Manter o engajamento dos leitores em um veículo de comunicação é um desafio tremendo para os editores. Eles precisam conhecer muito bem seu público e o conteúdo que interessa à eles, se a informação é atraente, relevante e de alta qualidade para que estes leitores se mantenham interessados no seu canal de comunicação. Editores têm de ser especialistas nas personas que consomem seus conteúdos.
Saiba mais sobre o que é quem são personas.
Para definir o que entra e o que não entra em pauta é preciso manter o foco nas personas e estar sempre atento ao universo que cerca a realidade delas, saber o que motiva elas a buscar pelo conteúdo. Para ser o mais assertivo possível, os editores estabelecem uma série de critérios e processos de trabalho para levarem aos seus consumidores (leitores, espectadores, ouvintes ou seguidores) um bom conteúdo.
Para que compreenda um pouco melhor como eles pensam, separamos alguns desafios que os editores enfrentam diariamente, assim você poderá entender seus critérios, colocar-se no lugar dele e pensar como ele receberia sua sugestão de pauta mesmo antes de você fazer o envio:
- Recebem dezenas de artigos e sugestões de conteúdo a cada dia. Editores recebem e analisam dezenas (ou centenas!) de emails com artigos e sugestões de pauta todos os dias. E se não receberem o conteúdo atraente, relevante e de alta qualidade, se concentrarão em peneirar e priorizar os inúmeros emails que estão recebendo de follow-up.
DICA: acompanhe a abertura dos seus emails enviados usando serviços de disparo. Veja mais no texto Usando sistemas de email marketing para facilitar o follow up com a imprensa
- Produzem e buscam conteúdo original. Além de receber diversas sugestões de conteúdo, muitos editores de publicações escrevem seu próprio material. Principalmente quando falamos de colunistas, articulistas e geradores de conteúdo especiais. Estão sempre em busca de fatos novos, por isso é importante saber se o jornalista ou editoria que você fará o contato trabalha apenas com exclusividade de pauta ou não.
- Gerenciam pessoas. Para cumprir com um prazo tão apertado, muitas vezes dependem de como gerenciam suas equipes para que possam ajudá-los a produzir, editar e revisar o conteúdo em tempo hábil. Provavelmente eles não terão tempo de retornar seu e-mail ou ligação, a não ser que seu conteúdo seja realmente relevante para a pauta do veículo.
Para organizar e coordenar a quantidade de conteúdo de colaboradores fontes, jornalistas e editores, os gestores de conteúdo desenvolvem e mantém um calendário editorial com prazos rigorosos. Conheça as datas de fechamento de pauta dos veículos para poder trabalhar melhor a divulgação do seu conteúdo.
DICA: conheça os calendários dos veículos com os quais mais se relaciona. Utilize o calendário RP para assinalar datas importantes. Baixe aqui!
- Network. O CEO de uma empresa viaja para participar de encontros, eventos, reuniões e atende parceiros ou clientes. Alguns influenciadores são verdadeiros networkers ativos à procura de oportunidades de conteúdo, personagens, histórias para publicarem em seus veículos, conquistarem mais audiência e relevância editorial.
Claro que fatores como tamanho, perfil, linha editorial e tipo de meio variam e, com isso, algumas dessas iniciativas não estão em seu dia a dia. Mas se você quiser estabelecer uma boa relação e contribuir com a imprensa, deve compreender a realidade das responsabilidades de um influenciador e identificar onde o seu conteúdo se encaixa.
Agora que você já sabe alguns dos desafios que os editores de veículos de comunicação enfrentam, fica mais fácil planejar a sua pauta. Não envie conteúdo apenas por enviar a um jornalista ou você será considerado um assessor “spam”. Compartilhe conteúdo de valor.