Estive lendo e conversando com um colega de trabalho sobre o pretargeting, interessante inovação para o mundo da comunicação digital. O pretargeting é uma evolução do retargeting, que lê o que você fez no passado, para te dar noticias ou indicar produtos que você já comprou ou se interessou (no passado), enquanto o pretargeting usa a tecnologia do presente para o futuro.
O que supostamente fizermos agora, o pretargeting, através de diversas informações e comparação de dados vai propor o que queremos no futuro. Uma grande tendência de que essa tecnologia saber o que nós queremos, antes de passar pela nossa cabeça.
Um exemplo bem fácil para entender o pretargeting é uma procura por cafés, se eu curtir diversos posts sobre café, acessar sites para saber sabores de café, procurar por cafeterias renomadas e comprar acessórios para implementar meu café. O pretargeting vai me mostrar viagens para Colômbia, onde tem um dos melhores cafés do mundo. Se eu for realmente apaixonada, planejarei as minhas férias para Colômbia apreciar um bom café. Já pensou. Huuum!
Outros recursos que usam o pretargeting são os assistentes pessoais: Cortana, Siri, Google Now e Tina – vc pode ver a diferença dos aplicativos aqui.
O serviço de avisa tudo, faz praticamente tudo por vocês, quanto tempo você precisa sair antes da sua reunião, quanto tempo você tem de uma atividade para outra, quanto tempo você tem para dormir, te mostra os tipos de restaurantes que você gosta de ir e estão perto de você, realmente prevê o futuro, para agilizar o seu presente.
Fica aqui uma “provocação” da Microsoft para a Apple, falando da baixa qualidade do seu recurso de pretargeting:
http://youtu.be/w0pjD4qpIpg
Agora cabe a nós, pensarmos um pouco nas novas estratégias de marketing e sempre facilitar a ajuda do seu target.
Um exemplo bacana de protargeting é o Google Now. Há toda a discussão acerca da privacidade do usuário, mas eu penso que os benefícios são maiores. Gosto desse conforto de saber que "preciso sair agora" (como o Google Now avisa) pra não perder o voo. E ele faz análise do transito e dos principais meios de transporte que uso.
Há alguns meses também conheci uma startup na qual o foco é identificar o usuário desde o momento que ele entra na loja e possa fazer uma análise do que ele busca e deseja, para oferecer ofertas pra ele. Isso é como um Google Now em ambiente fisico real.
É o futuro. Mas ainda vamos falar muito sobre a privacidade.