Constatações cotidianas no fazer comunicação apontam para uma lacuna significativa entre as intenções dos profissionais e de suas organizações e a efetiva atração, retenção e transformação de públicos de interesse. Há uma distância considerável entre a projeção da identidade e a percepção gerada, o que evidencia que informar e comunicar são instâncias muito diferentes no processo de relacionamento e de diálogo. Isto é ainda mais radical numa época de multiprotagonismo, adensamento das fontes de confiança e sobrecarga de mensagens circulantes. Esta é a opinião do pesquisador da USP, Rodrigo Cogo, convidado especial da próxima edição do projeto Aberje COMO. Ele fala sobre “Storytelling na comunicação organizacional: a importância de contar uma grande história” entre 9h e 11h do dia 14 no Auditório Aberje (Av.Angélica, 1757/12. Andar – Higienópolis) em São Paulo/SP. As inscrições estão abertas e são gratuitas para associados da entidade, limitadas à capacidade do espaço. Leitores do blog Relações têm possibilidade de entrada sem pagamento de taxa, basta enviar um e-mail a rodrigo@mundorp.com.br .
É por este panorama que os comunicadores precisam sair em busca de inspiração e de uma nova lógica de pensamento na estruturação de conteúdos de e sobre organizações. Para Cogo, uma dica é reunir, observar, analisar, entender, esquematizar e auxiliar a aplicar o formato narrativo do storytelling, especialmente aquele baseado na experiência da fonte evocadora. Trata-se de suscitar a rememoração de histórias de vida e seu entrelace com a trajetória no tempo de agentes organizacionais, derivando conteúdos mais envolventes, significativos e memoráveis.
Relações Públicas pelo Curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Santa Maria, o convidado tem cursos de aperfeiçoamento na ESPM em Promoção, na FGV em Pesquisa de Mercado e no IBRADEP em Gestão em Protocolo e Cerimonial. É especialista em Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e RP pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, e Mestre em Ciências da Comunicação. Trabalhou por 10 anos com planejamento e marketing cultural para clientes como AES, Bradesco, Telefonica e Brasil Telecom. Vencedor do Prêmio Opinião Pública do Conrerp SP/PR em 1998, foi homenageado por esta distinção no ano de 2006 com troféu especial pela contribuição à área. Gerencia o portal Mundo das Relações Públicas desde 1997 e vários canais digitais coligados. Atua como consultor de diagnósticos de comunicação e relacionamento da Ideafix Estudos Institucionais, para clientes como HP, Rhodia, Mapfre, Schincariol, Embraer, Telefonica e como professor da Aberje. Escreve como colunista do portal da Aberje sobre o tema do storytelling.
Veja mais no hotsite http://www.aberje.com.br/como . Contatos com Barbara Cury pelo barbara@aberje.com.br ou no telefone 11-3662-3990 ramal 4.