Pois é, foi tudo TÃO rápido que eu me senti atropelado…..
Nós falamos aqui no #Blogrelacoes sobre a abertura da inscrição de chapas para as eleições do sistema que aconteceram semana passada. As eleições foram marcadas para o dia 15/10 mas foi tudo TÃO rápido, TÃO pouco tempo, TÃO em cima da hora, que nem consegui concretizar meu projeto.
Na quarta-feira (10/10), ante-véspera de feriado e APENAS 5 dias antes da eleição, recebi um e-mail do CONFERP convidando para conhecer as chapas que concorreriam nas eleições. Uma para cada CONRERP e uma para o CONFERP. Meu projeto, naquele dia, foi convidar cada chapa para que me enviasse os links das redes sociais de seus integrantes para que pudéssemos, aqui no #Blogrelacoes, reunir tudo e, quem vota (apenas profissionais registrados), minimamente conhecer quem compõe cada chapa. Não deu.
O tempo era curto demais e o feriado atrapalhava. Entrei em contato com algumas chapas (as que conheci algum dos integrantes) e pedi o material, alguns foram enviando o que tinham, para ajudar (e os agradeço por isso), outros nem responderam o pedido. Mesmo assim não foi o suficiente; a segunda-feira chegou, os sistemas foram abertos, e a votação ocorreu.
Não vou entrar aqui no mérito de que a eleição começou atrasada (correção: a eleição começou atrasada APENAS na 2ª região SP/PR, onde voto), de que a divulgação foi MUITO PEQUENA (recebi um lembrete sobre a eleição às 16h50 e o prazo para votar ia até as 17h…..) Claro que eu já tinha registrado o meu voto bem antes desse horário, e o resultado, se eu não tivesse entrado no site do CONFERP, não saberia NUNCA.
Em fim, fico extremamente ~chateado~ com a bagunça que foi este processo de eleição do ponto de vista do eleitor. Estamos em uma época onde podemos e DEVEMOS, principalmente em assuntos TÃO relevantes e de tamanho impacto para o rumo da profissão, ter ainda mais transparência e tempo para conhecer e debater propostas. Alguém ai sabe de alguma proposta da chapa eleita em sua região? Pois é.
Para não perder a viagem, das chapas que eu contatei e obtive resposta, resolvi disponibilizar o material que mandaram. O CONRERP1 RJ A Chapa que concorreu ao CONRERP1 montou um blog onde é possível ver o perfil de cada componente da chapa eleita. O CONRERP 2 SP/PR A chapa que concorreu ao CONRERP2 enviou as informações por meio da Carol Terra. Os links para as redes dos componentes das duas chapas podem ser vistos aqui. Caso as outras chapas queiram ainda dar publicidade aos seus componentes, com informações além de nome e registro, como consta no material do CONFERP, fiquem a vontade para nos enviar e atualizaremos o post.
Lições
O que fica disto tudo? Precisamos URGENTEMENTE começar a nos unir, a trabalhar de forma integrada, nos ajudar, pensar em parcerias, em formas de facilitar a vida dos demais, antever cenários… Nada além do que o que aprendemos na faculdade.
Precisamos comunicar de forma eficaz e eficiente todo o processo, ativar as bases de mailling dos CONRERPs e do CONFERP. Fazer uso estratégico das redes sociais, pautar veículos de comunicação (e sim, incluo aqui os blogs, tão presentes e representativos no mundo das Relações Públicas). Precisamos ir além.
Fica a cobrança aos novos dirigentes dos CONRERPs e do CONFERP. Sejam transparentes nas suas gestões. Não tentem realizar tudo, mas façam o que fizerem de forma coerente, transparente e equilibrada. A classe pode não participar das ações mas é obrigação do conselho propiciar e criar meios para que esta tome a decisão de participar ou não.
EM TEMPO
No dia 23/10 resolvi ser exercer a minha “cidadania” de Relações Públicas e, como qualquer outro enviei uma mensagem pelo site ao CONFERP. Pedi (com prazo até hoje) a quantidade de RPs que participaram do processo de votação, total e por região, além das abstenções. Números públicos que devem ser divulgados… Pois é, a mensagem vc confere na imagem ao lado, a resposta… nunca chegou. (atualização14h49: apesar de não ter obtido a resposta do CONFERP as informações foram publicadas no site, veja aqui)
Sinto, em geral no seu texto, um certo cansaço. Nem vou chamar de falta de esperança ou sentimento de derrota, mas no mínimo um cansaço diante da realidade dos fatos. Bem, Pedro, considere agora que eu estou formado há 18 anos, que eu tenho 40 anos de idade, que eu já fui de diretoria de Conselho Regional e um profundo engajado na causa de RP via sua estrutura oficial de regulamentação (tanto que ganhei dois prêmios, do Conrerp RS/SC e do Conrerp SP/PR exatamente por terem achado que esta minha participação era meritória…). Dá pra entender minha posição sobre as coisas?
Pedro, tu estás fazendo uma análise totalmente equivocada!
No mínimo, no mínimo, estás misturando E confundindo COMPETÊNCIAS do ConFerp com ConRerps e com CHAPAS. Cuidado! Presta atenção na tua responsabilidade ao fazer avaliações como esta, lê com mais atenção os documentos a que te referiste.
Conversaremos melhor a respeito pessoalmente amanhã.
Um abraço.
Pedro, quando li seu post, pensei em colocar aqui apenas um comentário alertando para alguns aspectos que julguei improcedentes e esclarecer algumas interpretações errôneas que cometeu.. Mas depois, lendo melhor o seu conteúdo e enxergando a miscelânia de confusões que você fez com informações pinçadas de um processo complexo, misturando assuntos, áreas e níveis diferentes e ainda, vendo que você, logo nas primeiras horas após a publicação do texto, já teve que fazer correções de erros, então percebi que o texto foi produzido de forma intempestiva e sem o cuidado que deveria ter na busca da informação correta, na correição dos fatos, na clareza e na verdade sobre eles. Isso me fez mudar de ideia e decidir preparar um texto esclarecedor, que será postado nos próximos dias, por mim como um dos autores integrantes do #blogrelacoes. Aguardem. Mas em princípio gostaria já de avaliar o seguinte: imagino que você teve o desejo de postar um texto impactante, de posicionamento, mas a ansiedade e talvez a própria ingenuidade o fez precipitar-se. Entendo e compreendo e sei que isso faz parte de nosso crescimento e desenvolvimento. Você sabe que faz parte do meu restrito círculo de amigos, que gosto de você e te respeito pelo seu dinamismo e inteligência, mas ainda há o que aprender. Prometo postar meu texto nos próximos dias. Abraço
São muitas coisas que precisamos mudar, isso é um fato. No caso da chapa do Conrerp 1, o que fizemos foi divulgar o nosso blog em nossas redes sociais e para o mailing de registrados do Conrerp 1. Vamos ter que repensar esse formato, com toda certeza do mundo. Precisamos arrumar novas formas de mobilização. O período de formação de chapas foi grande, mas poucas regiões conseguiram formar chapas no primeiro período ( o que foi feito no Rio, inscrevemos nossa chapa em 5 de setembro) e o prazo foi prorrogado. E só então as chapas se formaram. O fato é que o conselho é visto com um fardo e que ninguém quer carregar. Temos que repensar isso tudo e essa será uma das contribuições que pretendo dar nessa próxima gestão. Preciso acreditar que podemos mudar a realidade do conselho e fazê-lo algo que todos queiram participar. Vamos ao trabalho.