- Ler notícias, todos os dias (inclusive de celebridades)
- Cartões de visita (amo os da moo.com)
- Vasculhar um ou dois blogs interessantes por semana
- Atualizar os seus perfis nas redes digitais/sociais, ou livrar-se deles
- Segmentar os seus amigos/contatos/conhecidos/outros nas redes sociais, principalmente no FB
- Deixar o celular de lado quando estiver conversando com alguém (e olhar no olho)
- Separar o momento de se usar a linguagem culta e a coloquial
- Manter contato com seus professores de faculdade (para ser breve no “fazer networking”)
- Ser objetivo
- Alimentar-se de cultura inútil (pois ela só aparenta ser inútil)
Tem sugestões para compor a lista? Deixe elas nos comentários!
Adorei as dicas, mas a nº 4 é estranha… Entre atualizar todos os perfis (correndo o risco de não fazer mais nada das outras dicas) e não atualizar nada (e perder presença na web), trocaria por trazer conteúdo de qualidade nas redes.
Muito bom!
A nº 1 sempre falo para meus alunos: revista de fofoca pode ser uma boa fonte de informação.
Sugiro incluir: a) saber outro idioma; b) saber escrever direito (atualizar-se em relação a regras ortográficas e vocabulário).
Abraços.
Estudar pra sempre! Nosso meio demanda atualização constante! Concordo com o Alexandre sobre outra ou outras línguas também! 🙂
Saudações Caro Pedro Prochno,
Eu sou novo no universo de RP, pretendo obter uma bolsa para realizar o curso no ano que vem, mas desde já estou me envolvendo com esse rico universo de comunicação organizacional. Este blog tem sido um portal para muitas novas idéias e percepções, especialmente sobre o que realmente é RP e o que faz um profissional da área, os conceitos que estou aprendendo aqui revolucionaram completamente o que eu pensava sobre o universo das RP, mas tem uma coisa nesse vosso post que me pegou de jeito.
Porque vossa pessoa recomenda a absorção de cultura inútil por parte do profissional de RP?
Se não for inconveniente, vossa dignidade pode me dar um exemplo de um artigo de cultura inútil sendo construtivamente empregado em alguma ação de RP?
Confesso que estou profundamente sensibilizado com esse vosso ponto, se você me permitir, desejo entender melhor o que o motivou a enunciá-lo.
Muita gratidão por toda vossa atenção e cuidado em fazer esses posts tão construtivos para todos nós que temos o privilégio de desfrutar desse espaço.
Fala Georges, como vai?
Tudo o que é conhecimento, útil ou inútil pode, em algum momento fazer sentido e ser usado em alguma coisa na vida, inclusive em RP.
Ler revista de Fofocas, por exemplo, pode te ajudar a encontrar uma personagem para a próxima campanha publicitária da empresa, saber como dar o tom em um texto para determinado público, aprender os "memes" e gírias, em fim. São muitas coisas.
Obrigado por ler o relações
Abraços
Pedro Prochno