• Início
  • Autores
  • Expediente
No Result
View All Result
Blog RP
  • RP
  • Mercado
  • Cases
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • Opinião
  • Coberturas
  • Serviços
Blog RP
  • RP
  • Mercado
  • Cases
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • Opinião
  • Coberturas
  • Serviços
No Result
View All Result
Blog RP
No Result
View All Result
Home Opinião
Graduado em RP é gestor e nosso CBO é o 1423!

A versão antiga e a nova versão.

Graduado em RP é gestor e nosso CBO é o 1423!

Ana Manssour by Ana Manssour
27 de junho de 2016
in Opinião
3
10
VIEWS
Compartilhe por WhatsAppCompartilhe no LinkedIn

Comecei a escrever este texto como comentário ao post do Pedro, RP é TOP10 em geração de vagas, ‪#‎SoQueNao‬, procurando explicar onde estava o nó da questão, mas ficou tão longo que achei melhor transformar em outro post. 🙂

Sem entrar na discussão de “trabalho está fácil ou difícil” (mas tá difícil!), a questão é o cuidado que precisa ser tomado quando se buscam os parâmetros para realizar uma pesquisa.

A versão antiga e a nova versão.

A “família” 2351 – Relações Públicas, Publicidade, Mercado e Negócios, até pela descrição que vemos das atividades, está muito mais relacionada a tarefas e funções técnicas: criador, redator, assistente, operador… Essa descrição está obsoleta, conforme consta no próprio site do Ministério do Trabalho, Portal do Trabalho e Emprego (http://www.mtecbo.gov.br) e refere-se à versão de 2008 da CBO – Classificação Brasileira de Ocupações.

Vejam que, na nova versão de 2013, nós, Relações Públicas, estamos relacionados na “família” 1423 – Gerentes de Comercialização, Marketing e Comunicação, o que tem muito mais relação com a nossa formação, já que, para todos os efeitos, somos “gestores da comunicação”.

Na descrição sumária, que inclui gerentes Comerciais, de Comunicação, de Marketing, de Vendas, Relações Públicas, Analista de Negócios,  e Ouvidor, lê-se:

Elaboram planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral; implementam atividades e coordenam sua execução; assessoram a diretoria e setores da empresa. Na [respectiva] área de atuação, gerenciam recursos humanos, administram recursos materiais e financeiros e promovem condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade.

Assim está bem melhor, não é?

Pena que o IPEA trabalhou com informações da versão antiga da CBO, porque infelizmente ficamos com um panorama míope ou embaçada (ou ambos) da realidade no que se refere à nossa profissão e ao mercado de trabalho de maneira geral. E, para ser sincera, acredito que cairíamos – e muito – nesse ranking, já que, por questões hierárquicas óbvias, uma empresa tem muito menos gerentes do que tarefeiros.

Quem quiser ir mais a fundo no assunto, é só ir furungar no site que apontei lá em cima, ler as Informações Gerais, Regulamentação, fazer as buscas e pesquisas. É bacana, é conhecimento, é aprendizado e quem sabe venha a contribuir para vocês lembrarem de sempre buscar as informações mais recentes quando forem planejar e executar uma pesquisa.

Abraços a todos e até a próxima!

Tags: Relações Públicas
Previous Post

RP é TOP10 em geração de vagas, #SoQueNao

Next Post

JMJ2013 – Protocolos e mudanças no discurso do Papa

Ana Manssour

Ana Manssour

Relações Públicas é uma missão de vida, é ser capaz de fazer pessoas, empresas e sociedades mais equilibradas, mais justas e mais felizes.” Graduada em Relações Públicas pela PUC-RS, conta com aperfeiçoamento em Comunicação Empresarial pela ESPM-RS e mestrado acadêmico em Administração com ênfase em Organizações pela UFRGS. Com mais de 35 anos de carreira profissional em vários segmentos de mercado, também foi professora em cursos de graduação e pós-graduação no Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais. Idealizou, fundou e foi sócia por sete anos do portal feminino Plena Mulher. Mantém há mais de 10 anos a Pró.RP Relacionamentos Sustentáveis que, desde 2015, está direcionada ao trabalho do Verbo Mulher, uma aceleradora do processo de inclusão feminina e equidade de gêneros nas empresas e nos negócios.

Next Post
JMJ2013 – Protocolos e mudanças no discurso do Papa

JMJ2013 - Protocolos e mudanças no discurso do Papa

Já ouviu falar sobre site responsivo?

[curso] Quero ser Social Media

Comments 3

  1. Pedro Prochno says:
    12 anos ago

    Ana, faz todo o sentido. O estudo analisou dados de 2009 a 2012, o que justifica a classificação antiga.

    Engraçado que na busca que eu mesmo fiz, se deixar apenas "família" selecionado, ele encontra a classificação antiga e NÃO diz que existe a nova! :-S

    Responder
  2. Nayara says:
    12 anos ago

    Gostei da análise. Obrigada por facilitar o acesso dos Relações Públicas a essas informações.

    Responder
  3. Pingback: RP é TOP10 em geração de vagas, #SoQueNao | Blog Relações

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *





O Blog RP é uma iniciativa da
Todo Mundo Precisa de Um RP.

Principais Categorias

  • Cases
  • Clipping
  • Coberturas
  • Cursos
  • Destaques
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • Mercado
  • Opinião
  • RP
  • Serviços
  • Início
  • Autores
  • Expediente

© 2022 RP - Todo Mundo Precisa de um RP TodoMundoRP.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Destaques
  • Cases
  • RP
  • Clipping
  • Empreendedorismo
  • Cursos
  • Entrevistas
  • Mercado
  • Opinião

© 2022 RP - Todo Mundo Precisa de um RP TodoMundoRP.