• Início
  • Autores
  • Expediente
Blog RP
  • RP
  • Mercado
  • Cases
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • Opinião
  • Coberturas
  • Serviços
No Result
View All Result
  • RP
  • Mercado
  • Cases
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • Opinião
  • Coberturas
  • Serviços
No Result
View All Result
Blog RP
No Result
View All Result
Home RP

A situação crítica das faixas de ônibus e o banho do bebê

Flávio Schmidt by Flávio Schmidt
27 de junho de 2016
in RP
0
A situação crítica das faixas de ônibus e o banho do bebê
18
VIEWS
Compartilhe por WhatsAppCompartilhe no LinkedIn

Com o sucesso inicial alcançado pelo projeto, a prefeitura da cidade avança desordenadamente em sua expansão. Ela entregou, com dois meses de antecedência, os 220 km planejados até o final do ano e, ainda, prometeu mais 70 km nesse período.

Apesar dos transtornos causados ao trânsito, a população aprovou a iniciativa, mas já começam os   questionamentos ao modo como a prefeitura caminha sem planejamento adequado e sem observar os impactos que causados aos próprios cidadãos, que o apoiaram.

O prefeito Haddad declarou que “o transporte coletivo terá absoluta prioridade e com a conclusão das medidas o paulistano pensará duas vezes antes de tirar o carro da garagem”. Ele se esqueceu de analisar e definir o que fazer com esse mundo de carros que circula nas ruas todos os dias. Ignorá-los, como tem feito, não é a melhor alternativa.

Em editorial, o OESP, de 10 de outubro, diz que: “no lugar de implantar, sem planejamento e a toque de caixa, as faixas exclusivas […] deveriam adotar um plano capaz de harmonizar a utilização de carros com o transporte público, de acordo com as necessidades das várias regiões da cidade”.

Dai se conclui que a iniciativa pode ser boa, mas o conjunto não, pois considera somente um lado da questão.

Isso é o mesmo que dar banho no bebê e depois jogá-lo fora junto com a água.

Falar é fácil, o difícil é saber o que fazer ou fazer o que precisa ser feito.

Mostrar fotos de congestionamentos, índices de poluição, análises sociocomportamentais e impor medidas contra a circulação de carros, com afirmações falaciosas e demagógicas é muito mais fácil do que pensar em medidas concretas para solucionar o problema como um todo.

O prefeito está diante de uma situação crítica e contraditória. Enquanto prega o direito social da população que utiliza o transporte público, a livre circulação de ônibus e a retirada forçada dos carros da rua, montadoras, agentes financeiros, marketing e propaganda despejam conceitos e princípios consumistas sobre a mesma população para a compra e utilização de carros.

Porque o prefeito, ao invés de fazer discurso demagógico, não convoca esses representantes para discutir o fim do marketing da sustentabilidade, da publicidade enganosa que objetiva apenas vender a ilusão do status e do poder de compra de máquinas potentes, cuja velocidade nunca será alcançada numa cidade como São Paulo. Essa tal qualidade de vida anunciada existe somente no ato da compra, porque na prática, impacta na qualidade de vida de todos e diretamente na mobilidade urbana.

Porque não pedir aos profissionais de marketing e publicidade para transformarem suas campanhas em movimentos reais de qualidade de vida, sem apelos emocionais, de status e falsas conquistas.

O prefeito Haddad precisa se conscientizar de que sua conversa não leva em conta que os motoristas de carros particulares e de caminhões, colocados à margem, são igualmente cidadãos que pagam impostos e que têm o direito à livre circulação. Qual é o verdadeiro empenho desses representantes de criar as condições reais para a mudança de comportamento dessa grande massa que utiliza carros para trabalhar?

Para mudar o comportamento da população que utiliza carros no dia a dia, basta criar condições reais e concretas para os cidadãos deixarem seus carros em casa. Se fizer isso, o governo vai economizar milhões de reais em propaganda e publicidade e terá o apoio total da população, que mudará espontaneamente seu comportamento.

Ao invés de discurso falacioso e da propaganda enganosa, a administração pública deveria criar um sistema de relações públicas com outputs e inputs efetivos e ouvir, sincera e realisticamente, as opiniões e sugestões da população que utiliza carros diariamente e aplicar as ideias e sugestões vindas desse relacionamento.

É preciso capacitar os técnicos da prefeitura em gestão de risco para analisar o ambiente em função das características de cada região e evitar os impactos decorrentes das mudanças. Começar a pensar num plano técnico para a solução dos carros e criar condições adequadas para a mudança de hábito e comportamento dos que o utilizam.

Fazer as áreas de comunicação, da prefeitura e da CET, se integrarem de maneira articulada aos projetos da prefeitura e fazê-las assumir o papel de agentes de transformação para tratar o projeto dentro de uma visão muito mais ampla do que apenas a divulgação e o gerenciamento. Fazê-las entender as características e realidades de cada segmento para criar planos de comunicação específicos a fim de conscientizar ambos os lados – governo e população, sobre as implicações de medidas tão importantes.

E aí sim, além de solucionar os problemas, a prefeitura vai parar de jogar a criança junto com a água do banho.

Tags: destaqueGestão de Crises
Previous Post

Marcas estão sempre em movimento

Next Post

Download gratuito do livro “Relações Públicas, Tecnologia e Públicos”

Next Post

Download gratuito do livro "Relações Públicas, Tecnologia e Públicos"

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *





O Blog RP é uma iniciativa da
Todo Mundo Precisa de Um RP.

Principais Categorias

  • Agenda
  • Cannes Lions
  • Cases
  • Clipping
  • Coberturas
  • Cursos
  • Destaques
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • Mercado
  • Opinião
  • RP
  • RP Week
  • Serviços
  • Início
  • Autores
  • Expediente

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Gerenciar consentimento
Para proporcionar uma melhor experiência, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento com essas tecnologias nos permite processar dados como comportamento da navegação ou IDs exclusivos neste site. O não consentimento ou a revogação do consentimento pode afetar negativamente determinados recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o objetivo legítimo de permitir o uso de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou usuário, ou para o único objetivo de realizar a transmissão de uma comunicação por uma rede de comunicações eletrônicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o objetivo legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou o acesso que é usado exclusivamente com objetivos de estatística. O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins de estatísticas anônimas. Sem uma intimação, conformidade voluntária do seu provedor de serviços de internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou coletadas apenas com esse objetivo geralmente não podem ser usadas para identificar você.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário, para criar perfis de usuário para enviar publicidade, ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites com objetivos de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}
No Result
View All Result
  • Destaques
  • Cases
  • RP
  • Clipping
  • Empreendedorismo
  • Cursos
  • Entrevistas
  • Mercado
  • Opinião

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.