O canvas da comunicação é uma ferramenta que tem como objetivo ajudar os profissionais a trabalhar melhor com os seus públicos, conectando propósito com resultado.
Ele é fruto de um trabalho que venho desenvolvendo desde 2012, quando comecei a estudar técnicas contemporâneas de marketing e tecnologia, como os métodos ágeis e o inbound marketing.
De lá para cá, após dominar os conceitos de um marketing que prega a atração, me recusei a usá-lo apenas para instrumentalizar a venda. Inbound é estratégia de relacionamento, por isso na minha forma de fazê-lo chamo de inbound PR.
Leia também: Inbound não é ebook.
Planejar a comunicação é, por si, um processo ágil e que muda rapidamente. Não precisa ter páginas e páginas de detalhamento e não é isso que vai determinar a sua eficiência. A eficiência é determinada pela reflexão em cima das questões que um planejamento visa resolver ou encaminhar.
Inspirado na metodologia Lean, o Canvas da Comunicação surge para dar agilidade ao processo de construção do planejamento. Não se trata de um substituto do planejamento, mas sim de um aliado.
Canvas da comunicação: o novo processo começa no emissor.
A vida toda aprendemos e trabalhamos com a comunicação no seguinte fluxo:
emissor -> mensagem -> receptor
Porém, com o uso de ferramentas de busca como principal mídia para encontrarmos tudo, de informação a casas para comprar, esse fluxo se inverteu. Assim, no canvas da comunicação, convencionei dizer que este processo inicia no receptor. Ou seja, as personas orientam qual mensagem ou comportamento ditará o conteúdo produzido pelas marcas.
Embora praticamente não haja negócio que tenha começado sem criar o seu canvas – e já existe canvas para praticamente tudo! – ainda não tinha visto um para o processo de comunicação focado nas personas e, por isso, resolvi que era hora de refletir sobre ele.
Fique à vontade para baixar, experimentar e se tiver dúvidas sobre como usar, entre em contato!

Quer saber mais? Participe de uma aula gratuita da RP School no dia 22/09 sobre o Canvas da Comunicação. Inscreva-se aqui. As vagas são limitadas!