Sim, essa hashtag já existiu um dia. Coisa do Pedro Prochno, rapaz com quem tive a sorte de cruzar no inicio de 2013. Este é um dia importante para mim. Explico. Talvez a minha maior dificuldade nessa jornada de Todo Mundo Precisa de um RP foi encontrar pessoas com as quais eu me identificasse. Gente que acredite que uma mudança de postura é necessária. Profissionais e estudantes que tenham a vontade de mudar o mundo das Relações Públicas. Estar aqui, escrevendo no Relações é como encontrar uma casa com gente que tem as mesmas aspirações. Então, estou feliz! Simples assim.
O nosso mundo anda cheio de gente cinza. Cruzo com histórias e pessoas que no fundo não acreditam num futuro melhor para as Relações Públicas. E o que mais me assusta é que eles mesmo não se dão conta que são o futuro, presente e até mesmo passado. Piso em toalhas jogadas todos os dias. Olho para os outros mercados e vejo colegas indo buscar a sua realização em outras casas. Ok, entendo, talvez realmente seja mais fácil sair do que arrumar. Por algum motivo eu nunca foi muito fã das coisas fáceis e pelo visto este blog está cheio de gente assim.
Pode parecer um papo até meio de igreja, de seita, ou seja lá o que for, mas a verdade é que a gente precisa catequizar as pessoas e as instituições na doutrina RP. E esse processo todo começa assumindo: estamos muito mal enquanto categoria. Estamos há 100 anos no Brasil e a grande maioria das pessoas não sabe direito o que a gente faz. Ok, dito isso pergunto a vocês: o que podemos fazer para virar esse jogo? O que você, enquanto profissional de RP está fazendo para contribuir? Com que cabeça os estudantes tem saído das universidades? Pensem nisso.
Um grande abraço e obrigado a todos os autores do Relações por toparem unir forças com a Todo Mundo Precisa de um RP.
Guilherme Alf
Alf!
Bem vindo! Tenho certeza que a jornada, para todo mundo, vai ser incrível. Juntamos fazedores na Todo Mundo RP/Blogrelacoes, cada um em um nível, mas todos com o mesmo propósito!
Abraços
Pedro Prochno
Caro ALF! Você é o cara! Por que? Porque chegou há pouco tempo, sem vícios, sem bagagem pesada (aquelas malas sem alça que todos nós, da Geração X, carregamos) e NÃO ficou se lamentando como, infelizmente muitos que – impressionante, em pleno curso de RP! – só picham a área, tudo que veio antes e tudo que, acham, NÃO, NUNCA virá depois. Estão enganados. E deveriam mudar de área, ao invés de ser "insiders" dando para trás. Virá, sim, muita coisa boa – na exata medida de nossa semeadura de nossa crença (não hesite em falar em "catequese", porque é disto que se trata – o "marketing" foi catequizante por 5 décadas, desde o pós-guerra até agora, quando nem precisamos mais falar dele, porque ele está lá, em tudo). Como também estão em tudo, as Relações Públicas! Meu querido mestre, Manoel Maria de Vasconcellos (www.cpdcom.inf.br), vaticinou em sua tese sobre… marketing, escrita em 1976, que RRPP era SINÔNIMO de Comunicação Social: "Quando sabemos que na empresa moderna as operações são voltadas para a clientela, verificamos que toda a sua atividade envolve um constante problema de comunicação social, quer no sentido amplo, quer no sentido mais estrito do termo, traduzido na expressão relações públicas". No Observatório da Comunicação Institucional, entidade típica e específica de RP, também temos como visão "mudar a percepção sobre RP no Brasil". Conte conosco, no OCI, e conte comigo (no http://www.rrpp.com.br). Sua briga é boa, sua briga é a minha, sua briga é nossa. #TAMO_JUNTO!
Muito bom o seu texto! Depois de 5 anos de formada, consegui o meu primeiro emprego como Relações Públicas… Foi uma felicidade tremenda!!! Não desistir faz parte! Sonhar, acreditar e correr atrás é importantíssimo!!!
Infelizmente, é hora de abandonar o barco… Muito pesar, muita dor na alma! Mas não dá mais para viver de sonhos! É preciso agir como adulta, pagar contas! Infelizmente, o sonho acabou, a realidade bateu de frente e terei que sair fora da profissão que eu tanto acreditei, que eu tanto sonhei, que eu tanto expliquei.
Boa sorte!!! Muito sucesso!!! E que a nossa profissão possa ter o reconhecimento que merece! Que não seja preciso ficar explicando para o mundo o que fazemos e como fazemos!!! Por um mundo que valorize as Relações Públicas!!!
Hey, Aline! Desiste não! 🙂 Vamos conversar, o mercado tá cheio de oportunidades legais. às vezes é só ajustar as lentes dos óculos. Mesmo que estejas em outra área, se aproxima. Se tens assim tanto carinho por RP, seja o que for que fizeres, serás RP sempre. Não nos abandona, vem conosco! 😉 Abraço!
Alf, bem vindo ao nosso grupo e obrigada por trazer sua vitalidade e sua experiência do "Todo Mundo Precisa de um RP"! Vamos fazer os olhos dos nossos leitores brilharem com as RP! Beijão!