• Início
  • Autores
  • Expediente
No Result
View All Result
Blog RP
  • RP
  • Mercado
  • Cases
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • Opinião
  • Coberturas
  • Serviços
Blog RP
  • RP
  • Mercado
  • Cases
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • Opinião
  • Coberturas
  • Serviços
No Result
View All Result
Blog RP
No Result
View All Result
Home Opinião
Relações Públicas e o mercado de trabalho: Cabo de guerra

Relações Públicas e o mercado de trabalho: Cabo de guerra

Convidados RP by Convidados RP
27 de junho de 2016
in Opinião
0
8
VIEWS
Compartilhe por WhatsAppCompartilhe no LinkedIn

Este post foi escrito por Samyr Paz. Participe você também do #Blogrelacoes, veja como aqui!

  • Parte 1: Resultados da pesquisa
  • Parte 2: Como vai você?
  • Parte 3: Mitos e verdades

A crítica ao Sistema CONFERP, composto pelos Conrerps (regionais) e pelo Conferp (Federal), foi ferrenha. Não se obteve se quer uma opinião positiva em relação ao Conselho. A maioria reclama da falta de representividade do órgão. Reflete-se este fato nos 80% não registrados no CONRERP.

“Vejo um monte de Jornalistas ocupando funções de RP e nosso conselho nada faz.”

“Temos um conselho que não nos defende mediante pseudo profissionais, o que desqualifica ainda mais a profissão.”

“O CONFERP deveria fiscalizar mais as ações dos regionais.”

Cabem algumas considerações quanto a estas opiniões: existe uma falta de informação quanto a atuação e responsabilidades do Conselho. O descontentamento com o Conselho é muitas vezes em função do valor recolhido anualmente. Porém, é preciso dizer que nunca foi a missão do sistema Conferp divulgar amplamente o que faz um relações públicas e conseguir colocação no mercado para tais. O Conselho existe para fiscalizar e regular a profissão. Para isso, ele vive de recursos (financeiros e pessoais). É exigente demais pedir um Conselho ativo se não oferecemos os recursos para isso.

Este é um conflito antigo e só vai diminuir quando os dois lados aceitarem o diálogo e a aproximação. Já existem iniciativas para isso. Tanto profissionais quanto o Conselho necessitam conviver de mãos dadas, pois é uma relação simbiótica. As críticas são válidas? Sem dúvidas. Mas enquanto o cabo de guerra continuar, nada se resolve.

Nesta mesma linha, muitas opiniões pregaram a união dos relações públicas como um trunfo para o crescimento. Alguns até consideraram a união dos profissionais como uma necessidade. Recordo aqui o questionamento sobre quem é o vilão da falta de reconhecimento. Segundo essas opiniões seria o próprio relações públicas, o responsável tanto pelas mazelas quanto pela bonança.

“É melhor saber se os relações públicas tem garra para entrar no mercado independente do nome na carteira e lutar para mostrar o que um RP pode fazer como diferencial em uma empresa.”

Essa opinião é sem dúvidas motivadora. A questão seria realmente “como vai o mercado”? Talvez seria melhor reformular. O relações públicas, como classe e como profissional, tem a capacidade de agarrar seu espaço. Cabe a todos contribuírem para ampliar a reputação como profissionais competentes e necessários.

“O mercado existe, as possibilidades existem, as vagas também. Vai de cada profissional atualizar-se, qualificar-se e encontrar o seu lugar nesse mercado, o profissional tem que ir atrás e pegar sua fatia do bolo.”

“Para melhorar o mercado, antes é preciso melhorar os profissionais. Quem sai da mesmice, do rotineiro, percebe as oportunidades e necessidades latentes do mercado.”

Portanto, cabe ao profissional se responsabilizar pelo mercado e não apenas esperar uma resposta de forma passiva. E essa responsabilidade deve ser como indivíduos e em grupo.

Para finalizar, resume-se aqui os principais pontos encontrados nas respostas abertas:

  • Otimismo em relação ao futuro da profissão e do mercado;
  • Necessidade de qualificação constante para conquistar as melhores oportunidades;
  • Olhar as vagas de emprego nas entrelinhas, pois a maioria não descreve no título: relações públicas;
  • Especialização ou versatilidade?
  • Melhorar a representatividade de classe;
  • Assumir a responsabilidade das condições do mercado.

O que você achou da pesquisa? Concorda? Discorda? Venha debater com a gente nos comentários.

Partes anteriores da pesquisa:

  • Parte 1: Resultados quantitativos
  • Parte 2: Como vai você?
  • Parte 3: Mitos e verdades

Mensagem do autor da pesquisa: obrigado a todos os relações públicas que contribuíram para esta pesquisa e a todos que acompanharam a publicação destes resultados. Um agradecimento especial aos parceiros e apoiadores Pedro Prochno, Amanda Mayumi, Vanessa Cabral Gomes, Rose Barcellos, Florilson Santana e aos outros tantos apoiadores. Realizar esta pesquisa foi gratificante e tenho a esperança de ter contribuído, mesmo que pouco, ao nosso mercado profissional.

[divider_flat]

Samyr Paz é Relações Públicas formado pelo Centro Universitário Univates. Apaixonado por tecnologia, comunicação e por qualquer assunto que envolva relações públicas. Escreve sobre o tema em medium.com/@samyr.

[divider_flat]

 

Clique para ampliar
Tags: Relações Públicas
Previous Post

Calendário de cursos da Aberje para setembro – confira!

Next Post

Inscrições para Curso Internacional de Comunicação Interna da Aberje se encerram dia 01/09

Convidados RP

Convidados RP

Convidado Relações Públicas. Este post foi escrito por um convidado do #Blogrelacoes e as informações e opiniões aqui contidas não necessariamente condizem com as dos autores do Blog. Para saber mais sobre o autor do texto consulte o final do post.

Next Post

Inscrições para Curso Internacional de Comunicação Interna da Aberje se encerram dia 01/09

Música de marca no ambiente digital: tendência?

Música de marca no ambiente digital: tendência?

[guest post] Os desafios de uma Relações Públicas

[guest post] Os desafios de uma Relações Públicas

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *





O Blog RP é uma iniciativa da
Todo Mundo Precisa de Um RP.

Principais Categorias

  • 1
  • Ai News
  • articles
  • Bookkeeping
  • Cases
  • Casino
  • Clipping
  • Coberturas
  • Cursos
  • Destaques
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • gambling
  • Mercado
  • News
  • Opinião
  • RP
  • Serviços
  • slots
  • Software development
  • stories
  • Финтех
  • Início
  • Autores
  • Expediente

© 2022 RP - Todo Mundo Precisa de um RP TodoMundoRP.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Destaques
  • Cases
  • RP
  • Clipping
  • Empreendedorismo
  • Cursos
  • Entrevistas
  • Mercado
  • Opinião

© 2022 RP - Todo Mundo Precisa de um RP TodoMundoRP.