• Início
  • Autores
  • Expediente
No Result
View All Result
Blog RP
  • RP
  • Mercado
  • Cases
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • Opinião
  • Coberturas
  • Serviços
Blog RP
  • RP
  • Mercado
  • Cases
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • Opinião
  • Coberturas
  • Serviços
No Result
View All Result
Blog RP
No Result
View All Result
Home Opinião
Viral… blá-blá-blá, Whiskas sachê

Viral… blá-blá-blá, Whiskas sachê

Belle Silva by Belle Silva
15 de maio de 2014
in Opinião
3
19
SHARES
185
VIEWS
Compartilhe por WhatsAppCompartilhe no LinkedIn

A obsessão por um “viral” está, a cada dia, maior. Quando ouço alguém falando “vamos fazer um viral”, na minha cabeça o resto da frase já vira “blá-blá-blá, Whiskas sachê”.

“Pessoas comuns conseguem espalhar boas e más informações sobre marcas mais rapidamente que as pessoas de marketing.” – Ray Johnson

É claro que o nosso objetivo como profissionais de comunicação é sempre fazermos o melhor para que nossa campanha se dissemine pelos quatro cantos e seja um sucesso, mas raramente um viral é previsível.

Um “bom” exemplo, que aconteceu duas semanas atrás, é o #somostodosmacacos. Foi planejado, teve um megainvestimento, quase uma superprodução “viralística”. Se o objetivo era viralizar, certamente o objetivo foi atingido. Mas o que os criativos/planners da campanha não sabiam é que o termo e a execução seriam tão criticados.

Quem faz o viral são pessoas comuns, por isso as marcas precisam tomar cuido ao levantar uma bandeira ou ter um posicionamento sem ter um plano de comunicação estruturado. O objetivo não pode ser o viral; o objetivo tem que estar dentro da comunicação da empresa; o viral é um elemento de transporte da mensagem definida no planejamento.

E antes que eu me esqueça, se, por exemplo, você tem 50 mil reais de verba para divulgação e alcançar aproximadamente 400 mil visualizações ou curtidas, isso se chama mídia, e não viral – cuidado com os termos utilizados para os clientes, não banalize o mercado.

Pra finalizar, já faz um tempinho, mas, na minha opinião, esse curta que a Vivo fez em 2011 é um bom exemplo de viral. Confira aí e me diga o que você acha desse negócio de viral todo.

 

Tags: PublicidadeRelações Públicasviral
Previous Post

[evento] RP Manaus promove o “Espaço Aberto”

Next Post

Engajamento com público interno é tema de curso na Aberje

Belle Silva

Belle Silva

Consultora de Planejamento Digital; fundadora e editora do blog A Bordo da Comunicação. Monitora de sala na ESPM nos cursos de Redes Sociais e Inovação Digital e Planejamento Digital. Co-organizadora da Arena Virtual na Feira do Empreendedor Recife 2010 e 2012, e também da versão Arena Digital Pocket em 2011. Escreve sobre Inovação e tecnologia no blog Relações e também é Head of Strategy & Business Development da Blending Visions.

Next Post

Engajamento com público interno é tema de curso na Aberje

Profissionais de comunicação gerenciando sua autoimagem nas mídias sociais

Profissionais de comunicação gerenciando sua autoimagem nas mídias sociais

Vida de RP | Relações Governamentais

Vida de RP | Relações Governamentais

Comments 3

  1. matheusrferreira says:
    11 anos ago

    Perfeita observação, Belle. Me faz lembrar a briga que tive uma vez com uma agência em que trabalhava… rs.

    Responder
  2. Michel says:
    11 anos ago

    Exemplo de viral: Postagem do "retrato falado" de uma suposta sequestradora de crianças do Guarujá. Resultou no assassinato de uma mulher inocente. Pessoas espalham sem critérios…

    Responder
  3. Marcelo Bosso says:
    11 anos ago

    Excelente colocação.

    Acredito que depois do advento das mídias digitais, em que todo e qualquer usuário ganha papel de protagonista gerador de conteúdo, é imprevisível a construção de um conteúdo de caráter viral.

    Show de bola!

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *





O Blog RP é uma iniciativa da
Todo Mundo Precisa de Um RP.

Principais Categorias

  • Cases
  • Clipping
  • Coberturas
  • Cursos
  • Destaques
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • Mercado
  • Opinião
  • RP
  • Serviços
  • Início
  • Autores
  • Expediente

© 2022 RP - Todo Mundo Precisa de um RP TodoMundoRP.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Destaques
  • Cases
  • RP
  • Clipping
  • Empreendedorismo
  • Cursos
  • Entrevistas
  • Mercado
  • Opinião

© 2022 RP - Todo Mundo Precisa de um RP TodoMundoRP.