Uma das atividades de comunicação integrada mais bem orquestradas dos últimos tempos chama-se Sábado dos Pequenos Negócios, ou Small Business Saturday, da American Express nos EUA.
Este sábado especial começou em 2010, logo a seguir à Black Friday, o dia de compras e descontos mais icônico das grandes lojas dos Estados Unidos, que acontece um mês antes do Natal. Este ano ele vai acontecer pela primeira vez fora dos EUA, no Reino Unido.
O conceito da data, que surgiu como uma campanha de marketing promocional, era muito simples: já que grandes marcas tinham um dia só seu, numa sexta-feira por ano, as pequenas também deveriam ter.
Primeiro deu aos donos de negócios um conjunto de ferramentas de comunicação, para ajudá-los a vender mais. Os suportes iam desde um pequeno selo para as lojas, posters, dicas e sugestões de atividades para as redes sociais – como um tutorial para fazer vídeos no YouTube – possibilitando que os negócios criassem o seu próprio plano de mídia.
Os donos de pequenos negócios também receberam instruções para para criar páginas de Facebook e aprenderam a criar ofertas e promoções no Foursquare. Foram mais de 500 000 donos de pequenos negócios beneficiados pela iniciativa. Um impacto que certamente mudou a vida de muitos comerciantes.
http://vimeo.com/45095446
Da perspectiva de RP, a American Express apelou para o sentido de responsabilidade social: convidou a imprensa e os consumidores a se juntarem ao movimento, comprando de negócios locais os presentes e produtos para festas de final de ano.
No Twitter, virou Top 10 nos trending topics e até o Presidente Obama retuitou. O resultado de vendas de final de ano de 2010 foi sem precedentes: alguns pequenos negócios venderam 166% mais do que no ano anterior. Em 2011, foram 2,7 milhões de Likes no Facebook, mais do que o dobro do primeiro ano.
Mas o mais importante para o público final, que eram os pequenos comerciantes: 103 milhões de norte americanos compraram de pequenos negócios neste dia, de uma ponta a outra dos EUA. E continuam comprando, anualmente, pois a data virou dia oficial no calendário do país, aprovado pelo Senado.
Para mim este é um dos grandes exemplos de integração de comunicação e marketing para os pequenos negócios, com requintes que até então só víamos em multinacionais. Confesso que fico pensando o quão mágico seria se algo desta forma acontecesse no Brasil, um país onde pesquisas já indicam um número superior a 30 milhões de empreendedores.
Sob a nossa perspectiva, enquanto profissionais, acho importante observar essa iniciativa como um indicador da importância crescente dos pequenos nichos que estão surgindo por toda a parte. Temos um campo de trabalho sem precedentes onde as velhas ideias não tem mais espaço. Já pensou sobre isso?
PS: o próximo Small Business Saturday nos EUA acontece no dia 30/11 e no Reino Unido no dia 7/12: https://www.americanexpress.com/us/small-business/Shop-Small/