• Início
  • Autores
  • Expediente
Blog RP
  • RP
  • Mercado
  • Cases
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • Opinião
  • Coberturas
  • Serviços
No Result
View All Result
  • RP
  • Mercado
  • Cases
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • Opinião
  • Coberturas
  • Serviços
No Result
View All Result
Blog RP
No Result
View All Result
Home Opinião

A linguagem emocional na comunicação

Marcia Ceschini by Marcia Ceschini
21 de agosto de 2016
in Opinião
1
89
VIEWS
Compartilhe por WhatsAppCompartilhe no LinkedIn

É engraçado observarmos a cultura de um país e a relação dos consumidores com a comunicação veiculada. De todos os tipos de funções da linguagem: referencial, apelativa/conativa, emotiva, metalinguística, fática ou poética; as mais comumente utilizadas nas campanhas são a apelativa e emotiva. Esta última é a linguagem universal, sendo percebida por todos, mesmo em um idioma que não seja o nativo.

Uma das propagandas com tom emocional que mais marcaram a minha mente foram a do Itaú Seguros – criação da DM9/DDB, nos anos 90, com narração fenomenal do Paulo Goulart – e a do lançamento do canal Boomerang no ano 2001, em que o slogan no encerramento do comercial era “you childhood is bacK”.

Demais, não? A agência argentina Del Campo Nazca Saatchi & Saatchi, soube captar direitinho o que esses desenhos representaram para uma geração.

Nos dias atuais, duas propagandas também estão usando com maestria a linguagem emocional. A Dove lançada há alguns dias emocionou muitos e gerou uma série de buzz, principalmente entre as mulheres, público-alvo do comercial “Dove Retratos da Beleza Real”:

O mais recente, começou a veicular ontem pelas redes. É o novo comercial da Peugeot que usa uma referência de desenhos antigos, os personagens do desenho “Corrida Maluca” para mostrar os diferenciais do Novo Peugeot 208. Nele estão Dick Vigarista, Penélope Charmosa, a Quadrilha de Morte, Mutley entre outros.

http://youtu.be/zAsyF4J_klk

Isso tudo para mostrar que quando há inteligência na criação de uma campanha, peça ou VT ela se torna além de referência, atemporal; sai da esfera dos publicitários e vira conversa comum entre os consumidores.

A propaganda ultimamente andou errando a mão e feio, principalmente em campanhas que ainda teimam em retratar estereótipos e clichês ou ser sexista e vulgar. Eu prefiro me deleitar com belezas reais ou ter minha infância de volta. E você?

Previous Post

Tendências em Comunicação | 2013

Next Post

Porque não é legal plagiar…

Next Post
Porque não é legal plagiar…

Porque não é legal plagiar...

Comments 1

  1. Marina says:
    13 anos ago

    Lidar com a linguagem emocional é realmente mais marcante, a campanha fica mais rica e "pega" na cabeça das pessoas. Amei assistir o comercial da Dove, fiquei emocionada, deu certo! Ótima matéria Marcia!

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *





O Blog RP é uma iniciativa da
Todo Mundo Precisa de Um RP.

Principais Categorias

  • Agenda
  • Cannes Lions
  • Cases
  • Clipping
  • Coberturas
  • Cursos
  • Destaques
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • Mercado
  • Opinião
  • RP
  • RP Week
  • Serviços
  • Início
  • Autores
  • Expediente

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Gerenciar consentimento
Para proporcionar uma melhor experiência, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento com essas tecnologias nos permite processar dados como comportamento da navegação ou IDs exclusivos neste site. O não consentimento ou a revogação do consentimento pode afetar negativamente determinados recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o objetivo legítimo de permitir o uso de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou usuário, ou para o único objetivo de realizar a transmissão de uma comunicação por uma rede de comunicações eletrônicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o objetivo legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou o acesso que é usado exclusivamente com objetivos de estatística. O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins de estatísticas anônimas. Sem uma intimação, conformidade voluntária do seu provedor de serviços de internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou coletadas apenas com esse objetivo geralmente não podem ser usadas para identificar você.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário, para criar perfis de usuário para enviar publicidade, ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites com objetivos de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}
No Result
View All Result
  • Destaques
  • Cases
  • RP
  • Clipping
  • Empreendedorismo
  • Cursos
  • Entrevistas
  • Mercado
  • Opinião

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.