• Início
  • Autores
  • Expediente
No Result
View All Result
Blog RP
  • RP
  • Mercado
  • Cases
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • Opinião
  • Coberturas
  • Serviços
Blog RP
  • RP
  • Mercado
  • Cases
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • Opinião
  • Coberturas
  • Serviços
No Result
View All Result
Blog RP
No Result
View All Result
Home Opinião
Histórias são contadas para dar sentido às ações

Histórias são contadas para dar sentido às ações

Rodrigo Cogo by Rodrigo Cogo
27 de fevereiro de 2012
in Opinião
2
14
VIEWS
Compartilhe por WhatsAppCompartilhe no LinkedIn

Em minha visão, ao se falar em storytelling organizacional está se trazendo à tona lógica de estruturação de pensamento e formato de organização e difusão de narrativa no ambiente de trabalho, por suportes impresso, audiovisual ou presencial, baseados nas experiências de vida próprias ou absorvidas de um interagente, derivando relatos envolventes e memoráveis. Isto não significa que não se possa trabalhar com histórias ficcionais.

Aliás, a Coca-Cola é uma marca que consegue transitar entre produções de narrativa da experiência e criações inventadas com desenvoltura. O mais importante seus estrategistas já descobriram: precisa atrair e abraçar os seus interlocutores com uma estrutura retórica interessante.

Coca-Cola: narrativa ficcional

Coca-Cola: narrativa da experiência

É preciso reconhecer, todavia, que a investigação sobre histórias em organizações, desdobrada em narrativas, histórias, relatos, contos, mitos, fantasias e sagas, é um tema ainda novo. As histórias que as pessoas contam sobre as relações sociais nas organizações precisam ser tratadas como narrativas que buscam construir sentido para as ações, tanto passadas como futuras, procurando plausibilidade para as experiências. Essa plausibilidade se refere a uma tentativa de transformar o inesperado em esperado, a busca da criação de uma trama, de uma seqüência socialmente aceitável das experiências vivenciadas na direção da produção de sentido.

Você já observou quais são as histórias que correm em sua organização, independente do esforço da área de comunicação em incentivá-las, sistematizá-las e divulgá-las?

Tags: destaquestorytelling
Previous Post

III Congresso Profissional Ibero-Americano de Comunicação, Cerimonial e Eventos

Next Post

Livro “Mídias Sociais e agora? O que você precisa saber para implementar um projeto de mídias sociais”, de Carolina Terra

Rodrigo Cogo

Rodrigo Cogo

Profissional de Relações Públicas, em atuação na Aberje, mestre em Ciências da Comunicação e especialista em Gestão Estratégica da Comunicação Organizacional, ambos pela Escola de Comunicações e Artes da USP.

Next Post

Livro “Mídias Sociais e agora? O que você precisa saber para implementar um projeto de mídias sociais”, de Carolina Terra

Curso de Storytelling na ABERJE SP | 9/3/2012

Curso de Storytelling na ABERJE SP | 9/3/2012

O que é “conhecimento de RP” pra você?

O que é "conhecimento de RP" pra você?

Comments 2

  1. Maurity says:
    13 anos ago

    Rodrigo, boa tarde!
    Estou fazendo um trabalho de conclusão de curso, para o CVV, e nele contemplamos um plano de comunicação. Eu penso que o storytelling é uma ferramenta primordial e que vai nos ajudar muito a alcançar alguns objetivos de comunicação. A utilização dessa ferramenta com histórias verídicas, com pessoas que passaram e passam o dia a dia e as dificuldades do CVV seria interessante do ponto de vista interno, do auto conhecimento dessa "organização"… Esse tipo de faceta que você apresentou no post, seria de grande valia para conversarmos com outros públicos, como por exemplo: investidores/patrocinadores, possíveis voluntários, população…
    Realmente essa ferramenta de comunicação é emocionante!!!

    Responder
  2. rodrigocogo says:
    13 anos ago

    Valeu pelo comentário, Maurity. Veja só o que achei hoje pra completar sua fala e meu post: curso "Storytelling: ferramenta inovadora de comunicação para mobilizar pessoas e recursos – Técnicas para sensibilizar, motivar e engajar simpatizantes, apoiadores e parceiros através da comunicação" desenvolvido pela Fabiana Dias – http://www.dialogosocial.com.br/0Treinamentos/01_…

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *





O Blog RP é uma iniciativa da
Todo Mundo Precisa de Um RP.

Principais Categorias

  • 1
  • 2
  • Ai News
  • articles
  • betting
  • blog
  • Bookkeeping
  • Cases
  • Casino
  • Clipping
  • Coberturas
  • Cryptocurrency News
  • Cursos
  • Destaques
  • Empreendedorismo
  • Entertainment
  • Entrevistas
  • FinTech
  • Forex Trading
  • gambling
  • games
  • guide
  • info
  • IT Vacancies
  • IT Вакансії
  • IT Образование
  • Mercado
  • News
  • Online casino
  • Online casinos
  • Online casinos
  • Online gambling
  • Opinião
  • pages
  • posts
  • press
  • reviews
  • RP
  • Serviços
  • slots
  • Sober living
  • Software development
  • stories
  • testuarez
  • updates
  • Финтех
  • Форекс Обучение
  • Início
  • Autores
  • Expediente

© 2022 RP - Todo Mundo Precisa de um RP TodoMundoRP.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Destaques
  • Cases
  • RP
  • Clipping
  • Empreendedorismo
  • Cursos
  • Entrevistas
  • Mercado
  • Opinião

© 2022 RP - Todo Mundo Precisa de um RP TodoMundoRP.