙂 Agradeço também a visita e o comentário! Abs.
Legal Carol! 😉
Carol, você conhece o Tietê Vivo? A causa criada pela SOS Mata Atlântica defende a despoluição do rio Tietê. Existe um aplicativo no próprio Facebook para coletar assinaturas, além da Fanpage para acompanhar e dar contribuições. Vale a pena conhecer e espalhar: http://www.facebook.com.br/TieteVivo. Beijos
Muito bacana conhecer estas iniciativas!
Uma questão importante que provavelmente ganhará relevância na internet e novas mídias é a saúde pública.
Estamos trabalhando para ajudar a conscientizar as pessoas dos problemas acerca das doenças crônicas , que são tão comuns – responsáveis por 7 em 10 mortes no mundo – e ainda assim, as pessoas não acham que a coisa é séria… Que nem impacta na vida de todos… Quando engole boa parte dos recursos destinados à área da saúde e muitos de nossos dias saudáveis.
Quem quiser saber mais: http://www.saudedofuturo.com