Por Kátia Mendes Barros*
Profissionais e estudantes de Relações Públicas adquirem uma grande bagagem de conhecimentos na formação acadêmica no que se refere ao planejamento da comunicação nos ambientes corporativos.
Mas, ao sabermos da amplitude de atividades e funções que este profissional executa porque as instituições de ensino restringem o campo deste profissional, majoritariamente, ao âmbito organizacional?
Somos profissionais que temos a missão principal de promover a boa imagem no mercado, não é mesmo? Desta forma, não vejo profissional mais habilitado para planejar a comunicação de quem mais necessita de gestão da imagem: as pessoas públicas.
Artistas, celebridades, esportistas, políticos, estes que trabalham exclusivamente na promoção da sua imagem no mercado para se tornarem reconhecidos na profissão e que seu trabalho seja cada vez mais requisitado e duradouro.
Além disso, a cultura é uma área bastante promissora para o relações-públicas pois necessita constantemente da elaboração e execução de bons projetos e as empresas públicas e privadas já perceberam a importância de destinar recursos financeiros para realizar o chamado “marketing cultural”.
Organização e planejamento de shows, espetáculos de dança, teatro, cinema, consultoria, assessoria, agenciamento e produção artística, um leque prazeroso de oportunidades à espera do seu talento!
*Kátia Mendes Barros é bacharel em Relações Públicas e técnica em Turismo. Atua na organização e produção de eventos corporativos, culturais, shows musicais e na assessoria de artistas, além de realizar consultoria com foco no planejamento da comunicação e imagem de empresas e pessoas públicas. Recebeu a primeira colocação em sua categoria, no 31º Prêmio da Associação Brasileira de Relações Públicas de São Paulo (ABRP-SP), em 2013, com a monografia: As Relações Públicas e suas interfaces na gestão da imagem artística. É autora do livro “A imagem artística sob o olhar das relações públicas” com o prefácio da Profª Margarida Kunsch.