Os meios de comunicação se transformam muito rápido e isso não é novidade para você. Mas o ponto da nossa conversa aqui será: como você enxerga essas transformações e quais têm sido suas estratégias de adaptação ao cenário atual para se comunicar de forma eficiente?
Do rádio para a TV, da TV para a internet ou não necessariamente nessa ordem. Percebemos que essas mudanças impactam mais para as empresas que precisam amplificar a imagem dos seus produtos e serviços, do que para quem recebe conteúdo.
É bem provável que você faça ações on e offline, separadamente, não é mesmo? Se sua empresa é de pequeno porte, seus investimentos são majoritariamente para mídia on-line, em função do custo benefício.
Você já parou para pensar que quando você foca suas ações no on-line, outra parte do seu público pode não receber a sua comunicação, e vice-versa? Mesmo tomando como base as tendências de comunicação, porque ainda muitas empresas não têm alto retorno em publicidade?
Para aprender mais sobre comunicação all-line e como essa estratégia pode melhorar a saúde do seu negócio, continue lendo esse artigo e coloque em prática 4 dicas infalíveis.
Comunicação all-line: investimento em performance
Com o boom da internet e das redes sociais digitais, a exposição das marcas cresceu assustadoramente, fazendo com que as empresas passassem a marcar presença no virtual para se relacionar com um número cada vez maior de pessoas conectadas.
A preocupação de como a imagem organizacional é percebida pelos consumidores fez com que parte dos investimentos em publicidade fossem revertidos para estratégias de relacionamento e gestão de reputação on-line. Isso não quer dizer que a publicidade perdeu sua importância, muito pelo contrário.
As ferramentas de comunicação são complementares e não excludentes. O que acontece é uma transformação de como essas ferramentas são utilizadas no dia a dia de uma empresa. Para a comunicação all-line, as quatro mídias precisam funcionar de forma sincronizada – mídia própria, espontânea, paga e social. A comunicação all line, as quatro mídias e todos os temas descritos neste post fazem parte da metodologia para gerenciar a comunicação, chamada Inbound PR ou Comunicação Sincronizada, idealizada pela RP Ariane Feijó.
O start para definir uma estratégia sincronizada se dá ao estudar todas as mídias e como suas personas as consomem. Você deve ter sempre em mente quem são as suas personas para definir onde o seu conteúdo deve estar, logo, você precisa capturar a atenção dessas pessoas pela relevância da informação que sua empresa oferece.
4 dicas para fazer da sua comunicação all-line
Para fazer uma estratégia de sucesso all-line, selecionamos 4 dicas práticas para você aplicar em sua empresa:
1. Conheça sua persona
Esqueça o público alvo e fale com personas. Mais do que saber quem consome seu produto ou serviço, você precisa entender como essas pessoas se comportam: quais as dores e desejos? O que é ou não importante para eles? Em outro conteúdo a Ariane Feijó te conta mais sobre a origem e importância das personas.
2. Trabalhe por um propósito
O propósito da marca deve estar alinhado com o planejamento estratégico criado lá atrás. Lembra da missão, visão e valores? Pois bem. A razão pela qual uma empresa existe deve ser relembrada todos os dias, para a definição dos próximos passos.
3. Aprenda a usar mensagens-chave
Definidos os objetivos, você precisa saber quais são os indicadores utilizados para promover e mensurar sua comunicação. Saiba a realidade da sua persona e desenvolva uma identidade verbal que interaja com essas pessoas.
4. Crie patrimônio digital
Antes de consumir qualquer produto ou serviço, as pessoas buscam por indicações para validar qualidade. Seja com amigos ou no Google, quando se tem referência de algo, esse bem passa a ter mais valor.
Nesse sentido, muitas pessoas vão para a internet querendo tirar dúvidas, buscando informação relevante. E aqui é um ponto importante: o que sua empresa tem compartilhado? Gere conteúdo como mídia própria e faça a divulgação adequada para cada veículo. Crie seu patrimônio digital, falando a língua da sua persona, para garantir autoridade on-line e se destacar nos buscadores.
Sincronize a sua comunicação
A era all-line veio para ficar e as empresas que se atentarem para isso, terão reputação consolidada, bem como uma excelente projeção da imagem organizacional. Mais do que integrar, é preciso sincronizar as 4 mídias para que elas entreguem resultados acima da média. A comunicação sincronizada une ferramentas para proporcionar uma experiência personalizada de marca.
Neste conteúdo você aprendeu que, para fazer comunicação all-line, é indispensável conhecer a fundo sua persona, trabalhar por um propósito sob uma perspectiva estratégica para, então, gerar conteúdo e, consequentemente, reputação de marca.
“O marketing e a comunicação precisam ir onde a persona está, e a persona está all-line.” Ariane Feijó.
Depois de colocar essa estratégia em prática, esqueça o all-line, pois você estará de fato fazendo uma comunicação WOWline.