Fiz um exercício no final de 2016 para indicar algumas tendências de mídias sociais para 2017 para o e-book “O que será tendência em digital e social media”, do pessoal do QSSM. O livro completo pode ser baixado aqui.
Dentre o que pensei, destaco:
- Os bots! Por meio desse recurso, é possível que um usuário faça perguntas e o robô as responda por meio do Messenger do Facebook ou pelos assistentes virtuais dos nossos smartphones. Notem como isso muda o modelo de atendimento e relacionamento das marcas com seus usuários…Por meio dos bots, já é possível pedir pizza, ouvir música, aprender inglês…
- RELACIONAMENTO. Em algum momento, eu já havia dito o quanto relacionar-se é o “novo pretinho básico”. Vão se dar bem as marcas que conseguirem se relacionar com seus usuários via mídias sociais. Mais ainda, quem conseguir equacionar a relação MARCA-INFLUENCIADOR-AUDIÊNCIA também conseguirá ter êxito em suas ações de relacionamento.
- Os vídeos curtos, conteúdos efêmeros e o contexto tendem a continuar a fazer sucesso. Entender o contexto e trazê-lo para o conteúdo das marcas faz todo sentido para o usuário e gera possibilidades de replicação e viralização. Ou seja, memes, gifs e o famoso real time marketing vão estar na esteira das organizações em 2017.
- Os algoritmos, sem sombra de dúvidas! Eles filtram, selecionam, escolhem o conteúdo das nossas timelines mídias sociais afora.
Será que acertei? Final desse ano a gente revê! 😉
Para baixar o e-book “O que será tendência em digital e social media”, clique aqui.
—
Que tal saber mais sobre Mídias Sociais com quem é mestre no assunto e uma das profissionais mais admiradas do mercado brasileiro? Conheça e se inscreva do curso RP Digitais, da RP School! Nele, a Carol Terra ensina as práticas e as estratégias das Relações Públicas no ambiente digital. Assista ao vídeo teaser e inscreva-se com 15% de desconto usando o promocode Carol. 🙂
https://vimeo.com/165312821