• Início
  • Autores
  • Expediente
No Result
View All Result
Blog RP
  • RP
  • Mercado
  • Cases
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • Opinião
  • Coberturas
  • Serviços
Blog RP
  • RP
  • Mercado
  • Cases
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • Opinião
  • Coberturas
  • Serviços
No Result
View All Result
Blog RP
No Result
View All Result
Home Destaques
Construção e gestão de reputação digital: quem é o RP na fila do pão?

Construção e gestão de reputação digital: quem é o RP na fila do pão?

Carol Terra by Carol Terra
12 de abril de 2017
in Destaques, Opinião
0
9
VIEWS
Compartilhe por WhatsAppCompartilhe no LinkedIn

Os casos José Mayer e Marcos/BBB17

Faz parte das competências de um profissional de RP construir e gerir reputações, marcas e relacionamentos que sejam sólidos, consistentes, duradouros e, sobretudo, positivos aos olhos de suas audiências de interesse e da opinião pública.

Está dentro do nosso escopo de atividades traçar as melhores estratégias para que uma organização (ou personalidade/celebridade), ou suas marcas, produtos e serviços consigam ter visibilidade e relacionamentos efetivos junto aos públicos de interesse. E isso INDEPENDE do meio. Pode ser no on, no off ou como diz @ArianeFeijo, no ALL-line.

Nosso papel é analisar o contexto e a situação, em que meios estão nossas audiências, e estabelecer relações positivas sejam elas no ambiente digital, fora dele ou em ambos os meios.

Casos recentes e que ganharam repercussão midiática demandaram estratégias de RP da emissora Globo dias atrás. O primeiro episódio envolveu uma denúncia de assédio sexual contra o ator José Mayer. A acusação exigiu que todas as partes envolvidas se expusessem e se justificassem.

Assim, vieram posicionamentos, primeiro, da vítima; depois do agressor (sob a forma de pedido de desculpas) e ainda da própria emissora que teve que aplicar ainda um tom de repúdio e de não concordância com o caso. Do contrário, a opinião pública (tanto das redes, quanto fora delas) iria massacrar e questionar a emissora se não tivessem escolhido um lado.

Outro caso “fresquinho” foi a expulsão do participante do programa Big Brother Brasil, Marcos, sob acusação de relacionamento abusivo com outra participante. Com ações de intimidação física e moral, o público, as redes  e a imprensa pressionaram de modo que a direção do programa não teve outra escolha se não expulsá-lo.

O caso ainda foi parar sob a forma de nota de repúdio nas falas dos apresentadores do Jornal Nacional, Renata Vasconcellos e William Bonner.

Foram duas ações de gestão da reputação – por parte da Globo – que acabaram por implicar no digital por ser um meio de rápida repercussão e um verdadeiro termômetro do sentimento das pessoas em relação aos casos. A emissora se viu obrigada a usar seus meios – de enorme audiência e visibilidade – para marcar seu discurso, pedir desculpas e posicionar-se.

Assim, minha gente, respondendo à pergunta inicial: quem é o RP na fila do pão da reputação digital? É um dos profissionais mais capacitados a gerir situações do tipo, a arquitetar soluções de harmonização, relacionamento e visibilidade entre uma organização, instituição, personalidade e seus públicos de interesse.

E quem são os públicos de interesse nos dias de hoje? Praticamente todo mundo! E todo mundo precisa de um RP! 😉

Tags: reputação digital
Previous Post

Influenciador digital e a mídia espontânea

Next Post

Cannes 2017: quem são os jurados brasileiros?

Carol Terra

Carol Terra

Carolina Terra é doutora e mestre em Interfaces Sociais da Comunicação, ambas pela Escola de Comunicações e Artes da USP. É pesquisadora, consultora e professora de Mídias Sociais e Comunicação Organizacional, atuando como docente na Fecap, FAAP, Belas Artes e ECA-USP. É autora do livro Blogs Corporativos (Difusão Editora) e editora do blog RPalavreando.

Next Post
Cannes 2017: quem são os jurados brasileiros?

Cannes 2017: quem são os jurados brasileiros?

Todas as habilidades que você precisa para ser um RP acima da média (+ certificações que valem a pena!)

Todas as habilidades que você precisa para ser um RP acima da média (+ certificações que valem a pena!)

Branding: aprenda a gerar mais resultados

Branding: aprenda a gerar mais resultados

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *





O Blog RP é uma iniciativa da
Todo Mundo Precisa de Um RP.

Principais Categorias

  • Cases
  • Clipping
  • Coberturas
  • Cursos
  • Destaques
  • Empreendedorismo
  • Entrevistas
  • Mercado
  • Opinião
  • RP
  • Serviços
  • Início
  • Autores
  • Expediente

© 2022 RP - Todo Mundo Precisa de um RP TodoMundoRP.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Destaques
  • Cases
  • RP
  • Clipping
  • Empreendedorismo
  • Cursos
  • Entrevistas
  • Mercado
  • Opinião

© 2022 RP - Todo Mundo Precisa de um RP TodoMundoRP.