• Início
  • Autores
  • Expediente
No Result
View All Result
Blog RP
  • RP
  • Mercado
  • Cases
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • Opinião
  • Coberturas
  • Serviços
Blog RP
  • RP
  • Mercado
  • Cases
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • Opinião
  • Coberturas
  • Serviços
No Result
View All Result
Blog RP
No Result
View All Result
Home Opinião
Vamos falar sobre “Cultura”?

Vamos falar sobre “Cultura”?

Pedro Prochno by Pedro Prochno
27 de março de 2013
in Opinião
0
20
VIEWS
Compartilhe por WhatsAppCompartilhe no LinkedIn

O que é certo: Capitalismo, Socialismo ou Comunismo?

Qual é correto: Monogamia ou Poligamia?

Quem é fanático: Judeu, Católico, Evangélico, Budista ou Muçulmano?

Qual cultura é correta: Brasileira, Espanhola, Americana, Iraniana, Chinesa ou Russa?

Agora justifique a sua resposta!

Difícil né?

Comparar Banana com Banana (como dizia meu professor de física da escola), é fácil, mas a hora que queremos comparar coisas diferentes fica tudo mais complicado. No caso de Capitalismo, Comunismo e Socialismo, estamos falando de sistemas econômicos, mas eles são completamente diferentes, tem princípios e formas de pensar diferentes, não dá pra dizer que um é melhor que o outro. Tudo na vida é assim!

Cultura é algo complicado. Cada aspecto da vida das pessoas, da religião, da economia, das artes, da política influencia como estas vivem, trabalham, se relacionam. Por isso trabalhar em empresas globais é tão complicado.

Quem aqui nunca passou ou nunca ouviu alguém reclamar sobre comunicações que chegam da matriz, de outro país, e que não tem nada a ver com o brasileiro? Quem nunca escutou a expressão “Empresas globais comunicação local”? Estes casos são aqueles que demandam a famosa “nacionalização” ou “tropicalização” como alguns gostam de falar.

Meu objetivo aqui é nos fazer refletir sobre o sofrimento que empresas espanholas tem passado no Brasil. Zara teve perrengues, o Santander com a compra do Real, a Telefônica e a aquisição da Vivo. As três espanholas sofreram baques aqui. As duas últimas, baques mais complicados ainda quando se tratava de integrar culturas organizacionais diferentes.

Santander e Telefônica sofreram duros golpes de marca pela forma com que mantinha a sua cultura organizacional. Quando compraram os respectivos Banco Real e Vivo, viram aí uma oportunidade de “maquiar” a realidade. O Santander tentou colar sua imagem no quesito “humano e próximo” que tinha o Real. Brincávamos que o Real era o banco amigo, sustentável e que o Santander era um gigante devorador de criancinhas, isso por como cada um fazia suas propagandas institucionais! Se você analisar campanhas publicitárias das duas instituições em 2007/2008 vai notar a diferença nos discurso (musicas, imagens, falas, dinamismo).

A Telefônica, ao meu ver, quando comprou a Vivo pensou principalmente em dois pontos: 1- precisamos investir em um novo nicho, pois ninguém mais tem telefone fixo (só a minha avó) e 2- (menos provável, mas válido) trocar o seu nome, desgastado, por um que tem mais simpatia entre os consumidores.

Aspectos culturais espanhóis estão intimamente ligados à cultura das duas empresas no Brasil. Já vi comunicadores levando esta discussão para o nível de analisar o perfil colonizador dos espanhóis, justificando a voracidade com que eles entram e ocupam os países que resolvem atuar.

Cultura é complicado. Quer seja na relação entre pessoas de uma mesma empresa, entre cidades, Estados, regiões do Brasil ou entre países, precisamos sempre estar atentos para as diferenças e diferentes formas de se entender e lidar com as coisas para sempre conseguir comunicar da forma mais correta possível (e com o menor ruído).

Tags: destaque
Previous Post

A segunda onda do empreendedorismo

Next Post

[workshop] Conteúdo estratégico para Mídias Sociais

Pedro Prochno

Pedro Prochno

Top Voices do LinkedIn para Relações Públicas, adoro tudo que engloba esse mundo. Tenho um MBA pela FGV, sou mergulhador tech, chef de final de semana e amante de arte. Adoro fazer perguntas, viajar, conhecer novas culturas, pessoas e formas de se ver o mundo!

Next Post

[workshop] Conteúdo estratégico para Mídias Sociais

Aquela marca vende o quê?

Aquela marca vende o quê?

Kit Kat e Oreo, Pinguim e Nova: definitivamente uma nova postura e relação?

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *





O Blog RP é uma iniciativa da
Todo Mundo Precisa de Um RP.

Principais Categorias

  • Cases
  • Clipping
  • Coberturas
  • Cursos
  • Destaques
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • Mercado
  • Opinião
  • RP
  • Serviços
  • Início
  • Autores
  • Expediente

© 2022 RP - Todo Mundo Precisa de um RP TodoMundoRP.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Destaques
  • Cases
  • RP
  • Clipping
  • Empreendedorismo
  • Cursos
  • Entrevistas
  • Mercado
  • Opinião

© 2022 RP - Todo Mundo Precisa de um RP TodoMundoRP.